in

Suka Figueiredo lança álbum no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

“AfroLatina” é o novo EP da multi-instrumentalista

Foto: Rafael Penna

Esta segunda-feira, 25 de julho, é marcado como o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para celebrar a data, a saxofonista, compositora e produtora musical Suka Figueiredo lança seu novo álbum, “AfroLatina”. Confira a seguir:

Suka Figueiredo lança álbum em data especial

A data comemorativa de hoje (25) completa 20 anos, e reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista e machista. Sendo assim, “AfroLatina”, de Suka Figueiredo, representa a conquista de uma mulher negra dentro da música instrumental brasileira – um espaço dominado por homens brancos – marcando a história e servindo de referência para as jovens instrumentistas que estão surgindo.

“Minha música é minha identidade enquanto mulher negra e latino-americana em constante construção”, declara a artista. “O disco foi feito com muita entrega, num período delicado de enfrentamento à pandemia. Encerro um primeiro ciclo de aprendizado e reflexões sobre mim e sobre meus lugares de pertencimento sendo uma mulher brasileira, mas que olha para a América Latina num movimento agregador de autoconhecimento”, reflete Figueiredo.

O disco contempla cinco faixas, quatro delas arranjadas pelo trombonista Joabe Reis. “Venho construindo uma relação muito bacana em parceria com Joabe, que de maneira sempre muito sensível recebe minhas melodias e ideias para traduzir em arranjos de metais”, conta.

A faixa-título do álbum ganhará um visualizer no dia 26. Na proposta audiovisual, Suka convida o público a experienciar uma viagem interior com imagens que provocam o encontro do nosso íntimo, nos espaços sagrados da imaginação, criação e pertencimento. Dirigido pela própria Suka, ao lado de Rafael Penna e Rafael Acerbi, o visualizer conta com efeitos psicodélicos, glitchs e paisagens surrealistas.

“AfroLatina” é um marco temporal e territorial, trazendo à tona toda a potência criativa e a carga política de Suka Figueiredo. A multi-instrumentalista iniciou sua trajetória em 2015, quando deixou a carreira de funcionária pública, e já esteve em grandes palcos do país.

Sua próxima apresentação será no dia 28 de julho, no Centro Cultural Olido, às 19h. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *