in ,

Review: Ellie Goulding recalcula rota e explora autêntico pop com impessoal “Higher Than Heaven”

Quinto álbum de estúdio da veterana bebe na fonte das pistas de dança da década de 1980 e foca no mainstream

Demorou, adiou, mas saiu: já está disponível, em todas as plataformas de streaming, “Higher Than Heaven“, quinto álbum de estúdio de Ellie Goulding. O novo projeto, lançado na última sexta-feira (07/04), chega com dezesseis faixas e um mergulho pop dançante, algumas experimentações e potência para arrebatar a atenção dos charts

“Eu sou muito fã de músicas que te impactam. E com essas eu queria alcançar as pessoas em algum nível”, contou Ellie Goulding durante sessão de perguntas e respostas com jornalistas que o Tracklist participou, e acrescentou: “Eu gosto de fazer músicas que as pessoas possam se identificar, mas que também possam curtir a vida e se desligar.”

Foto: Divulgação

Leia também: “Coachella 2023: datas, line-up, como assistir e mais

Faixa a faixa: Para Ellie Goulding, céu não é o limite em “Higher Than Heaven”

Com quase 15 anos de carreira e uma trajetória de grandes hits, Ellie Goulding não deixou a régua cair com “Higher Than Heaven”. O trabalho, aliás, é uma rota recalculada para algo menos pessoal. A proposta, de acordo com ela, era um projeto pop record, que reúne experimentações e o estilo próprio na medida certa. “Esse é o meu álbum mais honesto”, garantiu a artista. 

A open trackMidnight Dreams” já traz um bassline forte e sintetizadores da década de 1980, década que, de acordo com Goulding, serviu de inspiração para o projeto. A faixa é seguida por “Cure For Love“, outro smash pop com dancing vibes que potencializa a voz doce porém igualmente poderosa de Ellie Goulding. “Eu amo a ideia de fazer as pessoas se sentirem bem por não precisarem de ninguém”, defendeu Ellie sobre a composição. E se a proposta era beber na fonte dos anos de 1980, “By The End Of The Night” é, definitivamente, a demonstração perfeita. A música é uma balada com energia “glittery” e nos teletransporta para as pistas de dança dominadas pelo disco e dance music da época.

O singleLike a Saviour“, lançado em fevereiro deste ano, baixa a energia levantada pela tríade de abertura, e “Life Goes On” chega como uma faixa mais introspectiva muito parecida com os trabalhos anteriores da artista. O hitEasy Lover“, outro single e feat com Big Sean, divulgado em julho de 2022, ganha espaço na metade do disco e introduz a self-titled, que falha, sobretudo em melodia, em atender à potência que se esperava em um conceito tão bom como o trabalhado no projeto, e acaba ficando perdida antes do smash hitLet It Die”.

Foto: Divulgação

Waiting For It” e “Just For You” retomam as experimentações de Goulding em uma composição mais sensual na primeira e romântica na segunda, mas antecedem a esquecível “How Long“. Apesar disso, “Temptation” devolve a energia para o álbum com mais pop dancing, que harmoniza bem com a passional “Intuition” — que, inclusive, tem uma das melhores pontes do álbum.

O grand finale fica por conta de um trio potente. “Tastes Like You” chega para os corações partidos que gostam de sofrer na pista de dança. Ela é seguida pelo último single divulgado, “Better Man“, que à exceção da impessoalidade trabalhada até agora, carrega uma mensagem forte de empoderamento em um contexto mais dark que o do início do disco, com um range mais forte e um bassline mais grave. Apesar disso, o fechamento é com a electronic-popAll By Myself“, feat com o brasileiro Alok e o DJ Sigala, que traz um sample de “Enjoy the Silence“, do Depeche Mode

“Higher Than Heaven” é um trabalho potente e que não economiza em referências de pop dancing, mas as texturas passam a ser previsíveis e a singular voz de Ellie fica, em muitas partes, em segundo plano, além de faixas que ficam perdidas dentro de um conceito atraente e visualmente incrível. Ellie queria, de fato, ir contra a maré de artistas que trouxeram projetos mais pessoais no contexto de pós-pandemia. Para ela, a ideia não era trazer uma reflexão profunda em composições autobiográficas, mas um trabalho leve, divertido, hipnotizante e que viajasse, sem compromisso semântico, pelas emoções — da paixão ao coração partido e amor próprio. E se, para ela, isso significa não ver o céu como limite, definitivamente “Higher Than Heaven”, foi um acerto para a sua carreira.

Nota: 8,5/10

Quer ficar por dentro do lançamento dos seus artistas favoritas? Siga o Tracklist no Twitter e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *