in , ,

Eleições 2022: O que pode e o que não pode fazer no dia da eleição

Justiça Eleitoral esclarece as principais dúvidas dos eleitores para o grande dia.

Banner eleições 2022

Para registrar seu voto no próximo domingo, 02 de outubro, é necessário seguir a legislação vigente, ou seja, as regras. Por isso, preparamos um material com o que você pode e não pode fazer no dia das eleições. Desde levar o celular para a cabine, até votar de bermuda e chinelo, tiramos todas as dúvidas recorrentes para o grande dia.

O que você pode e não pode fazer no dia da eleição

Em um cenário tão polarizado como o que vemos atualmente é importante ressaltar a proibição de manifestações de maneira coletiva, com roupas padronizadas e canticos para determinado candidato. A manifestação silenciosa, porém, é permitida, como o uso de camisetas, broches ou outros adereços. 

Os mesários são proibidos de se manifestarem das duas formas. São proibidos também a tirarem dúvidas dos eleitores em relação aos candidatos. Apenas em relação ao uso da urna eletrônica é que eles podem auxiliar. É expressamente proibido o uso de celular na cabine de votação, ou qualquer outro periférico que possa interferir no sigilo do processo de votação.

Leia também: Eleições 2022: quais cargos serão votados e como serão eleitos?

Agência Brasil

No dia da eleição também é vedada toda e qualquer forma de boca de urna, distribuição de brindes para determinado candidato e panfletos. O eleitor que quiser levar a sua cola com os números de todos os candidatos está autorizado a o fazer. 

Em relação a vestimenta, é permitida a entrada para a votação utilizando bermuda e chinelo. As únicas restrições em relação ao assunto são nos casos de trajes de banho, sunga, biquini ou sem camisa, estes são terminantemente vedados. 

O porte de armas, mesmo que legal, a 100m do local de votação é proibido. Apenas os guardas convocados para trabalhar no local de votação e com autorização prévia é que poderão ter o porte de armas liberado. 

Para mais informações, visite o site da Justiça Eleitoral.

Leia também: Eleições 2022: o que é o e-Título

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *