in , ,

Eleições 2022: o que levar no dia da votação

Confira quais são os documentos permitidos no momento do voto

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O momento de ir às urnas para eleger presidente, governador, senador, deputados federal e estadual está chegando. Neste domingo, dia 2 de outubro, os brasileiros participam do primeiro turno das Eleições 2022, e é importante lembrar o que levar e o que deixar em casa no dia da votação.

Em todo o país, a votação acontece seguindo o horário de Brasília, das 8h às 17h. Pela primeira vez existirá a unificação do horário de votação, o que significa que as regiões com fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Os horários oficiais dos diferentes fusos estão disponíveis para consulta no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral.

Para não enfrentar problemas ou impeditivos no momento de votar, é importante se atentar aos documentos exigidos para participar da festa da democracia. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter o título de eleitor físico em mãos. Hoje, o TSE oferece o E-título, versão digital do documento que pode ser baixado até este sábado (01).

Entretanto, caso tenha se esquecido de baixar o documento, não se preocupe! O Trbunal Supeior Eleitoral afirma que é possível votar apenas apresentando um documento com foto, em caso de ausência do título.

eleições 2022
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Leia também: Eleições 2022: o que é o e-Título?

Quais documentos são aceitos pela Justiça Eleitoral?

Para participar da eleições do domingo basta ter em mãos algum dos documentos abaixo:

  • e-Título (se estiver sem foto, é necessário apresentar também um documento original com foto)
  • Identidade social
  • RG
  • Passaporte
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • Carteira de trabalho
  • Certificado de reservista
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Além dos documentos de identificação, é também recomendado levar a “colinha” com os nomes e números dos candidatos de sua preferência. Esse pedaço de papel ajuda a lembrar todos os candidatos e não se confundir na hora da visita à urna.

O que não devo levar?

Esse ano, será estritamente proibido levar o celular para a cabine de votação, uma vez que a Justiça Eleitoral proíbe a entrada de qualquer ferramenta que coloque em risco o sigilo do voto. Por isso, após apresentar documentos e passar pela identificação, é necessário que o eleitor deixe o celular com o mesário. O aparelho não pode acompanhar o eleitor no momento do voto mesmo se estiver desligado.

Em caso de resistência por parte do cidadão, este poderá ser impedido de votar. A mesa eleitoral também possui liberadade para acionar a força policial para lidar com a situação se assim acharem necessário.


Acompanhe o Tracklist nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *