Lançado em 2018, o e-Título é um aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para substituir o título impresso dos eleitores de todo o Brasil. Disponível para iOS ou Android, ele não é obrigatório para o cidadão, sendo apenas uma alternativa digital.
Além disso, o aplicativo dá acesso a todas as informações necessárias para o cidadão votante, além de disponibilizar serviços online sobre consulta do local de votação, justificativa de ausências e certidões de quitação eleitoral.
Saiba mais: Eleições 2022: quais cargos serão votados e como serão eleitos?
Eleições 2022: tudo sobre o e-Título
As eleições de primeiro turno para presidenciáveis, deputados estaduais e federais, senadores e governadores acontecem no próximo domingo, 02 de outubro, em todo o país. Para cumprir o papel democrático de eleger nossos governantes, todo cidadão que irá votar deve apresentar um documento com foto, e isso inclui a alternativa do e-Título, o aplicativo oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para os que optarem pelo e-Título nas eleições 2022, deve haver atenção ao prazo do TSE de baixar o aplicativo até este sábado, 01 de outubro. Para o dia da votação, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará na segunda-feira, 03 de outubro.
O e-Título só vale para os eleitores que possuem biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Ou seja, caso a foto não conste no aplicativo, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna. Nesse caso, o eleitor deve optar pela versão impressa do documento ou as outras alternativas de documentação oficial com foto, como por exemplo: carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.
Passo a passo para baixar o e-Título
O e-Título está disponível para iOS (Iphone) e Android nas lojas de aplicativo. Para baixá-lo, basta seguir o passo a passo:
- Vá na sua loja de aplicativos do celular e pesquise por “e-Título” e certifique-se de ser o do Tribunal Superior Eleitoral;
- Abra o aplicativo > Clique em “Começar no e-Título” > aceite os termos de uso do aplicativo e comece a emissão;
- Você terá que inserir seu nome, data de nascimento, CPF ou o número de inscrição do seu título impresso. Nessa parte, também será solicitado nome da mãe e do pai, caso conste no RG;
- Ao clicar em “entrar no e-Título”, você seria direcionado para responder três perguntas de segurança para confirmar a sua identidade, como seu número de telefone, documento de identificação, cidade em que nasceu, etc;
- Após essa etapa, você irá criar uma senha;
- Todos os seus dados de eleitor estarão disponíveis na aba “e-Título” do aplicativo.
Dentro do aplicativo, você ainda terá acesso a outras informações, como:
- Emissão da certidão de quitação eleitoral
- Pedido de justificativa de ausência online
- Consulta e emissão de guia para pagamentos de débitos eleitorais
- Consulta de local de votação
- Acesso à área de perguntas e respostas com dúvidas gerais sobre o processo de votação