in , , , ,

Dicas para curtir o Lollapalooza Brasil – de quem já foi

Perto de começar um dos maiores festivais de música do país, não faltam dicas sobre como aproveitar o(s) seu(s) dia(s) no Lollapalooza Brasil. Beber água, ir com um calçado confortável e se alimentar são requisitos básicos para curtir a maratona do início ao fim. Mas como curtir cada segundo da experiência? O que fazer naquele intervalo entre um show e outro? Como se comportar ao pegar a grade ao meio-dia esperando o show das 21h?

Pensando nisso, o Tracklist reuniu dicas de alguns dos membros de sua equipe que já foram ao festival (alguns até mais de uma vez), que vão te passar o manual completo sobre como aproveitar o Lollapalooza Brasil ao máximo. Leia!

 

ANTES DO EVENTO

1) Evite retirar o ingresso um dia antes 
Essa dica é a primeira porque foi a mais desgastante para mim! Na edição de 2017, eu cheguei em São Paulo na sexta (sou do Rio) e fui retirar os ingressos um dia antes do início do festival. Eu fiquei simplesmente mais de cinco horas na fila do Citibank Hall (das 16h até às 21h e pouca). Pra piorar, eu tinha perdido o cartão de crédito que tinha efetuado a compra, mas estava com a fatura e consegui desenrolar com o atendente. Mas foi um dia perdido! Portanto, se você marcou a opção de retirar o ingresso no local, recomendo evitar o dia anterior ao evento (salvo os casos em que realmente não tiver como – mas já se prepare). E, no meu caso, eles pediram sim o cartão de crédito, e a identidade. Não esqueça!

2) Durma cedo e acorde cedo
Parece uma dica boba, mas ela é muito importante! Como você vai passar o próximo dia em constante movimento, é importante dormir bem e acordar com disposição. Além disso, tomar um café da manhã reforçado é super importante para dar um gás no começo da longa jornada.

3) Escolha a roupa pelo menos um dia antes
Outro item que passa despercebido, mas é importante. Além de poupar tempo na manhã do festival, escolher o ~look do dia~ antes é uma tática para unir uma roupa confortável com ~aquele~ estilo que a gente sabe que é valorizado pelo público do Lolla. Experimentar a roupa antes é fundamental para saber se ela está ok para te acompanhar durante o dia. Ah: usar chapéu é estiloso, sim, mas usá-lo enquanto tá rolando um show atrapalha a visão da pessoa que tá atrás de você. Fica a dica!

4) Preste atenção no trânsito
O meio de transporte mais recomendado para ir ao Lolla é o trem, mas há quem vá de carro, ônibus ou táxi/Uber/Cabify. Nestes casos, fique atento ao trânsito, para não perder muito tempo parado e perder tempo de festival. Procure sair de casa em um horário compatível para chegar tranquilo ao evento.

5) Chegue cedo
Pode ser que o show da sua banda favorita seja o último do dia, mas não deixe para chegar no Autódromo de Interlagos no final da tarde. Sabe-se que o ingresso do festival não é o dos mais baratos, e, mesmo que você esteja disposto a pagar a maior quantia possível para ouvir ao vivo aquela música que você ama, o preço foi calculado baseado no evento como um todo. Aproveite! Vá cedo, conheça o espaço, assista aos shows de outras bandas e tire fotos para registrar o momento (ou até para atualizar seu feed no Instagram). Viver a experiência completa garante um passeio muito mais divertido e inesquecível.

6) Coloque o essencial na bolsa/mochila
Afinal, ninguém merece carregar peso o dia todo! Protetor solar e óculos escuros são indispensáveis para curtir o dia numa boa e não ocupam espaço. Um casaco leve também ajuda caso bata frio, e é fácil de carregar, assim como uma capa de chuva. Um carregador portátil também é uma boa opção para quem não quer ficar sem bateria ao longo do dia.

7) Coloque os créditos na Lolla Cashless by Next
Assim como no ano passado, as compras no Lollapalooza se darão por meio da pulseira, chamada de Lolla Cashless: basta encostá-la em um totem de pagamento. Quando estiver com a pulseira em mãos, registre-a no site do Lollapalooza Brasil, e carregue-a com cartão de crédito. Isso evita filas e preocupação desnecessária.

8) Olhe o site oficial com todas as informações
O que levar e o que não levar? Preciso levar carteira de estudante? Essas e outras perguntas estão respondidas no site do Lollapalooza Brasil.

9) Faça uma playlist do festival
Quer chegar no Lolla cantando todas as músicas? Faça uma playlist do que você mais quer ouvir no festival e coloque no looping! Aproveite para acrescentar músicas de artistas que vão tocar lá, mas que você não conhece. Quem sabe você não curte muito algum e corre pra assistir ao seu show?

DURANTE O EVENTO

10) Para quem quer grade
Você quer muito pegar a grade do palco onde seu artista favorito vai se apresentar? Então fique atento, porque, dependendo do artista, as filas já começam antes do dia amanhecer. Procure se informar em grupos de fãs no Facebook e no WhatsApp. Às vezes não é o caso, e você pode conseguir um bom lugar chegando no próprio dia mais cedo. Independente de você conseguir a grade ou ficar bem na frente, você não vai querer perder o lugar! Interaja com as pessoas que estão ali com o mesmo objetivo que você (com certeza vocês terão assunto em comum), e procurem se revezar nos primeiros horários do festival para ir ao banheiro ou comprar alguma coisa, já que o movimento será bem menor. Procure levar alimentos de casa, que vão estar a mão mais facilmente para você independente do horário. Mas atenção: Só pode entrar no festival com barras de cereal, frutas cortadas ou industrializados fechados.

Além disso, a parte da tarde geralmente é mais tranquila, então use o momento e os intervalos dos shows para sentar e se alongar com mais facilidade – até para se preparar para o que vem mais tarde. Se a sua banda ou artista favorito for o headliner, prepare-se para curtir os outros shows que vão passar pelo palco durante o dia – mesmo que você não conheça, é uma boa oportunidade para se divertir, especialmente por estar em um lugar privilegiado.

11) Para quem não faz questão de grade
Se você quer curtir o festival como um todo, vá em frente! O espaço é bem grande e curtir cada canto do Lolla só ajuda na experiência. Explore todas as áreas e palcos, conheça as lojas oficiais, visite a área gourmet, tire muitas fotos e, principalmente, conheça artistas novos! Tem MUITA banda/artista legal no Lolla que você só vai conhecer se der uma chance de curtir seu show. Na edição passada, conheci o duo de eletrônica Bob Moses, que achei incrível e tenho músicas deles na minha playlist até hoje.

12) O que fazer entre um show e outro
Você tem dois ou mais shows programados para assistir com toda a certeza? Aproveite o intervalo para dar uma volta no espaço, comprar o que for necessário e descansar – fundamental para recarregar a energia para mais tarde.

13) Cheque o mapa do evento
Dar uma olhada no mapa (e carregá-lo com você) é fundamental para decidir o que fazer e em que hora fazer. Desta forma, você pode organizar quais shows deseja ver, qual é a distância entre os palcos e o que tem de bom para fazer no entorno de onde você está.

14) Recarregue a Lolla Cashless, se necessário
Os créditos acabaram e você quer comprar mais no festival? É possível recarregá-la no próprio Lolla. Haverá pontos de recarga próximos aos locais de consumo, aceitando-se dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito.

15) Hidrate-se!
Beber muita água é fundamental para manter o pique durante o dia todo. Refrigerante e cerveja (se você for maior de idade, pls) podem dar o ar da graça uma vez ou outra, mas água é essencial para se manter hidratado e com energia.

 

DEPOIS DO EVENTO

16) Cuidado na hora de sair
Você viu o último show da noite e valeu a pena, né? Mas fique atento na hora de sair da multidão. Mantenha o(s) acompanhante(s) bem próximos de você, esteja com seus pertences próximos, e, claro, não derrube ou atrapalhe ninguém em sua volta (parece que não, mas acontece).

17) Priorize voltar de transporte público
Voltar de Uber, Cabify ou táxi parece tentador, mas existem empecilhos, como o número limitado de carros disponíveis e, claro, os preços exorbitantes. O tempo que você vai ficar esperando um deles é o tempo que você volta de transporte público – no perrengue, sim, mas vale mais a pena. Uma opção também é se deslocar de transporte público até um lugar mais tranquilo e, de lá, solicitar o serviço de sua preferência.

 

E você? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar sobre o que fazer no Lollapalooza Brasil? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *