Nesta quarta-feira (19), Demi Lovato foi às redes sociais e revelou que se identifica como pessoa de gênero não binário – isto é, que não se reconhece firmemente com nenhum dos dois gêneros mais comuns (masculino e feminino). Demi também anunciou que mudará seus pronomes para “they” e “them“, que são neutros na língua inglesa.
Leia também: Demi Lovato lança remix com Ariana Grande e podcast; saiba mais
“Durante o último ano e meio, eu passei por um processo de cura e reflexão. Com a ajuda deste trabalho, eu tive a revelação que me identifico como pessoa não binária. Dito isso, eu oficialmente vou mudar meus pronomes para ‘they/them’. Acredito que isso representa melhor a fluidez que sinto na minha expressão de gênero, e permite com que eu tenha mais autenticidade e honestidade em relação a quem sou, a quem ainda estou descobrindo”, conta.
Os pronomes “they/them” (elu/delu em uso no Brasil) se referem a pessoas de gênero não binário, de ambos os gêneros ou quando se trata do uso de um pronome para um coletivo de pessoas.
Saiba mais sobre o anúncio de Demi Lovato, que se identifica como pessoa de gênero não binário
Demi também se solidarizou com o público para a conscientização de seus novos pronomes, dizendo que “não se considera expert no assunto” e que não irá se chatear caso seja tratada no feminino. Também disse que o costume ao uso do pronome neutro pode ser um pouco difícil, devido ao fato de ser uma pessoa pública de longa carreira. Por fim, deixou claro que isso não irá impedir a forma de se vestir.
“Eu poderia dar as costas para a minha carreira hoje, mas amanhã eu ainda iria me identificar como uma pessoa não binária. Pela primeira vez na minha vida, estou colocando o meu bem-estar acima da minha carreira. Essa é a diferença entre fazer algo buscando atenção, e fazer algo porque é a sua verdade. Eu sei que nem todo mundo vai amar esse meu anúncio. Eu sei que algumas pessoas vão reagir com um medo irracional”; acrescentou Demi sobre sua não-binariedade.
Demi ainda citou o triste episódio de sua overdose em 2018, dizendo que o “motivo para aquilo acontecer era porque não estava vivendo sua verdade”.
“Eu estava suprimindo quem eu realmente era para agradar stylists, ou membros do meu time, ou mesmo os fãs, que queriam que eu fosse uma popstar feminina que usa roupas sexy. Eu achei que aquilo era o que eu deveria ser. Agora, percebo que é muito mais importante viver minha verdade do que me suprimir, porque isso [a overdose] é o tipo de coisa que acontece quando você se suprime.”
Em seguida, Demi publicou em suas redes sociais sua felicidade em revelar isso a todos e adicionou seus novos pronomes em sua biografia.
Muitos fãs e famosos se manifestaram para apoiar Demi Lovato, inclusive o vocalista da banda Imagine Dragons, Dan Reynolds. Na noite de hoje, o cantor escreveu em seu Twitter: “orgulho gay todos os dias. Demi é uma estrela do rock”.
Outros artistas que também se identificam com a não binariedade
Vários outros artistas já revelaram não se encaixar na binariedade de gênero. Hunter Schafer, a inesquecível Jules de “Euphoria”, que já passou por uma transformação se tornando mulher trans, também se reconhece como não-binariedade gênero fluído.
Leia também: Luta Contra a LGBTQIA+fobia: 5 nomes Queers na música nacional
Outro exemplo é Sam Smith, assumidamente gay desde o inicio de sua carreira. Em 2019, revelou-se pessoa de gênero não binário e adotou o uso de pronomes neutros.
Já a eterna Dra. Callie Torres de “Grey’s Anatomy“, Sara Ramirez, no fim do ano passado anunciou ser pessoa de gênero não binário bissexual.