Um atraso na divulgação da Hot 100 da Billboard causou bastante polemica na internet no dia de hoje (19). Além de atrasada, a lista também veio com algumas incongruências, segundo fãs. Era esperado que o primeiro lugar fosse ser de Dua Lipa com single “Levitating”, parceria com DaBaby. Entretanto, Dua ficou em segundo lugar, atrás da banda Silk Sonic – de Bruno Mars e Anderson .Paak – com a faixa “Leave The Door Open”. Fãs da cantora apontam intenções de boicote do chart.
A nova versão de “Levitating” foi lançada por Dua Lipa há sete meses e está na lista da Hot 100 há 32 semanas. Mesmo com o longo tempo, o single vem se destacando nas paradas na última semana. Sua última colocação havia sido a 4ª posição. Os fãs estavam confiante de que, esta semana, a dona de “Don’t Start Now” fosse conseguir seu primeiro #1.
Veja os dados da Billboard Hot 100 esta semana
De acordo com os dados da Billboard, “Levitating” acumulou 59.7 milhões de reproduções em rádio (Airplay), 21.9 milhões de streams no EUA e vendeu 19 mil cópias digitais na última semana. Em comparação, “Leave The Door Open” acumulou 87 milhões de reproduções em rádio (Airplay), 17.8 milhões de streams nos EUA e vendeu pouco mais de 14 mil cópias digitais na última semana. Você pode comparar os números abaixo.
Leia também: Como funcionam as paradas musicais da Billboard?
Para calcular a lista da Hot 100, a Billboard leva em consideração os dados da Nielsen Music/MRC Data. A ordem de relevância é a seguinte: Streams, Airplay e vendas digitais. De acordo com o Chart Data, os números de “Levitating” divulgados pela Billboard são inferiores aos apresentado pela Nielsen anteriormente. Cerca de 4.3 mil vendas digitais da cantora foram ignoradas pela revista.
Sobre o atraso de 48h na divulgação da Hot 100, a Billboard declarou que ela e MRC Data “realizaram auditorias padrão nos dados relatados, trabalhando com parceiros de dados para reconhecer e resolver anomalias”. Muitos fãs apontam o atraso na divulgação da lista com a (suposta) perda de 4.3 mil vendas na contabilização dos dados. Apesar de toda polêmica, Dua Lipa comemorou a vice-colocação através de um post nas redes sociais.
“LEVITATING É NUMERO 2 na HOT 100!!! esta música já saiu há 7 meses agora… então a magia por trás deste acontecimento é todo de VOCÊS!!! Obrigada por permitirem a música a continuar andando e por fazer esta jornada tão especial. Eu amo vocês! Obrigada”, declarou a cantora. “Levitating” agora se iguala a “Don’t Start Now” como maiores rankings da cantora na Hot 100.
Crescimento de Dua Lipa nas paradas
É realmente incomum que músicas lançadas há tanto tempo consigam chegar ao topo das paradas. Entretanto, “Levitating” foi um caso à parte. Lançada originalmente de forma solo em março de 2020, o single ganhou uma nova versão com o rapper DaBaby em outubro. Para a contagem da Hot 100, todas as verões da música são consideradas. No dia 14 de março deste ano, os dois fizeram uma performance da faixa no Grammy, o que impulsionou suas vendas.
Além disso, “Levitating” experimentou um ressurgimento atípico nas rádios. Anteriormente, o maior alcance da música havia sido no dia 13 de fevereiro, com 55.5 milhões de reproduções. Esta semana, a música se superou e foi reproduzida 59.7 milhões de vezes nas rádios, sendo a 4ª música mais tocada. Como se não bastasse, “Levitating” foi a música mais vendida esta semana nos EUA e a 5ª mais reproduzida nas plataformas de streaming.
Dua Lipa pode não ter conquistado o #1 da Hot 100, mas definitivamente possui outros motivos para comemorar. Para completar os ganhos, a cantora alcançou esta semana, pela primeira vez, o #1 da Artist 100 da Billboard. Assim, Dua Lipa se torna a primeira mulher britânica a liderar esta lista desde Adele em 2016. Além disso, ela também é a primeira artista solo a alcançar esta posição desde Harry Styles em 2019.