in ,

Copa do Mundo 2022: tudo que você precisa saber sobre o torneio

Fique por dentro de tudo para aproveitar a Copa, que começa nesse domingo (20)

copa do mundo
Foto: Divulgação/Fifa

Depois de quatro anos de ansiedade, finalmente a Copa de Mundo está entre nós! A competição mais importante do futebol começa nesse domingo (20) no Catar e a seleção brasileira parte em busca do seu sexto título em uma edição única, marcada por diferentes acontecimentos e uma disputa muito forte pela taça.

Para ficar por dentro de tudo sobre a Copa mais aguardada e atípica dos últimos tempos, o Tracklist te conta tudo que você precisa saber sobre um dos maiores eventos do esporte mundial!

Quando acontece a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo tem início no dia 20 de novembro, e será realizada até o dia 18 de dezembro. O torneio será realizado no Catar, marcando a primeira vez que a Fifa sedia o evento em um país do Oriente Médio, e as seleções jogarão em oito estádios diferentes.

Esta também será a primeira vez que a Copa do Mundo acontece no fim de ano. A Fifa decidiu organizar a competição entre os meses de novembro e dezembro para se adequar ao período de inverno do Catar, evitando as altas temperaturas do verão, quando normalmente costuma acontecer o torneio. 

Nesse domingo, às 12h (horário de Brasília), será realizada a cerimônia de abertura, com apresentações de Jungkook (BTS), Lil Baby e outras atrações surpresa. Em seguida, Catar e Equador disputam a primeira partida da competição e dão início oficialmente à Copa.

Foto: Divulgação/Fifa

Como são organizados os jogos?

As 32 equipes que se classificaram em suas eliminatórias pelo mundo disputam a Copa, divididas em oito grupos de quatro times. As duas seleções melhor colocadas de cada grupo avançam para o mata-mata, no qual competem entre si em quatro partidas eliminatórias até a grande final, que acontece às 12h (horário de Brasília) do dia 20 de dezembro.

Durante a fase de grupos, até quatro jogos são realizados ao longo do dia, às 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília). Ou seja: prepare-se para passar a manhã e a tarde assistindo as partidas!

O Brasil foi sorteado no Grupo G com Sérvia, Suíça e Camarões. Os jogos da seleção serão os seguintes:

24/11: Brasil x Sérvia, 16h
28/11: Suíça x Brasil, 13h
02/12: Camarões x Brasil, 16h

Onde assistir à Copa do Mundo?

Todos os jogos da Copa do Mundo serão transmitidos na televisão pela Globo e nos canais SporTV. O streamer Casimiro também transmite uma partida por dia em seu canal no YouTube, de forma gratuita.

E a música da Copa?

Uma das maiores perguntas das pessoas sobre a Copa é, claro, sobre a música! Para a edição de 2022, a Fifa lançará uma trilha sonora original para o torneio — e até o momento, já foram liberadas quatro canções ao todo.

A música principal é “Hayya Hayya (Better Together)”, cantada por Trinidad Cardona, Davido e Aisha e lançada em abril. A faixa se junta à lista de lançamentos gravados para a Copa do Mundo, que conta com clássicos como “Waka Waka”, de Shakira, “Wavin’ Flag”, de K’naan, e “We Are One (Ole Ola)”, do Pitbull com Jennifer Lopez e Cláudia Leitte.

Há outras canções feitas para a Copa de 2022, como “Arhbo”, de Ozuna e Gims; “The World Is Yours To Take”, de Lil Baby, e “Light The Sky”, interpretada por Rahma, Balqees, Nora e Manal.

Quais são as polêmicas envolvendo o Catar?

A escolha do Catar como país-sede da Copa do Mundo despertou muitas críticas do público e da imprensa à Fifa. A entidade anunciou a seleção em 2010 e, desde então, muitas polêmicas marcaram e colocaram em xeque a decisão — que, apesar de toda a repercussão, foi mantida.

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Sunday Times em 2019, o governo do Catar teria pago 880 milhões de euros à Fifa para sediar a Copa de 2022. O país foi escolhido à frente de Estados Unidos, Austrália, Japão e Coreia do Sul, que também se candidataram a receber o evento.

Joseph Blatter, ex-presidente da entidade que mediou o processo de votação, declarou em uma entrevista recente à Tamedia que “o Catar foi uma escolha errada” pela qual se disse arrependido. O suíço foi banido das atividades da Fifa por 12 anos, depois de ter sido condenado por um escândalo de corrupção dentro da entidade em 2015.

Entretanto, as polêmicas em torno do Catar não se restringem apenas à votação da sede. Segundo o jornal britânico The Guardian, cerca de 6,5 mil imigrantes morreram durante as obras dos estádios da Copa, um número que resulta das várias violações dos direitos humanos nas construções, submetendo milhares de trabalhadores a condições precárias. A efeito de comparação, nas três últimas edições do torneio, somaram-se apenas nove mortes em todas as suas obras.

Além disso, muitos casos de violação aos direitos humanos no Catar tem preocupado o mundo. Na semana passada, o embaixador da Copa do Mundo no país, o ex-jogador de futebol Khalid Selmon, afirmou que a homossexualidade é um “pecado” e disse que gays “têm problemas de saúde mental”. A homossexualidade é proibida por lei no Catar, o que tem levantado um grande debate entre a comunidade LGBTQIA+ e motivado manifestações de uma parte das equipes que disputarão o torneio.

Nessa sexta-feira (18), a Fifa também anunciou que o consumo de álcool foi proibido nos estádios durante os jogos pelo governo catari, o que viola um acordo multimilionário da Budweiser, que é uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *