A banda The Band Camino foi uma das atrações do GPWeek, festival que teve sua primeira edição em São Paulo no último sábado (12). Composto por Jeffery Jordan (vocalista e guitarrista), Spencer Stewart (vocalista e guitarrista) e Garrison Burgess (baterista), o grupo teve um dia repleto de estreias – todas bem-sucedidas.
Foi a primeira vez da banda no Brasil e na América do Sul. Chegaram no país no dia anterior e já iriam embora no dia seguinte de volta para Tennessee, nos Estados Unidos, onde o grupo foi fundado em 2015. “A viagem é rápida, mas a energia tem sido maravilhosa”, disse Jeffrey em entrevista do The Band Camino ao Tracklist, momentos antes da banda subir ao palco.
Também foi a maior plateia para a qual o trio já tocou até o momento. Nunca tinham tocado em um estádio anteriormente – o GPWeek ocorreu no Allianz Parque. Para completar a experiência, a estreia seria justamente com uma plateia notoriamente reconhecida como apaixonada. “Ouvimos falar muito bem do público da América do Sul”, admitiu Spencer.
Mais um desafio esperava o grupo: tocar horas antes e no mesmo palco que The Killers e Twenty One Pilots, os headliners da noite – e referências para Jeffrey, Spencer e Garrison. “É surreal, é uma honra estar aqui. Vamos assistir aos shows e se nos encontrarmos no backstage, queremos cumprimentá-los e agradecê-los por serem uma inspiração para nós”, disse Jeffrey, que se declarou “um grande fã” de The Killers.
O show da banda de Las Vegas era o mais esperado pelos meninos. Quando perguntados sobre qual música gostariam mais de ouvir naquela noite, foram sucintos: “Read My Mind”, do álbum “Sam’s Town”, de 2006. “É minha favorita”, disseram Jeffrey e Spencer – a faixa foi uma das primeiras canções que os conectaram há cerca de oito anos, mesmo antes do início do The Band Camino.
Ídolos à parte, a maior expectativa do grupo era pela própria apresentação. A música que mais queriam tocar para o público brasileiro era “Daphne Blue”, do disco “tryhard”, de 2019. A canção encerrou o show do The Band Camino no Brasil, que foi performada junto ao guitarrista brasileiro Mateus Asato, que também colaborou nas duas faixas antecedentes: “1 Last Cigarette” e “See Through”.
Entrevista com The Band Camino no Brasil: grupo relembra carreira
Com uma carreira relativamente nova, The Band Camino já alcançou grandes marcos. O grupo tocou em festivais como o Lollapalooza Chicago e contabiliza milhões de streams nas plataformas com apenas sete anos de formação.
Em 2016, os meninos lançaram seu primeiro EP, “My Thoughts On You”. No ano seguinte, foi a vez de “Heaven”, para em 2019 lançarem “tryhard”. O primeiro álbum de estúdio, “The Band Camino”, veio em 2021.
Diversos singles também integram a trajetória do trio. Para o baterista Garrison Burgess, o mais marcante é “Know Me”, que crava sua entrada no grupo. “Eu não sou um membro da formação original, entrei há cinco anos. A primeira música que toquei foi ‘Know Me’, pois começou tudo para mim. É especial”, disse.
Dos trabalhos já realizados, o favorito para Spencer é o primeiro EP, “My Thoughts On You”. “É engraçado olhar para trás e sentir orgulho das coisas que você começou. É uma ótima experiência pensar que algo foi criado totalmente do nada”, contou.
Mas a banda projeta realizar ainda mais. “Eu diria que o meu trabalho favorito é o que ainda será lançado. (Risos) Quando eu lanço algo, eu penso: ‘ok, o que vem agora?’”, disse Jeffrey, que revelou que o Band Camino está em estúdio trabalhando em seu próximo projeto.