in ,

CHARTS: Drake desbanca Ed Sheeran e quebra recordes com “More Life”

Após semanas de domínio absoluto de Ed Sheeran, parece que finalmente o cantor encontrou um concorrente à altura nas paradas musicais pelo mundo. Com o lançamento de seu novo projeto, “More Life”, Drake retornou às tabelas em peso, quebrando a liderança incontestável do britânico e estabelecendo novas marcas de vendagem.

O trabalho debutou no topo da lista americana de discos e quebrou um novo recorde de streaming, além de todas as suas 22 faixas também figurarem entre os cem maiores singles dos Estados Unidos, estabelecendo-se assim como o maior número de canções estreantes de um só artista na tabela.

Com o retorno triunfante de Drake, é esperado que as paradas tomem um rumo menos previsível daqui em diante — beneficiando não só a nós, mas também à indústria fonográfica como um todo.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Ed Sheeran ocupa o topo da parada americana de singles mais uma vez. O mais recente sucesso do cantor, “Shape Of You”, chega à sua nona semana não consecutiva na primeira posição da Billboard Hot 100 com grandes números comerciais, como 97 mil downloads, 46,4 milhões de execuções em plataformas de streaming e uma audiência de aproximadamente 171 milhões ouvintes nas rádios dos Estados Unidos.

Entretanto, o maior destaque desta atualização fica por conta da dupla entrada de Drake na lista. O rapper figura com duas faixas de seu novo álbum, “More Life”: a comercial “Passionfruit”, que aparece na oitava colocação; e “Portland”, parceria com Quavo e Travis Scott que estreia no nono lugar.

Além disso, as outras 20 músicas da tracklist do disco também debutaram na Billboard Hot 100. Com isso, o canadense quebrou os recordes de maior número de estreias em uma só semana (21 ao todo, uma vez que “Fake Love” já se encontrava na lista) e de maior número de canções simultâneas na tabela, incluindo todas de “More Life” e ainda “No Frauds” e “Both”, colaborações com Nicki Minaj e Gucci Mane, respectivamente.

Confira como são ocupadas as dez primeiras posições da Billboard Hot 100 nessa semana:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “That’s What I Like”, Bruno Mars (-)
3. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (4–3)
4. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (3–4)
5. “I Feel It Coming”, The Weeknd e Daft Punk (-)
6. “Tunnel Vision”, Kodak Black (-)
7. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (8–7)
8. “Passionfruit”, Drake (*)
9. “Portland”, Drake com Quavo e Travis Scott (*)
10. “Paris”, The Chainsmokers (9–10)

Já na Billboard 200, Ed Sheeran não conseguiu segurar a liderança por mais uma semana. O mais recente disco do cantor, “÷”, foi destronado pelo lançamento de “More Life”, de Drake, que acumulou cerca de 505 mil unidades vendidas com sua abertura.

Desse percentual obtido pelo disco, 257 mil foram incluídos a partir de dados de streaming (o que equivale a aproximadamente 384,8 milhões de audições em sua semana de lançamento), superando os números de seu antecessor, “Views”, e estabelecendo assim uma marca inédita na tabela americana.

🌺

Uma publicação compartilhada por champagnepapi (@champagnepapi) em

Além dos surpreendentes números do rapper, outras estreias que também se destacam na mais recente atualização da Billboard 200 são as de Rick Ross, cujo álbum inédito, “Rather You Than Me”, figura no terceiro lugar e se torna o seu nono trabalho a se posicionar entre os dez primeiros colocados da lista; e “Spirit”, novo disco do Depeche Mode que aparece no quinto degrau da tabela.

Com as novas estreias, as dez primeiras posições da Billboard 200 são ocupadas da seguinte forma:

1. “More Life”, Drake (*)
2. “÷”, Ed Sheeran (1–2)
3. “Rather You Than Me”, Rick Ross (*)
4. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (3–4)
5. “Spirit”, Depeche Mode (*)
6. “24K Magic”, Bruno Mars (4–6)
7. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (5–7)
8. “FUTURE”, Future (6–8)
9. “Starboy”, The Weeknd (7–9)
10. “Culture”, Migos (8–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

As novas faixas de Drake tiveram estreias ainda melhores do outro lado do Atlântico. Enquanto “Passionfruit” chamou a atenção dos britânicos e debutou na quarta posição, a colaboração com o rapper inglês Giggs, “KMT”, assume a nona colocação da tabela de singles. Além disso, outras dez faixas de “More Life” aparecem no restante da parada.

Outra estreia de grande destaque nessa semana é a de “Symphony”, aguardadíssima parceria do grupo britânico Clean Bandit com a cantora Zara Larsson que ocupa o sexto lugar. A faixa, que já havia vazado na internet antes de seu lançamento oficial, foi disponibilizada junto ao álbum de estreia internacional da sueca, o que impulsionou ainda mais suas vendas.

Apesar das novas estreias, as três primeiras posições ainda são de Ed Sheeran em sua terra natal. O hit absoluto “Shape Of You” ocupa a ponta pela décima primeira semana seguida, sendo seguido por “Galway Girl” na vice-liderança e “Castle On The Hill” na terceira colocação. Já “Perfect”, outra música recente do cantor, aparece mais abaixo, no sétimo lugar.

Enquanto as outras faixas de “÷” despencaram na tabela, artistas como Martin Jensen e Anne-Marie ascenderam com seus mais novos singles. O DJ dinamarquês figura na oitava colocação com “Solo Dance”, enquanto a cantora britânico escalou dez casas rumo à décima posição com “Ciao Adios”.

Os dez singles melhor posicionados na tabela britânica nessa semana são:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Galway Girl”, Ed Sheeran (-)
3. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (-)
4. “Passionfruit”, Drake (*)
5. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (4–5)
6. “Symphony”, Clean Bandit e Zara Larsson (*)
7. “Perfect”, Ed Sheeran (5–7)
8. “Solo Dance”, Martin Jensen (12–8)
9. “KMT”, Drake e Giggs (*)
10. “Ciao Adios”, Anne-Marie (20–10)

Drake não foi capaz de tirar a liderança de Ed Sheeran em solo britânico assim como nos Estados Unidos. O novo trabalho do rapper, “More Life”, registrou 63 mil cópias comercializadas no Reino Unido ao longo dessa semana e assim estreou na segunda posição. Em contrapartida, “÷” chegou à marca de 205 mil unidades vendidas, mantendo-se no topo pela terceira semana consecutiva.

Vale lembrar que “More Life” teve grande influência no cenário do hip hop britânico não apenas em suas participações especiais (o disco conta com vários nomes do Reino Unido, desde rappers como Skepta, Giggs e Sampha até a cantora revelação Jorja Smith) mas também em sua sonoridade, que engloba diferentes sotaques da região, como em “No Long Talk”, o que pode ter influenciado positivamente suas vendas por lá.

Além de “More Life”, outros três trabalhos debutam entre os dez títulos melhor posicionados na tabela: “100”, novo disco de Vera Lynn que assume a terceira colocação e torna a cantora a artista mais velha a aparecer nas primeiras posições da parada; “Spirit”, álbum inédito do Depeche Mode que figura no quinto lugar; e “So Good”, estreia internacional de Zara Larsson que ocupa o sétimo degrau do Official Charts.

Confira as dez primeiras posições da tabela britânica de discos nesta atualização:

1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “More Life”, Drake (*)
3. “100”, Vera Lynn (*)
4. “Human”, Rag’n’Bone Man (2–4)
5. “Spirit”, Depeche Mode (*)
6. “X”, Ed Sheeran (3–6)
7. “So Good”, Zara Larsson (*)
8. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (12–8)
9. “Gang Signs & Prayer”, Stormzy (4–9)
10. “+”, Ed Sheeran (6–10)


A semana que vem deve contar com ainda mais títulos do rap nas paradas musicais. Kendrick Lamar, por exemplo, deve se destacar na tabela americana com o lançamento surpresa de seu até então especulado novo single, “The Heart Part 4”, que repercutiu grandemente com referências subentendidas à Drake e Big Sean e críticas ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Além de Kendrick, o mais novo disco de Trey Songz, “Tremaine The Album”, obteve bons percentuais comerciais em seu lançamento nos Estados Unidos e deve aparecer entre as primeiras colocações da Billboard Hot 100.

Já no Reino Unido, as estreias que devem se destacar na próxima atualização do Official Charts são as de “Wonderland”, aguardado novo álbum do grupo britânico Take That; e a parceria inédita entre Zayn e o rapper PARTYNEXTDOOR, “Still Got Time”, que dá início à divulgação de seu próximo disco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *