Além de dominar a cena musical atual, o grupo sul-coreano BTS também se arrisca agora em um novo ramo: um E-Book reunindo as obras do projeto ‘Connect‘.
Em 2020, os cantores deram início a uma campanha artística, que uniu artistas de diferentes países em diferentes exposições espalhadas por vários lugares do mundo.
O e-book vai destacar os artistas envolvidos no ‘Connect’ e revisitar as instalações, em cerca de 400 páginas. O projeto passou por cinco cidades: Londres, Buenos Aires, Berlim, Nova York e Seoul, e conectou um total de 22 artistas.
“É a crença de que diversidade pode criar um mundo onde diferenças não nos separam, mas sim, nos conectam através da nossa singularidade”, disse o grupo em comunicado.
Esse é um trabalho que celebra a arte além da música, coisa que alguns artistas gostam de explorar. Confira alguns projetos além da música nos quais os artistas já se arriscaram.
Ebook BTS e outros projetos diferentes dos artistas
1. Violet Bent Backwards Over the Grass – Lana Del Rey
Lana lançou em 2020 o seu livro de poesias ‘Violet Bent Backwards Over the Grass‘. A obra foi disponibilizada também no formato audiobook e contém 14 poemas escritos por ela.
A opção de áudio traz a voz da cantora lendo as poesias enquanto alguns instrumentais do produtor Jack Antonoff tocam ao fundo.
“Algumas dessas poesias chegaram na minha cabeça inteiramente formadas, tudo o que fiz foi ditá-las e digitá-las. Em outras, eu precisei trabalhar por muito tempo, escolhendo bem cada palavra para criar o poema perfeito. Elas são ecléticas e honestas, e não tentam ser nada além do que são.”, contou Lana em entrevista.
2. Finding Your Harmony – Ally Brooke
A ex-integrante do Fifth Harmony, Ally Brooke, lançou também em 2020, o seu primeiro livro: ‘Finding Your Harmony‘.
Nele, ela revisita alguns momentos do passado e conta toda a sua trajetória até o sucesso, além de falar também sobre as dificuldades que vieram com ele. Ally conta ainda sobre a separação do Fifth Harmony e os desafios de se estabelecer na indústria como artista solo.
O livro chega ao Brasil na sua versão em português ‘Em Busca de Harmonia’, no próximo mês.
3. Snoop Dogg GGN
O rapper Snoop Dogg possuí o seu próprio podcast, onde ele fala sobre diversos assuntos e recebe convidados famosos.
Ele já recebeu e entrevistou nomes como Khloe Kardashian, Dj Khaled e Ice Club. Nos episódios, eles falam abertamente sobre experiências próprias, sobre esportes e outras questões gerais da cultura pop.
4. The Umbrella Academy – Gerard Way
O frontman da banda My Chemical Romance também trabalha em vários projetos paralelos a música. O mais reconhecido é o seu trabalho com HQs, que fazem muito sucesso.
Ele escreveu duas minisséries, ‘The True Lives of the Fabulous Killjoys’ e ‘The Umbrella Academy‘. A última ganhou uma adaptação para televisão, produzida pela Netflix.
Em entrevista durante a Comic-Con At Home, Gerard disse que sua relação com as histórias em quadrinho vêm desde a adolescência. Ele contou ainda que sua primeira história foi escrita e publicada quando ele tinha apenas 15 anos, através da máquina de escrever da sua avó.
Leia também: O fenômeno BTS: 5 vezes em que o grupo fez história