in , ,

Só 15 álbuns têm nota total no Metacritic! Veja quais são

Conseguir um bom desempenho no Metacritic não é uma tarefa fácil, mas atingir a nota total no sistema de avaliação de álbuns é para um grupo muito seleto de artistas. De todos os álbuns avaliados no site, apenas 15 conseguiram atingir a nota máxima de 100 pontos.

O Metacritic reúne as reviews publicadas pelos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos, como Pitchfork, Rolling Stone, Variety, The Guardian e diversos outros. A partir das críticas, o Meta atribui uma nota de 0 100 para cada review, sendo assim, quanto mais positiva a opinião, maior a nota.

Feito isso, o site realiza uma média ponderada das notas de todas as reviews, resultando em uma única nota final, o Metascore. O serviço estabelece ainda uma escala de cores para medir o desempenho do trabalho. Verde é para críticas favoráveis, amarelo para críticas mistas e vermelho para críticas desfavoráveis.

Nessa lista, separamos apenas os álbuns que alcançaram a nota total na plataforma. Confira!

álbuns notas totais metacritic
Foto: Reprodução

Leia também: Metacritic: quais os álbuns mais bem e mais mal avaliados no site?

Os 15 álbuns com nota total no Metacritic

1. The Beatles (White Album) (50th Anniversary Super Deluxe Edition) – The Beatles

O álbum atingiu nota máxima com base em 11 reviews totais avaliadas. O conjunto de seis CDs do álbum multi-platina lançado originalmente pela banda em 1968 conta com uma nova mixagem feita pelos produtores Giles Martin e Sam Okell. A versão de comemoração dos 50 anos conta ainda com 27 demos acústicas.

2. Led Zeppelin IV (Remastered) – Led Zeppelin

Lançado originalmente em 1971, o quarto álbum de estúdio da banda, que não possui um título, foi remasterizado e relançado. A versão conta com faixas deluxe, incluindo um disco de instrumentais inéditos e mixagens alternativas, que renderam ao Led Zeppelin nota máxima no Metacritic com base em nove reviews.

3. G Stands for Go-Betweens, Vol. 2 (Box Set) – The Go-Betweens

O box contém os três álbuns completos lançados pela banda australiana entre 1985 e 89 em vinil, além de um álbum duplo de um show ao vivo inédito gravado em Londres no ano de 1987. A edição especial também conta com cinco CDs de faixas raras demos e sessões de rádio da banda. A nota final foi atribuída com base em cinco críticas totais.

4. Exile On Main Street (Reissue) – The Rolling Stones

A versão reeditada do álbum original de 1972 atingiu nota máxima com base em sete reviews. O lançamento da nova versão em 2010 transportou os fãs de volta para o momento em que o The Rolling Stones se tornava uma das maiores bandas de rock do mundo.

5. Modern Sounds In Country and Western Music, Vols. 1 & 2 (Reissue) – Ray Charles

O álbum de Ray Charles recebeu um total de quatro críticas com notas totais. O relançamento do álbum original de 1962 em 2019 marcou a primeira vez que o disco foi disponibilizado digitalmente. “No final, Charles não apenas se encaixou, ele revolucionou o gênero ao desencadear atos de junção entre Nashville e o pop. Essa música continua sendo um tributo e uma respostas às divisões fúteis que tantas vezes tomamos como certas”, escreveu a Pitchfork.

6. OK Computer: OKNOTOK 1997-2017 – Radiohead

Com 15 críticas 100% positivas, a versão remasterizado do terceiro disco da banda, lançado primeiramente em 1997, apresenta oito lados B. Entre o conteúdo exclusivo estão também as gravações de estúdio originais de três faixas inéditas: “I Promise”, “Lift” e “Man Of War”.

7. Ramones (40th Anniversary Deluxe Edition) – Ramones

A reedição remasterizada do álbum de estreia da banda lançado em 1976 apresenta uma mixagem única, outtakes, demos, oito faixas inéditas e um show exclusivo gravado no The Roxy, em Hollywood.

8. Pinkerton (Deluxe Edition) – Weezer

Em sua nova versão, o disco atingiu nota 100 com base em 12 críticas. O segundo álbum de estúdio da banda passou por uma remasterização que incluiu lados B e novas 16 faixas nunca antes lançadas.

9. London Calling (25th Anniversary Legacy Edition) – The Clash

O álbum da banda original de 1979 volta em 2004 com um formato bastante expandido, contendo um segundo disco com demos inéditas. Essas são versões primitivas de músicas do álbum ou faixas nunca lançadas. A versão do aniversário de 25 anos conta também com três vídeos e um documentário.

10. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (50th Anniversay Deluxe Edition) – The Beatles

A nota máxima para a versão estendida do trabalho veio a partir de 13 críticas. “O trabalho de Giles, filho de George Martin, aqui é excelente. Isso ajuda você a ouvir um álbum que você conhece de dentro para fora, como se ouvisse pela primeira vez”, escreveu a Q Magazine.

11. What’s Going On (40th Anniversary Edition) – Marvin Gaye

Considerado um dos melhores álbuns de Soul já lançados, o disco de 1971 foi repaginado e relançado em 2011 com 28 novas músicas de bônus. A nota máxima do disco foi calculada a partir de 10 reviews.

12. Sticky Fingers (Deluxe Edition) – The Rolling Stones

As dez críticas positivas no Metacritic renderam outra nota total para o The Rolling Stones. A edição deluxe remasterizada apresenta versões alternativas de cinco canções e cinco faixas ao vivo gravadas da The Roadhouse.

13. 1999 (Super Deluxe Edition) – Prince

A reedição do quinto álbum de estúdio do lendário Prince conta com diversos conteúdos inéditos e exclusivos. Entre eles estão lados B, 23 faixas de estúdio inéditas gravadas entre novembro de 1981 e janeiro de 1983. Além disso está disponível também performances e apresentações ao vivo completas.

14. Doolittle 25 – Pixies

As nove críticas totais atribuídas no Metacritic renderam ao disco um lugar na lista de álbuns com nota máxima. O trabalho conta com demos, lado B e Peel Sessions. “Doolittle 25 captura o melhor deste marco do rock alternativo e oferece qualidades suficientes para justificar uma celebração completa”, escreveu a revista Under The Radar.

15. Purple Rain (Deluxe Expanded Edition) – Prince and the Revolution

A versão estendida e remasterizada conta com onze faixas inéditas, um disco de lados B e edição de single. Além disso, a versão de 2017 oferece também um DVD gravado em março de 1985 no Syracuse’s Carier Dome. As oito críticas positivas sobre o disco rendeu a ele a última vaga nessa lista.


Já ouviu algum desses álbuns com nota total no Metacritic? Compartilha com a gente no Twitter qual o seu favorito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *