O Metacritic é a principal fonte de amantes de música para saber como seus álbuns favoritos foram avaliados pela crítica.
O famoso site reúne críticas não só de álbuns, como também de filmes, livros, jogos, programas de televisão e outros. Ele é mais famoso pela sua avaliação de álbuns, que é representada pelo Metascore, uma nota de 0 a 100.
Mas como as notas são calculadas? O site reúne todas as críticas dos álbuns feitas pelos veículos de comunicação mais renomados e respeitados do mundo. Entre eles estão o The Guardian, Pitchfork, Billboard, AllMusic, Rolling Stone, Variety e muitos outros.
A partir dessas críticas, o Metacritc atribui uma nota de acordo com o que foi escrito e, então, fazem uma média ponderada que resulta em uma única nota final, o Metascore. O site trabalha também com uma divisão em cores. Verde é para críticas favoráveis, amarelo para críticas mistas e vermelho para críticas desfavoráveis.
Devido a toda a credibilidade atribuída as críticas que compõem a nota, o Metascore é constantemente usado para afirmar a qualidade dos álbuns de diversos artistas. Por isso, separamos nessa lista os discos com as notas mais altas e mais baixas no site. Confira:
Álbuns melhor avaliados no Metacritic
1. Ten Freedom Summers – Wadada Leo Smith
O álbum de jazz foi lançado em maio de 2012 e obteve sua nota baseada em 8 críticas. O disco foi inspirado no Movimento de Direitos Civis nos Estados Unidos, que lutou pelos direitos da população afro-americana.
Metascore: 99
2. Fetch The Bolt Cutters – Fiona Apple
O quinto álbum de estúdio de Fiona Apple é um dos mais bem avaliados no site. ‘Fetch The Bolt Cutters‘, lançado em 2020, foi indicado e venceu o Grammy na categoria Melhor Álbum Alternativo esse ano, mesmo com o boicote da cantora a premiação.
Metascore: 98
3. SMiLE – Brian Wilson
O álbum de rock teve seu lançamento em 2004. Sua nota alta no Metacritic teve como base um total de 28 críticas.
Metascore: 97
4. Van Lear Rose – Loretta Lynn
O disco country foi lançado 40 anos após o primeiro álbum de Loretta Lynn. A nota que a colocou no Top 4 de álbuns mais bem avaliados no Metacritc foi baseada em 27 críticas.
Metascore: 97
5. To Pimp A Butterfly – Kendrick Lamar
O álbum é o quinto de estúdio do rapper e conta com participações de nomes como Snoop Dogg, George Clinton e Anna Wise. A nota final teve base em 44 críticas totais.
Metascore: 96
Álbuns mais mal avaliados no Metacritic
1. Playing With Fire – Kevin Federline
O ex-marido de Britney Spears é o dono do álbum mais mal avaliado do Metacritic. ‘Playing With Fire’ é seu disco de estreia, lançado em 2006, e teve sua nota calculada com base em 7 críticas, entre elas estão a da Billboard e Rolling Stone.
Metascore: 15
2. Results May Vary – Limp Bizkit
Lançado em 2003, o disco veio após uma mudança na formação da banda, que trocou de guitarrista. Entre as 11 críticas que geraram a Metascore do álbum, está uma nota 80 dada pela Q Magazine.
Metascore: 33
3. Famous First Words – Viva Brother
O álbum debut da banda britânica de pop rock recebeu sua nota após 17 críticas totais.
Metascore: 34
4. Testify – Phil Collins
Após 6 anos sem novos lançamento, Phil Collins lançou ‘Testify‘ em 2002, e recebeu sua avaliação com base em 7 críticas no Metacritic.
Metascore: 34
5. One – Dirty Vegas
Em 2004 o trio britânico lançou seu segundo álbum de estúdio ‘One‘, que adicionava mais guitarra a batida eletrônica já comum nas músicas. A nota não foi tão favorável, calculada com um total de 8 críticas.
Metascore: 35
Álbuns pop melhor avaliados no Metacritc
1. Lemonade – Beyoncé
O sexto álbum de estúdio de Beyoncé causou um gigante impacto na música. Nas 33 críticas que compuseram seu Metascore, muitas delas ressaltavam como esse é o trabalho mais forte da artista.
Metascore: 92
2. Melodrama – Lorde
O segundo e mais recente álbum de Lorde, lançado em 2017, recebeu sua nota a partir de um total de 32 críticas. Jack Antonoff, conhecido por trabalhar também com Taylor Swift e Lana Del Rey, foi o responsável pela produção do ‘Melodrama‘.
Metascore: 91
3. SAWAYAMA – Rina Sawayama
A cantora teve o seu álbum de estreia, lançado em 2020, já muito bem avaliado pela crítica especializada. A nota foi contabilizada com base em 14 reviews.
Metascore: 89
4. Future Nostalgia – Dua Lipa
O disco de 2020 não só foi muito bem avaliado no Metacritic, como também ganhou um Grammy na categoria Melhor Álbum Pop Vocal na cerimônia desse ano.
Metascore: 88
5. thank u, next – Ariana Grande
A Rolling Stone definiu o álbum de Ariana Grande como um dos melhores de 2019. 24 críticas foram necessárias para calcular a nota final no site.
Metascore: 86
Álbuns pop mais mal avaliados no Metacritic
1. Nine Track Mind – Charlie Puth
O álbum de estreia do cantor inclui parcerias com Selena Gomez na famosa ‘We Don’t Talk Anymore‘ e Meghan Trainor em ‘Marvin Gaye‘. Mesmo com hits, não agradou muito os especialistas, que submeteram 7 críticas no site resultando em uma nota amarela.
Metascore: 37
2. Never Gone – Backstreet Boy
A famosa boyband não tinha novos lançamentos há 5 anos quando ‘Never Gone‘ foi lançado e obteve sua nota amarela baseada em 7 críticas.
Metascore: 40
3. Charmbracelet – Mariah Carey
Sendo a artista feminina que mais vendeu nos anos 90, o álbum lançado por Mariah Carey em 2002 recebeu avaliações mistas da crítica especializada, alcançando uma nota amarelada.
Metascore: 43
4. LP1 – Liam Payne
O primeiro álbum solo do ex-One Direction Liam Payne, lançado em 2019, não pareceu agradar os críticos, o que rendeu uma nota amarela para o disco com base em 7 reviews.
Metascore: 44
5. Como Ama Una Mujer – Jennifer Lopez
‘Como Ama Una Mujer‘, de 2007, é o primeiro álbum de JLo em espanhol. No Metacritic foram submetidas um total de 7 críticas, que resultaram em uma nota média.
Metascore: 45
Leia também: Efeito Grammy: artistas têm subida nos números. Veja quem faturou