in ,

“Sou gay e campeão olímpico”: conheça Tom Daley, ouro em Tóquio

Tom Daley. Foto: Reprodução/Instagram/@tomdaley

Você acompanhou a modalidade de saltos sincronizados nas Olimpíadas 2020 na última segunda-feira (26)? Se sim, então deve ter visto a medalha de ouro dos britânicos Tom Daley e Matty Lee, que conquistaram o primeiro lugar no trampolim de 10 metros sincronizado. A vitória, já especial por si só, tem um sabor ainda mais especial para Daley, que é gay e dedicou a conquista à comunidade LGBTQIA+.

Tom Daley. Foto: Reprodução/Instagram/@tomdaley

O meio do esporte, em geral, seja ele dos mais populares como o futebol ou dos mais nichados como os saltos ornamentais, possui um tabu muito forte quanto aos atletas LGBTQIA+. Isso fez com que vários competidores jamais falassem sobre sua sexualidade abertamente enquanto ainda competiam.

Mas com o amplo debate da sociedade quanto à inclusão de pessoas LGBTQIA+, o mundo do esporte vem revendo esses conceitos. Vários atletas já aceitaram falar abertamente sobre sua sexualidade, caso do jogador da seleção brasileira de vôlei Douglas Souza, que viralizou nas redes sociais.

Leia também: Douglas Souza: 5 motivos para seguir o atleta do momento no Instagram

E os Jogos Olímpicos de Tóquio vem mostrando o tamanho da inclusão de atletas LGBTQIA+ no cenário esportivo. Um deles é Tom Daley, que se assumiu publicamente em 2013, após anos de especulações sobre sua sexualidade. Ele utilizou seu canal do YouTube para se pronunciar, e disse que se assumir foi uma decisão muito difícil de se tomar.

O atleta conta ainda que se assumiu para sua família no mesmo dia em que publicou o vídeo: “Quis colocar um ponto final nos rumores e especulações. Eu ainda sou Tom”, disse.

Tom Daley já chamou atenção por feitos fora do âmbito esportivo. Ainda em 2013, o atleta foi eleito o homem mais sexy do mundo, de acordo com a revista “Attitude Magazine”. Atualmente, o atleta é casado com Dustin Lance Black, roteirista estadunidense com quem Daley tem um filho de três anos.

Tom Daley nas Olimpíadas

Tom Daley é um dos atletas mais queridos da Grã-Bretanha. Sua primeira competição internacional foi aos 12 anos, em 2007, no festival na Australian Youth Olympic.

Em relação aos Jogos Olimpícos mundiais, Daley conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012, na categoria “Plataforma 10 m individual masculino”; e também a medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio em 2016, na categoria “Plataforma 10 m sincronizado masculino” junto com Daniel Goodfellow.

Em Tóquio, levou o ouro na disputa dos Saltos Ornamentais sincronizados, em que o atleta realiza o salto com um parceiro. Daley e Matty Lee conquistaram o topo do pódio, batendo a dupla da China, Chen Aisen e Cao Yuan, que conquistou o segundo lugar; e a do Comitê Olímpico Russo, Aleksandr Bondar and Viktor Minibaev, que ficaram na terceira posição.

Tom Daley e seu parceiro Matty Lee, comemorando a medalha de ouro.
FOTO: Reprodução Instagram/ @tomdaley

Leia também: Quiz Olimpíadas 2020: qual atleta do Time Brasil você seria?

Após a conquista do ouro, Daley falou para a imprensa: “Sou um homem gay e também campeão olímpico. E me sinto muito empoderado por isso porque, quando eu era mais jovem, eu sentia que nunca alcançaria nada por ser quem eu era”.


Você já conhecia Tom Daley? Vibrou com a vitória? Conte para nós no Twitter e aproveite para ficar por dentro de outras modalidades das Olimpíadas 2020:

Atualização diária: medalhas e vitórias do Brasil nas Olimpíadas 2020
Olimpíadas 2020: confira o calendário da equipe brasileira de ginástica artística
Olimpíadas 2020: veja datas e horários das disputas da seleção brasileira de handebol

E acompanhe aqui toda a nossa cobertura dos Jogos Olímpicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *