A TV Globo irá ganhar uma nova novela das sete: “Vai na Fé”! A produção irá substituir “Cara e Coragem” na grade da emissora, e tem data de estreia marcada para o dia 16 de janeiro de 2023.
Leia mais: The Town 2023 terá espetáculo de luzes com pulseiras LED
A telenovela é escrita por Rosane Svartman e apresenta direção artística de Paulo Silverstrini. O elenco conta com Sheron Menezzes, Samuel de Assis, José Loreto, Carolina Dieckmann, Reagiane Alves, Che Moais, Emílio Dantas, Letícia Salles e muito mais.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (15), alguns membros do elenco e da equipe técnica se reuniram para falar mais sobre a trama. Acompanhe os destaques!
“Vai na Fé”: veja os destaques da coletiva
Protagonista Sol e identificação
“Vai na Fé” apresenta Sol (vivida por Sheron Menezzes) como protagonista. A personagem é uma mulher da Zona Norte do Rio de Janeiro, que vende quentinhas para ajudar a sustentar sua família. Evangélica e participante do coral da igreja, ela possui uma ligação intensa com a música. Na trama, sua vida passa a mudar quando ela chama a atenção do empresário Theo (Emílio Dantas), ao improvisar rimas de funk para atrair clientes para sua barraca de quentinhas.
Para Sheron, sua personagem possui a capacidade de dialogar com uma grande parte do público. “É muito gostoso ver a Sol como uma mulher que tem os seus problemas, mas levanta, e toca um dia longo. Ela trabalha, cozinha, ajuda a mãe a fazer as quentinhas, ela coloca a roupa para bater, ela vai fazer shows. Ela vai fazer tudo, como muitas mulheres fazem na vida e no seu dia a dia”.
“É muito importante que as pessoas liguem a televisão e se identifiquem nela. Não só com essa mulher, mas com essa família toda”, completou a atriz.
A escritora Rosane Svartman comentou o fato da protagonista exercer a fé evangélica – característica que chamou a atenção de parte do público e da mídia. “99% dos brasileiros têm fé. E 90% têm uma religião. E não seria estranho, portanto, que isso fosse uma característica dos personagens”, falou.
Ela prosseguiu: “Então, apesar da religiosidade não ser um pilar da novela, ela é um dado importante porque é um dado importante para os brasileiros. E é dessa forma que ela aparece na novela e na construção da personagem”.
Temas
A novela se destaca por não possuir um único centro narrativo. De acordo com Svartman, o enredo incorpora diversas temáticas: “Ela não tem um único universo. É uma novela mosaico”, afirmou.
“Nós temos o universo de Lumiar, que é de uma vida alternativa, fora do cotidiano urbano. Temos o universo jurídico, onde iremos falar sobre justiça. Temos também a universidade, que é onde podemos falar sobre meritocracia e outros assuntos; dessas pessoas que querem mudar o mundo, mas que também precisam mudar suas vidas. A gente tem o universo do mundo artístico e pop; e também tem o universo da família, que é aspiracional, que é esse universo de Piedade. São vários temas e conversas que dialogam”.
Ela diz, também, que a mistura de temas e intensidades na narrativa funcionam quando tratadas da forma certa. “Eu aprendi, ao longo do caminho, que a gente pode falar de qualquer assunto nas novelas – a questão é como. […] “Em uma novela das sete, a gente pode misturar leveza, humor e emoção. As pessoas aceitam, sim”.
A fé
Apesar de implementar diversos universos em apenas um enredo, a principal temática da telenovela é a fé – representada de diversas formas. E, provando que esse é um tema vasto, o elenco apresentou diferentes visões sobre o assunto.
“Eu tenho fé em muitas coisas, e a fé é fundamental”, disse Claudia Ohana. É você realmente acreditar em alguma coisa. É fé em você, fé na vida, fé na sorte… E eu sou muito plural nesse sentido. Eu gosto de Cristo, eu gosto de umbanda, eu sou muito mesclada. Eu acendo uma vela, eu toco tambor, eu vou na igreja. Acho que tudo isso faz parte de mim, e eu adoro. A fé te traz coragem, ela te traz felicidade e eu acho que isso é fundamental”, completou a atriz.
Já Carla Cristina Cardoso afirmou que sua visão sobre a fé é influenciada por seus familiares, que possuem diferentes religiosidades. No entanto, ela segue uma filosofia específica: “Minha avó e minha tia me ensinaram que, independente da religião, nenhuma delas funciona sem fé. Então, a fé é o que move tudo, independente da atmosfera que você esteja”.
Nos siga no Twitter e no Instagram!