in

Taylor Swift é vítima de fotos geradas por IA; entenda

Os fãs da artista se mobilizaram nas redes sociais para denunciar a prática

taylor swift
Foto: Divulgação

A artista estadunidense Taylor Swift está sendo vítima de uma série de fotos falsas, que são feitas com IA. Nesta quinta-feira (25), os fãs da cantora e compositora se mobilizaram para denunciar as publicações.

As imagens circulam as redes há alguns dias – em especial a plataforma X (mais conhecida como Twitter). Diversas contas passaram a compartilhar as fotos, que incluem nudez e outros conteúdos sensíveis.

O uso da imagem da artista para a criação de conteúdos falsos se encaixa na definição de “deepfake”, que são definidos como imagens, vídeos ou áudios que manipulam as características de terceiros de forma realista.

Fãs de Taylor Swift denunciam fotos da cantora geradas por IA

Apesar de se tratarem de fotos manipuladas, e criadas a partir de ferramentas de inteligência artificial, as publicações que utilizam a imagem de Taylor Swift não trazem qualquer alerta de que o conteúdo é falso.

Além disso, os fãs da artista chamaram a atenção para o fato de que as imagens têm como objetivo constranger a vítima; e seriam uma forma de abuso ou assédio sexual. No entanto, a falta de regulamentação no uso da IA dificulta a denúncia deste tipo de prática.

Por enquanto, os usuários reportam as fotos sob as diretrizes de nudez, já que as políticas das redes sociais proíbem a propagação destes conteúdos. Os fãs também se mobilizaram para denunciar o caso através da hashtag “Protect Taylor Swift”, que chegou aos trending topics do X/Twitter.