Esta semana pegou fogo para quem acompanha o mundo pop! Isto porque, no domingo (30/06), a cantora Taylor Swift fez uma longa postagem em seu tumblr desabafando sobre a compra da sua ex-gravadora pelo empresário Scooter Braun. Em seu texto, Taylor diz que este é o seu “pior cenário”, pois sofreu bullying de Scooter por anos.
A compra da Big Machine Records, gravadora que a cantora fez parte até 2018, por Scooter dá o direito a ele de obter todos os títulos já lançados por ela até então. Isso quer dizer que o empresário tem nas mãos todos os seis álbuns que Taylor Swift lançou até agora. São eles: o “Taylor Swift” (2006), “Fearless” (2008), “Speak Now” (2010), “Red” (2012), “1989” (2014) e “Reputation” (2017).
“Quando deixei meus mestres [direitos] nas mãos de Scott [fundador da Big Machine], fiquei em paz com o fato de que, eventualmente, ele os venderia. Nunca em meus piores pesadelos imaginei que o comprador seria Scooter. Toda vez que Scott Borchetta ouviu as palavras ‘Scooter Braun’ escaparem de meus lábios, foi quando eu estava chorando ou tentando não chorar. Ele sabia o que estava fazendo; ambos sabiam. Controlando uma mulher que não queria estar associada a eles. Na perpetuidade. Isso significa para sempre”, escreveu Taylor.
A resposta de Scott Borchetta
Scott Borchetta, o fundador da Big Machine, por sua vez, fez uma postagem em seu Instagram dizendo que Taylor estava totalmente ciente do seu acordo com Scooter Braun. “Taylor tinha todas as chances no mundo de possuir não apenas suas gravações mestres, mas todos os vídeos, fotos, tudo associado à sua carreira“.
Big Machine’s #ScottBorchetta says #TaylorSwift was fully aware of Scooter Braun’s deal to acquire her masters in lengthy letter:
— Pop Crave (@PopCrave) July 1, 2019
“Taylor had every chance in the world to own not just her master recordings, but every video, photograph, everything associated to her career.” pic.twitter.com/XueAc9CC0w
No entanto, em comunicado enviado para a revista People, Donald Passman, o advogado de Taylor, rebateu Scott Borchetta. “Scott nunca deu a Taylor Swift a oportunidade de comprar seus discos, ou o selo, com um cheque do jeito que aparentemente está fazendo para os outros“, escreveu.
Time Taylor Swift X Time Scooter Braun
Depois desse post da Taylor que caiu como uma bomba, vários artistas começaram a se manifestar a favor dela, assim como a favor de Scooter. Os swifties ainda subiram a hashtag #WeStandWithTaylor no Twitter, para mostrarem o seu apoio.
No time Scooter
Mesmo com a grande maioria dos famosos se manifestando a favor de Taylor Swift, teve artista que defendeu o empresário Scooter Braun. Confira:
Justin Bieber
O cantor, que é agenciado por Scooter, foi o primeiro que o defendeu logo que o texto de Taylor saiu. Justin é mencionado, inclusive, no post da cantora com um print do Instagram do cantor. Nele, vemos um Facetime de Justin com Scooter e Kanye West com a legenda “E aí, Taylor Swift”.
Justin Bieber apologizes and responds to Taylor Swift’s Tumblr post about her past history with Scooter Braun and his clients:
— Pop Crave (@PopCrave) June 30, 2019
“I feel like the only way to resolve conflict is through communication. So banter back and fourth online I dont believe solves anything.” pic.twitter.com/JLdmUIvXfF
“Com o passar dos anos, não nos cruzamos e não conseguimos comunicar nossas diferenças, mágoas ou frustrações. Então, para você levar para as mídias sociais e fazer as pessoas odiarem Scooter não é justo. […] Eu sinto que a única maneira de resolver o conflito é através da comunicação […]“
Demi Lovato
“Eu tive de lidar com pessoas ruins nessa indústria e Scooter não é uma delas. Ele é um bom homem. Pessoalmente, sou grata que ele tenha entrado na minha vida. Por favor, parem de ‘arrastar’ pessoas ou fazer bullying com elas. Já existe ódio suficiente no mundo“.
Sia
You’re a good kind man @scooterbraun I hope this passes quickly.
— sia (@Sia) July 2, 2019
I love you keep going.
“Você é um homem gentil @scooterbraun. Espero que isso passe logo. Amo você. Continue firme.”
Ty Dolla $ign
.@TyDollaSign posts in support of Scooter Braun on Instagram:
— Pop Crave (@PopCrave) July 1, 2019
“They hate to see it bro 😤! Keep putting up these W’s !” pic.twitter.com/PespNeFfUL
“Parabéns ao meu irmão @scooterbraun. Eles odeiam ver, mano! Continue colocando esses W’s!“.
No time Taylor
A grande maioria dos famosos que se manifestaram ficaram ao lado de Taylor Swift. Confira algumas declarações:
Cara Delevingne
A atriz e modelo defendeu Taylor depois que Justin Bieber fez um post se pronunciando sobre a situação, e sua esposa Hailey Bieber o apoiou.
“[…] Esta questão que @taylorswift está falando é muito mais do que uma imagem e você sabe disso. Como você disse, você não fala com ela há anos, o que significa que você definitivamente não entende a situação. Eu entendo. Dê um passo atrás e tente aprender com isso. Todos nós devemos estar no mesmo time. Fim da história“.
Todrick Hall
For those asking, I left Scooter Braun a long time ago…I am saddened by this news, but not shocked. He is an evil person who’s only concern is his wealth and feeding his disgusting ego. I believe he is homophobic & I know from his own mouth that he is not a Swift fan.
— Todrick Hall (@todrick) June 30, 2019
“Para aqueles que estão perguntando, eu deixei o Scooter Braun há muito tempo… Estou triste com essa notícia, mas não chocado. Ele é uma pessoa maligna, e suas únicas preocupações são sua fortuna e alimentar seu ego nojento. Acredito que ele seja homofóbico e eu ouvi de sua própria boca que ele não é um fã da Swift“.
Iggy Azalea
Telling someone about a deal days before it’s public means the deal was already done & she never had the opportunity to even make a bid to own her own work. These deals take months to negotiate in long form. https://t.co/Ra7NdxzcOM
— IGGY AZALEA (@IGGYAZALEA) June 30, 2019
“Avisar alguém de um negócio dias antes de torná-lo público quer dizer que o acordo já estava feito e ela nunca teve a oportunidade de ao menos tentar comprar seu próprio trabalho. Esses acordos levam meses para serem negociados em formato longo“.
Brendon Urie
“Scooter Braun shit, what a piece of shit.”
— fₐ’ (@dreamsiinflate) July 1, 2019
Brendon Urie after reading Taylor Swift’s statement. pic.twitter.com/HzAb8DGlGj
“Que pedaço de m*rda… apenas partiu meu coração. Eu li a declaração de Taylor e pensei, parece certo. Caras tóxicos fazendo besteira tóxica nesta indústria tóxica. É nojento, certo?“.
Halsey
🦋 @taylorswift13 pic.twitter.com/1iI2tCr8my
— h (@halsey) June 30, 2019
“[…] não importa quanto poder ou sucesso uma mulher tenha nesta vida, você ainda é suscetível a alguém que vem e faz você se sentir impotente por despeito. Ele fala muito sobre até onde chegamos na indústria da música. A maneira como os escritores são tratados. Como um artista você é respeitado, mas como escritor você é atropelado por toda parte. Mesmo quando ambos estão em um único corpo. Eu estou com ela“.
Camila Cabello
I don’t know a lot about what’s going on but I will say I really believe artists should own their own life’s work 💔
— camila (@Camila_Cabello) July 2, 2019
“Eu não sei muito sobre o que está acontecendo, mas eu vou dizer que realmente acredito que artistas deveriam ser donos do trabalho de suas vidas“.
Troye Sivan
“Taylor escreveu todas as letras do seu álbum ‘Speak Now’, 75% dos seus outros 5 álbuns. É a sua arte, ela é incrivelmente talentosa, é minha amiga e eu amo ela. Scooter Braun eu não te conheço, tchau“.