in

Spotify: consumo de podcasts em 2023 cresce 28% no Brasil

Informação é de Camila Justo, head de podcasts do Spotify no Brasil, que também fala sobre o Spotify Podcast Festival

Foto: Divulgação/Spotify

Não há dúvidas de que podcasts se tornaram um grande formato de conteúdo consumidos pelos brasileiros. Somente em 2023, o Spotify registrou, de janeiro a setembro, um aumento no consumo de podcasts em 28%, e um aumento na produção em 36%. A informação é de Camila Justo, head de podcasts do Spotify no Brasil.

Aumento de consumo e produção de podcasts no Brasil, segundo Spotify

Em entrevista ao Tracklist, Camila explica que o crescimento do formato é enorme – hoje já são mais de 100 milhões de ouvintes de podcast no Spotify em todo o mundo. Segundo ela, a plataforma impulsiona a popularidade dos programas fomentando a criatividade através de novas ferramentas, focando principalmente na interação com o público, para transformar a experiência de ouvir podcasts cada vez mais em uma troca entre criadores e fãs.

“Para dar um exemplo, implementamos as caixas de perguntas e enquetes, que deixam os ouvintes falarem diretamente com os criadores na plataforma e cujas respostas podem ajudar os criadores durante o desenvolvimento dos futuros episódios, além de gerar uma troca real entre os podcasters e seus ouvintes – criando um engajamento com a audiência e a possibilidade de construção de comunidade”, comenta Camila sobre a continuidade das ações do Spotify para esse impulsionamento.

Quanto aos criadores, Camila conta que a plataforma apoia os podcasters de várias maneiras, desde a distribuição dos programas a ferramentas analíticas, por meio da plataforma exclusiva e gratuita Spotify for Podcasters. “Além disso, estamos sempre atentos às tendências, impulsionando novos criadores e destacando episódios que moldam a cultura brasileira”, detalha. 

“Sempre buscamos novas maneiras de apoiar e incentivar criadores, sejam eles experientes ou novatos no mundo dos podcasts, para que todos possam compartilhar suas histórias e conhecimentos com o mundo, e para que os ouvintes tenham cada vez mais acesso a diferentes podcasts”, complementa Justo.

E, para aqueles que desejam começar seu próprio podcast, a head de podcasts aconselha: “A primeira dica é definir sobre o que você quer falar e qual será o melhor formato – aqui, é importante entender o seu objetivo e público-alvo. Escolher um local adequado para gravação também é essencial, mas não precisa se intimidar: não é necessário um estúdio ou uma cabine com isolamento acústico! O app Spotify for Podcasters já dá conta de gravar e melhorar o áudio”, explica. 

“A edição do podcast, a etapa mais técnica do processo, também pode rolar pelo aplicativo”, continua Camila. “Depois de adicionar capa, título, descrição e informações relevantes, você tem um episódio pronto para ser publicado e compartilhado com o mundo. Por último, mas não menos importante, analise suas métricas! Olhar para os números e análises oferecidos pelo Spotify for Podcasters é primordial para melhorar seu desempenho e tornar todo o esforço empregado nas outras etapas, oferecendo um programa de impacto para sua audiência”, conclui.

Spotify Podcast Festival

View this post on Instagram

A post shared by Spotify Brasil (@spotifybrasil)

Com temas para todos os gostos e participações especiais, no dia 4 de novembro (sábado) vai acontecer o Spotify Podcast Festival, primeiro festival de podcasts ao vivo no Brasil com mais de 15 grandes nomes da podosfera nacional. O evento será no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

O principal objetivo do festival é proporcionar uma experiência exclusiva para a crescente base de ouvintes de podcasts no Brasil, conforme conta Camila Justo. “Desde a chegada dos podcasts ao Spotify, o país tem se destacado como um protagonista tanto no consumo quanto na criação desse tipo de conteúdo. Com esse festival, queremos estreitar ainda mais os laços entre os ouvintes fiéis e os criadores de conteúdo, oferecendo a oportunidade de se conectarem pessoalmente com seus criadores preferidos”, detalha. 

Além disso, Camila garante que o evento tem como objetivo fortalecer a relação entre criadores e sua audiência, permitindo interações diretas e proporcionando uma experiência única que celebra a cultura do podcast no Brasil. 

“O Spotify Podcast Festival será um momento único e inédito de conexão entre público e os criadores de podcast. Teremos episódios ao vivo – alguns com participação da plateia -, sessões bônus, oportunidades de meet & greet e encontros inesquecíveis com grandes nomes da podosfera. Acima de tudo, os fãs podem esperar muita diversão pensada especialmente para eles!”, promete.

A programação conta com Mano Brown, Camila Fremder, Alexandre Ottoni (Jovem Nerd), Deive Pazos (Azaghal), Boo Unzueta, Tata Estaniecki, Natália Sousa e muitos outros. O evento revela ainda quatro sessões bônus de experiências exclusivas para o público com Madama Brona, Thais Galassi, entre outros criadores. Confira a programação completa e veja como comprar ingressos em http://podcastfestival.byspotify.com.

Leia mais: Spotify Podcast Festival: veja line-up e como comprar ingressos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *