in

Gloria Groove fala sobre o projeto “Serenata da GG, Vol. 1”

O projeto inclui faixas como “Nosso Primeiro Beijo” e “O Dom da Vida”

gloria groove serenata da gg, vol. 1
Foto: Divulgação

No mês de maio, Gloria Groove divulgou o álbum “Serenata da GG, Vol. 1 (Ao Vivo)”! A primeira parte do projeto, que inclui 13 músicas, traz composições de amor no ritmo do pagode, com gravações de uma performance ao vivo.

Leia mais: ‘Vibe positiva’ domina despedida do Natiruts no Rio de Janeiro

O trabalho apresenta colaborações com Alcione, Ferrugem, Belo, Thiago Pantaleão e Gina Garcia. Entre as faixas, está “Nosso Primeiro Beijo”, que já soma mais de 5 milhões de reproduções no Spotify – prometendo ser um dos grandes sucessos do disco.

Há, também, músicas como “O Dom da Vida”, dedicada ao marido da artista; e “Loucuras de Amor”, que menciona um famoso – e polêmico – tipo de declaração amorosa: os carros de telemensagem!

Em uma recente coletiva de imprensa, Gloria Groove compartilhou mais detalhes de seu projeto de pagode. Confira alguns destaques abaixo!

Gloria Groove fala sobre o destaque de “Serenata da GG” entre os demais projetos de pagode

“Serenata da GG” é algo inovador para a artista – no novo álbum, ela deixa de lado os ritmos pop e mergulha de vez no pagode. Quando perguntada sobre o que faz o trabalho se destacar entre os demais álbuns de pagode, ela comentou: “O que torna esse projeto diferente é o fato dele ser feito por uma drag queen – uma imagem artística que maximiza tudo, tenta elevar tudo à máxima potência”.

A cantora também falou sobre a estética de todo o trabalho. “Acredito muito que a conta estética que eu fiz é o que realmente dá um tom especial para o meu pagode. Essa preocupação em colocar todas essas nuances, e com a escolha de cores; o retorno do vermelho, que já é uma cor muito associada à minha estética, mas agora combinado com o rosa. Tudo para expressar ainda mais essa estética lovecore, mais motel, assim. E conseguir imprimir tudo isso em um lugar mais elevado, mais maximizado”.

Ela afirmou, também, que o resultado foi influenciado pela sua carreira pautada na música pop. “É uma coisa que eu trago do meu entendimento pop; algo que eu trago do fator de ser ainda aquela criança fã de divas pop. Eu poderia estar apenas fazendo um pagode, e nunca seria apenas isso. Eu teria que ter embarcado nessa viagem estética para tudo”.

Turnê e segunda parte do projeto

Além da divulgação de seu novo projeto de pagode, Gloria Groove prepara uma turnê europeia, intitulada “ALÔ, ALÔ! Euro Tour 2024”. A agenda inclui 10 países, e os shows acontecem entre os dias 27 de junho e 12 de julho.

Em resposta ao Tracklist, ela falou um pouco sobre o conceito da turnê: “Eu pensei nesse conceito, que eu nomeei de ‘ALÔ, ALÔ!”. Esse é o nome da minha Euro Tour, que foi livremente inspirado em Carmen Miranda, e em uma expressão que a gente vê grandes comunicadores do Brasil usando o tempo todo. Eu queria um nome que invocasse uma brasilidade e que fosse atemporal”.

“E, musicalmente, a proposta é abrasileirar ainda mais o repertório da Gloria Groove que a gente já conhece. É fazer do meu show uma celebração do pop brasileiro, que passeia pelo samba, que passeia pelo pagode – para ter um gostinho de ‘Serenata’, para mostrar o que sou eu fazendo romance –, e que culmina em um grande baile funk. Essa é a estética e o rostinho que o mundo mais tem visto sobre o Brasil, e acredito que criar essa conexão também é muito importante; mas sem deixar de lado todas as outras estéticas e estilos”.

Ela também comentou sobre a possibilidade de uma turnê focada em “Serenata da GG”. “Acredito que, depois que o Vol. 2 sair, e quando o corpo musical do projeto já for completo, já tiver essa estrutura, vai ser um momento muito mais propício para entender qual vai ser o jeito disso acontecer. Mas saibam que eu sou a primeira pessoa a sonhar com isso”, garantiu.

E, falando em Vol. 2, a artista também adiantou um pouco sobre a segunda fase do trabalho: “Está, assim, uma coisa de louco”, disse. “Tenho [parcerias] com Thiaguinho, Mumuzinho, tenho Sampa Crew, Ana Carolina, Menos é Mais.

Ela prosseguiu: “Eu tenho algumas das minhas composições favoritas, como ‘Linguagem do Amor’, que é a minha favorita de todo o ‘Serenata’, e que é minha outra declaração para o Pedro Luís [marido da artista]. ‘Dom da Vida’ é minha declaração no Vol. 1, e ‘Linguagem do Amor’ é minha declaração no Vol. 2. Temos, também, ‘Larica de Você’. Amei muito essa música. Está muito recheado, muito bonito, muito gostoso. E está muito mais perto do que vocês imaginam”, revelou.