in , ,

Rock in Rio 2024: Planet Hemp e Pitty se reúnem em encontro de gerações

A banda e a cantora fizeram um show exclusivo no festival, reunindo repertórios de diferentes épocas

planet hemp pitty
Foto: Reprodução/Multishow

Por Gabriel Haguiô e Sabrina Simão – Em um dia que celebra o rock em todas as suas idades, estilos e leituras, a presença do Planet Hemp ao lado de Pitty não poderia ser mais simbólica. Em um show exclusivo para o Rock in Rio, a banda se reuniu com a cantora no Palco Sunset em um dos muitos encontros proporcionados pelo festival.

Leia também: Rock in Rio 2024 AO VIVO: como assistir Avenged Sevenfold, Evanescence e mais

A mistura de rap com rock que lançou Marcelo D2, BNegão e companhia se tornou a trilha sonora de um grupo histórico para a música nacional, movimentando a juventude dos anos 90 com canções de protesto sobre a legalização da cannabis. Na década seguinte, Pitty era quem viria a se tornar um fenômeno do rock nacional entre os mais jovens, transformando-se em um símbolo de representatividade feminina para o gênero no Brasil.

O encontro entre ambos não só marcou uma combinação única entre as suas sonoridades, como também destacou a atemporalidade de sua música. Impulsionados para o sucesso pela juventude de suas respectivas épocas, uma multidão de ouvintes mais novos acompanhava o show no Palco Sunset, um claro sinal de como as suas canções atravessaram as gerações ao longo das décadas.

O Planet Hemp deu início à sua primeira apresentação na história do Rock in Rio com “Ex-Quadrilha de Fumaça”, canção explosiva que levantou os ânimos dos fãs. Para “Distopia”, BNegão convocou as rodas punk entre o público, que atendeu ao pedido também para as faixas seguintes, enquanto os integrantes jogavam um cigarro inflável para a audiência.

O show atravessou diferentes fases da banda, desde os discos mais clássicos até as faixas do recente “Jardineiros” (2022), destacando que o vigor e a relevância permaneceram os mesmos com o passar dos anos. As tradicionais “Dig Dig Dig (Hempa)” e “Legalize Já” fizeram os fãs pularem pela multidão – uma energia que seguiu viva em canções mais novas, como “Taca Fogo”.

View this post on Instagram

A post shared by @multishow

“De novo não, ainda!”, pontuou D2 em um dos intervalos entre as canções, reforçando o protesto atemporal do grupo a favor da legalização da maconha. Com a mesma indignação, BNegão falou sobre as queimadas pelo Brasil nas últimas semanas, criticando o agronegócio e perguntando por “quem mandou queimar” logo antes de “A Culpa é de Quem”. “Não quero saber quem tá tacando fogo, quero saber quem mandou tacar”, protestou.

O show já ultrapassava 40 minutos quando Pitty subiu ao palco. Juntos, a banda e a cantora apresentaram uma versão inédita do clássico “Admirável Chip Novo”, com o ritmo mais acelerado característico do grupo. A releitura da música faz parte do projeto “Admirável Chip Novo (Re)ativado” (2023), que propõe novas roupagens de alguns de seus sucessos pela interpretação de outros artistas, como o próprio Planet Hemp.

Na sequência, “Teto de Vidro” retomou o som tradicional dos anos 2000, fazendo os fãs cantarem o seu refrão icônico a plenos pulmões. Marcelo aproveitou para contar ao público que conheceu Pitty assistindo-a fazer um cover de “Mantenha o Respeito”, música que veio logo em seguida.

Uma interpolação criativa entre o sucesso do Planet Hemp com “Máscara”, um dos sucessos mais longevos de Pitty, encerrou a apresentação no mais alto astral, destacando a sintonia única que o grupo e a cantora compartilham para muito além dos palcos. Em um encontro de gerações no Palco Sunset, o show celebrou a atemporalidade de sua música e a diversidade do rock nacional em um clima de protesto que movimenta multidões até os dias de hoje.

Confira a setlist completa do show de Planet Hemp e Pitty no Rock in Rio 2024

SETLIST:
1. “Ex-Quadrilha da Fumaça”
2. “Distopia”
3. “Taca Fogo”
4. “Dig Dig Dig (Hempa)”
5. “Jardineiro”
6. “100% Hardcore”
7. “Legalize Já”
8. “Zerovinteum”
9. “Queimando Tudo”
10. “Stab”
11. “Contexto”
12. “A Culpa É de Quem”
13. “Admirável Chip Novo”
14. “Teto de Vidro”
15. “Mantenha o Respeito”
16. “Máscara”
17. “Mantenha o Respeito” (repetição)