in ,

8 músicas que você não fazia ideia que eram covers

músicas covers

O cantor Nick Jonas agitou o Twitter no último domingo (18) ao pedir que seus seguidores citassem covers que são melhores que as músicas originais. No meio de várias respostas, a que fez mais sucesso foi a de uma seguidora que brincou: “Joe Jonas cantando Jealous“, um dos singles solo de Nick, de 2014.

Leia também: Mais 6 feats inusitados do mundo da música que você nem lembra

Com a volta dos Jonas Brothers, o trio de irmãos aproveitou os shows da turnê para cantar músicas dos seus respectivos projetos solos. Na época, vídeos de Joe dividindo os vocais de Jealous com o irmão viralizaram na internet. No Twitter, Nick entrou na brincadeira e respondeu à seguidora “Concordo”.

Apesar de haver muita controvérsia em relação a covers que são melhores que as músicas originais, uma coisa é fato: muitos covers se tornaram mais famosos que as músicas iniciais. Por isso, separamos 8 músicas que você (provavelmente) não fazia ideia que eram covers. Confira:

8 músicas que você não fazia ideia que eram covers

1. I Will Always Love You

A música I Will Always Love You foi tão importante para a carreira de Whitney Houston que foi imortalizada em sua lápide, após sua morte em 2012. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o maior sucesso da carreira de Whitney é, na verdade, é um cover. A faixa foi originalmente gravada pela cantora country Dolly Parton, em 1974.

Quase 20 anos depois, em 1992, Whitney regravou a canção para a trilha sonora do filme O Guarda-Costas, onde foi protagonista. O curioso é que a gravadora da cantora não queria que I Will Always Love You fosse o primeiro single do filme, principalmente devido ao fato que o início da canção é cantado a capella. Ao lado do companheiro de filme, o ator Kevin Costner, a artista foi a responsável por convencer a gravadora a lançar a música na íntegra. Assim nasceu um dos maiores sucessos da história da música.

I Will Always Love You chegou a alcançar o topo das paradas com as duas cantoras. Quando Dolly Parton lançou a versão original, a música foi #1 na lista Billboard Hot Country Songs. Já com a versão de Whitney, a faixa passou 14 semanas seguidas em primeiro lugar na Billboard Hot 100, tornando-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

músicas covers
Foto: Reprodução/YouTube.

2. Twist and Shout

Dentre tantos sucessos dos Beatles, Twist and Shout com certeza é um dos maiores. Porém, antes de ser inclusa no álbum de estreia da banda, a música já havia sido gravada duas vezes. Originalmente escrita por Phil Medley e Bert Russell, a faixa foi cantada inicialmente pelo grupo Top Notes, em 1961, e, logo em seguida, pelo The Isley Brothers, que a lançaram como single. Com a gravação dos irmãos Isley, a música já havia se tornado um sucesso: Twist and Shout foi a primeira gravação do trio a entrar para a lista da revista Billboard, entre as 40 mais ouvidas.

Mas, obviamente, a conquista nem se compara com o sucesso que os Beatles fizeram com a faixa. Presente no disco Please Please Me, Twist and Shout foi imortalizada na história da música. Vinte anos após a versão do grupo ser lançada, a música voltou para as paradas na lista Billboard Hot 100, quando foi incluída na trilha sonora do filme Curtindo a Vida Adoidado.

3. I Love Rock ‘N Roll

A versão de Joan Jett até pode ser a mais famosa de I Love Rock ‘N Roll, entretanto, não é a original. A música foi gravada e lançada originalmente em 1975, pela banda The Arrows. Joan ouviu a faixa pela primeira vez durante uma visita pela Inglaterra no ano seguinte, quando o grupo apresentou a canção em um programa de televisão.

A cantora chegou a gravar a música duas vezes. Em 1979, ao lado de dois integrantes dos Sex Pistols, e em 1982, com a sua banda The Blackhearts. A última gravação foi a que se tornou single e, consequentemente, um sucesso, estando presente no topo da Billboard Hot 100 por sete semanas. O êxito da regravação foi tão grande que até artistas pop, como Britney Spears, fizeram suas próprias versões da música.

4. Girls Just Want To Have Fun

Um dos maiores sucessos da carreira de Cindy Lauper, na verdade, é um cover. Girls Just Want To Have Fun foi gravada e lançada pela primeira vez pelo artista estadunidense Robert Hazard, em 1979. Cindy regravou a faixa quatro anos após o lançamento, a tornando seu primeiro grande single como artista solo e o principal do álbum de estreia She’s So Unusual.

A letra, originalmente escrita sob o ponto de vista masculino, foi ligeiramente modificada para a versão da cantora, que a tornou um hino feminista dos anos 80. O sucesso de Girls Just Want To Have Fun foi tão grande que a faixa foi gravada por mais de 30 outros artistas.

5. Torn

Torn, música que abriu as portas para a carreira musical de Natalie Imbruglia, também é um cover. A faixa foi originalmente composta e gravada pela banda Ednaswap, em 1995, e regravada duas vezes, pela cantora dinamarquesa Lia Sørensen e pela norueguesa Trine Rein, antes de se tornar um sucesso na voz de Natalie.

No fim de 1997, Torn ficou conhecida mundialmente após ser lançada como o primeiro single do álbum de estreia da cantora, Left of the Middle. Graças à faixa, Natalie foi nomeada ao Grammy 1999 na categoria Melhor Performance Vocal Pop Feminina.

6. Eva

Faz todo sentido que o maior sucesso do carnaval, Eva, tenha sido gravado originalmente pela Banda Eva, né? Bom, não foi bem assim que aconteceu. A faixa é uma canção do músico italiano Umberto Tozzi e foi lançada em seu álbum homônimo, em 1982. Ou seja, a versão original não é nem em português (!!!).

Após o lançamento, foram gravadas diversas versões da faixa, inclusive em português. A primeira que realmente estourou no Brasil foi a da banda Rádio Táxi, em 1983, que chegou a ser a canção mais pedida nas paradas de sucesso de São Paulo.

Porém, a versão que a gente tanto ama veio só em 1997, gravada pela Banda Eva, quando ainda era liderada por Ivete Sangalo. Como sabemos, Eva se tornou o maior hit do grupo e um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Desde então, todos os vocalistas da banda tem feito suas próprias versões da música. Uma das mais conhecidas é a gravação na voz do cantor Saulo Fernandes.

7. Valerie

Valerie, um dos maiores sucessos da carreira de Amy Winehouse, foi originalmente gravada pelo grupo britânico The Zutons, em 2006. No fim do mesmo ano, Amy gravou, junto com Mark Ronson, uma nova versão para o álbum Version do produtor.

Version foi um projeto de Ronson que consistiu em regravações de outros artistas, com contribuições de cantores como Lily Allen, Robbie Williams e Paul Smith, além de Amy. No estúdio, a própria cantora sugeriu que eles gravassem uma nova versão de Valerie.

Pelo grande sucesso mundial da artista, a faixa ficou mais famosa na sua versão. “Todos pensam que Amy Winehouse escreveu Valerie (…) Eu creio que a vêem como uma canção de Amy… Eu não me importo”, revelou Dave McCabe, líder do grupo The Zutons, em entrevista à revista NME.

8. Free Fallin’

Free Fallin’ fez muito sucesso na voz do seu compositor original, Tom Petty. A música faz parte de seu álbum Full Moon Fever, de 1989, e alcançou o #7 na Billboard Hot 100 no ano seguinte.

No entanto, ainda há quem acredite que Free Fallin’ é uma música do cantor John Mayer. O músico regravou a faixa no seu DVD Where The Light Is, em 2007, e, desde então, ela se tornou uma canção recorrente nas setlists de seus shows. Outros grandes artistas, como Stevie Nicks, Keith Urban e Coldplay, também chegaram a ter suas próprias versões da música, mas, sem dúvidas, a de John Mayer é a mais conhecida.

E aí, quais dessas músicas você não sabia que eram covers? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *