Os 10 melhores videoclipes de 2021 – até agora

Ele está de volta! O especial do semestre do Tracklist retornou para listar os 10 melhores videoclipes lançados em 2021 até agora. Veja!

Por em 1 de julho de 2021

O primeiro semestre de 2021 nos entregou várias surpresas da indústria musical. Foram meses intensos, com sucesso atrás de sucesso, mas não só as letras e melodias são protagonistas – os videoclipes também foram muito bem sucedidos e viraram verdadeiros hits. Pensando nisso, o Tracklist separou uma lista com os 10 melhores videoclipes de 2021 até agora.

Por Fernanda Aranha e Soraia Joffely

Leia também: Os 10 melhores álbuns internacionais de 2021 – até agora

Confira os 10 melhores videoclipes de 2021… até agora!

10º – “Chemtrails Over The Country Club” – Lana Del Rey

O retorno triunfal de Lana Del Rey ao cenário musical veio acompanhado de uma belíssima estética encontrada em seus videoclipes. Já trabalhado no clipe de “Let Me Love You Like A Woman“, o estilo vintage presente no material visual de “Chemtrails Over The Country Club” foi um dos maiores destaques da sua nova Era.

Ocupando o 10º lugar do nosso ranking de melhores videoclipes de 2021, a produção do vídeo do segundo single do álbum autointitulado é, de longe, merecedor de qualquer entrada nas listas de “melhores do ano”. Exalando aspectos veranis e transformando-se em um indivíduo sobrenatural ao lado de suas amigas, o clipe da faixa é mais uma obra impecável da cantora.

Vale lembrar que elementos vintages (e relacionados aos Estados Unidos) já são marca dos seus trabalhos, consequentemente esperados em qualquer futuro material da sua videografia.

Por fim, o lançamento visual de “Chemtrails Over The Country Club” foi como um acerto revigorante que traz, em meio a uma escalada excepcional de amizade e diversão, uma reviravolta lunática e surpreendente. Não há dúvidas: prende a atenção do público do início ao fim!


9º – “Girl From Rio” – Anitta

A cantora Anitta, como sempre, entregou tudo com mais uma produção exaltando a cultura brasileira. “Girl From Rio” foi lançado em abril, e também foi mais uma sacada inteligentíssima de Anitta. A letra da música é sobre a cidade do Rio de Janeiro como ela é e retrata as pessoas e os costumes da população carioca.

No clipe, há uma pegada bem pin-up, que seria a versão idealizada de uma menina do Rio, com referências à famosa canção “Garota de Ipanema“, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, contrastando com cenas típicas do cotidiano do Rio, como as praias lotadas.


8º – “ATENÇÃO” – Pedro Sampaio feat Luísa Sonza

Pedro Sampaio e Luísa Sonza mais uma vez firmaram parceria, e agora em uma canção que se transformou em um grande hit. A música “Atenção“, que está chegando na marca de quase 30 milhões de visualizações no YouTube, conta com uma produção para lá de caprichada no videoclipe.

Com referências do clássico “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, o videoclipe, um dos melhores de 2021, é cheio de detalhes, com cenários e figurinos extremamente parecidos com os do filme. Na produção, podemos ver o icônico rio de chocolate, o Golden Ticket e até os Oompa-Loompas dançando.


7º – “Meu Pisêro” – Duda Beat

Não há como negar que Duda Beat é uma das artistas pop que mais ganhou destaque nesse primeiro semestre de 2021.

A música “Meu Pisêro” faz o estilo pop sofrência e o videoclipe é recheado de boas referênicias. Com a assinatura da diretora Cris Streciwick e do diretor criativo Marcelo Jarosz, a cantora pernambucana, que apostou em um visual com cores mais sóbrias, trouxe para a produção uma vibe cinematográfica de terror e suspense. O clipe tem vários apartamentos como locação, que são pano de fundo para a história de uma Duda assombrada pelo amor.


6º – “Gueto” – IZA

O comeback de IZA veio aí e trouxe muita representatividade. Com mais de 8 milhões de visualizações, o clipe de “Gueto“, um dos melhores videoclipes de 2021 até agora, tem uma estética impecável, típico da imperatriz. Com vários cenários e contextos, a produção conta com a cantora usando vários tipos de cabelo e roupas.

A mensagem da produção foi muito elogiada e fala sobre sonhos, alcançar objetivos, ter orgulho de suas origens e muito mais. Mais um lance impecável da cantora.

Leia também: Entrevista: IZA fala sobre representatividade em “Gueto” e orgulho das suas origens


5º – “Butter” – BTS

Um videoclipe que segue quebrando recordes desde sua estreia? Com certeza esse título fica a cargo de “Butter” do BTS. Lançado no dia 21 de maio, o MV do grupo sul-coreano se tornou o material visual mais rápido a atingir 100 milhões de visualizações em 24 horas, recorde esse que pertencia ao clipe de “Dynamite“, também do septeto.

A produção visual do segundo single em inglês do conjunto permite que o público assista aos integrantes dançando e cantando seu mais novo sucesso em quatro cenários diferentes. De vestimentas esportivas a trajes a rigor, o videoclipe da música transparece diversão evocando um verdadeiro hino de verão.

Junto as conquistas mundiais que o MV vem angariando ao longo de apenas um mês, o clipe de “Butter” é uma verdadeira experiência pegajosa e sufocante, que com ganchos irresistíveis, só irá fazer você dançar por meio de uma coreografia viciante, digna de um viral no TikTok, e um pop/disco eletrizante com influências de Queen e Michael Jackson.


4º – “Save Your Tears” – The Weeknd

A Era espetacular de The Weeknd com o lançamento do álbum After Hoursse viu repleta de conceitos e narrativas pra lá de interessantes. Com o seu tradicional terno vermelho, as cicatrizes e os curativos que marcavam o seu rosto, o cantor encarou um personagem que atravessava inúmeras situações a cada videoclipe produzido.

Em “Save Your Tears“, o artista explora aquilo que conhecemos como arte – não tem como não ser eleito um dos melhores videoclipes de 2021. Como roteiro de cinema, o vídeo da canção retrata o efeito que a indústria musical impõe sobre os artistas, esperando que eles protagonizem um papel de celebridades “falsas e vazias”.

Além dessa abordagem, o público que assistiu à obra também notou críticas ao Grammy Awards, academia que na última edição ignorou Abel ao não indicá-lo a nenhuma das categorias da premiação.

No minuto 1:47, ele segura um troféu enquanto canta: “eu parti seu coração assim como alguém fez com o meu / E agora você não irá me amar pela segunda vez”. Após isso, ele arremessa o troféu para bem longe, o que pode ter sido uma resposta ao boicote sofrido.

Encarando uma harmonização facial, o canadense faz duros apontamentos aos procedimentos estéticos que são enaltecidos pelo cenário musical, esse que busca pela perfeição, mesmo quando não se é possível.


3º – “good 4 u” – Olivia Rodrigo

Olivia Rodrigo vem se concretizando como a grande revelação do ano de 2021. Com o sucesso arrebatador do seu single debut “driver’s license“, a novata provou ser cada vez mais fã de trabalhos visuais, fato esse presente nos elementos super bem produzidos do seu terceiro smash hit, “good 4 u“, dirigido por Petra Collins.

Foto: Divulgação

Ocupando o terceiro lugar do nosso ranking, o videoclipe da terceira faixa de trabalho do seu álbum de estreia é um verdadeiro conglomerado de acontecimentos. Com cenas no supermercado a um quarto em chamas, a jovem de 18 anos explora um universo cinematográfico que vai desde clássicos da telona como “Garota Infernal” ao singelo “Diário da Princesa”.

Além desses, as referências ao mundo da música pop também são claramente notáveis durante todo o clipe. A identificação com projetos musicais como a capa do disco Born To Die, de Lana Del Rey, o clipe de “Picture to Burn“, de Taylor Swift e o de “Thriller“, de Michael Jackson é perceptível.

No fim, é como se o material fosse uma revisitação ao passado trazendo grandes produções do mainstream que marcaram culturalmente a indústria fonográfica e do cinema.


2º – “Ama Sofre Chora” – Pabllo Vittar

Ama Sofre Chora” é uma canção de Pabllo Vittar que deu muito o que falar. Há muito não se via uma divulgação de videoclipe tão cheia de mistério. Na produção, Pabllo aparece como uma noiva que foi largada no dia de seu casamento.

Durante a divulgação do vídeo, Pabllo publicou em suas redes sociais várias fotos com vestido de noiva e coisas relacionadas a casamento, o que deu o que falar na internet. Logo quando anunciado, o clipe foi um verdadeiro sucesso, com direito a um cenário caprichado, idêntico a uma celebração de casamento. A produção e o burburinho fazem de “Ama Sofre Chora” um dos melhores videoclipes de 2021 até agora!


1º – “Kiss Me More” – Doja Cat feat SZA

Can you kiss me more?“. Com muitos beijos, Doja Cat e SZA reinam em primeiro lugar no nosso Top10 acompanhadas de um clipe galático. Moradoras do Planet Her, novo álbum de estúdio da intérprete de “Say So“, as cantoras dão boas-vindas ao planeta de Doja vivendo como verdadeiras alienígenas em seu clipe.

O visual de ficção-científica dirigido por Warren Fu narra a história de um astronauta, interpretado por Alex Landi, ator de Grey’s Anatomy, que pousa no universo da voz de “Streets“, com a tarefa de estudar o novo mundo, mas não interagir com seus habitantes. No entanto, a dupla avista o viajante e inicia um plano de sedução para levá-lo ao seu covil.

Durante os 5 minutos e 15 segundos de videoclipe, o público é levado a conhecer um vasto e glorioso planeta dominado por mulheres que possuem o total controle de suas ações e que usam do charme e da beleza para conquistarem o que desejam.

O desfecho? Uma grande reviravolta no estilo Doja Cat que deixará você impressionado pela genialidade da artista e de como ela usa do poder feminino para encerrar a história da melhor maneira.

Os elementos sublimem e super bem produzidos já são peças tradicionais que fazem parte da videografia da cantora que sempre entrega belos visuais e narrativas coesas para os seus clipes. Logo, em “Kiss Me More” não seria diferente! Confira-o e se sinta convidado a conhecer a terra habitada por Doja e SZA.


O que achou da lista? Concorda com a seleção dos melhores videoclipes de 2021 até agora? Comente e acompanhe essa e as outras listas nas nossas redes sociais, e veja o restante do nosso especial do semestre:


Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!