in ,

Lollapalooza Brasil: 5 shows nacionais que agitaram o festival nos últimos anos

Relembre algumas das principais apresentações de artistas brasileiros que marcaram as últimas edições do festival

ludmilla lollapalooza 2023
Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Ao longo dos últimos anos, as atrações nacionais têm conquistado cada vez mais espaço dentro do line-up do Lollapalooza Brasil. Nas edições mais recentes do festival, os shows nacionais têm se tornado não apenas cada vez maiores, mas também têm atraído muita atenção do público.

Em 2024, são vários – e dos mais diferentes estilos – os nomes brasileiros que subirão ao palco do festival para contagiar o público. Artistas como Gilberto Gil, Marcelo D2, Luísa Sonza, BK, Manu Gavassi e Kevin o Chris são destaques de uma edição marcada pelo encontro de gêneros e gerações, que promete realçar a diversidade da música nacional.

Às vésperas de mais uma edição imperdível do Lollapalooza, o Tracklist listou cinco shows nacionais que marcaram o festival durante as suas edições mais recentes para relembrarmos alguns dos principais momentos dos últimos anos.

Leia mais: Lollapalooza Brasil: 4 dicas de maquiagem para aproveitar o festival

Jão Lollapalooza
Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

5 shows nacionais que agitaram o Lollapalooza nos últimos anos

Jão

No Lollapalooza de 2022, Jão começava a dar grandes passos rumo à melhor fase de sua carreira até então. Com o seu terceiro disco, “Pirata”, o cantor se consolidava como uma das principais estrelas da nova geração do pop brasileiro, e o seu show no festival foi uma prova do tamanho que a sua figura estava ganhando.

Com uma enorme estrutura sobre o palco, montado em torno dos tentáculos de um polvo, e milhares de pessoas na multidão para assisti-lo, Jão fez um dos shows mais lotados da edição de 2022. O cantor foi responsável por uma das apresentações nacionais mais comentadas dos últimos anos, com direito a grandes sucessos e uma energia contagiante que se espalhou por todo o autódromo.

Planet Hemp, Emicida e convidados

Chamado às pressas para encerrar a edição de 2022 do Lollapalooza, Planet Hemp e Emicida foram encarregados de substituir ninguém mais, ninguém menos que o Foo Fighters, que cancelou seu show após a morte do ex-baterista Taylor Hawkins. Os rappers, entretanto, fizeram um show à altura da enorme responsabilidade com uma verdadeira celebração do hip-hop nacional.

Além de apresentarem os próprios sucessos, Emicida e o grupo de Marcelo D2, BNegão e companhia chamaram ao palco grandes lendas do hip-hop para somarem suas forças à performance, dedicada ao ex-integrante do Foo Fighters. Nomes como Mano Brown, Ice Blue, KL Jay, Criolo, Bivolt, Drik Barbosa, Rael e DJ Nyack engrandeceram ainda mais a apresentação, que mesmo organizada de última hora, entrou para a história do festival.

Fresno Lollapalooza Brasil
Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Fresno

No último dia do Lollapalooza de 2022, a Fresno fez um dos seus primeiros shows após a pandemia com o repertório de “Vou Ter Que Me Virar”, álbum lançado somente meses antes. Apesar de pouco tempo entre o disco e a performance, as músicas já estavam na boca da grande maioria dos fãs que se reuniu para assistir à banda, em um dos shows nacionais mais movimentados da edição.

Com a energia que se tornou característica do grupo ao longo dos mais de 20 anos de carreira, a Fresno contagiou o público em uma apresentação de grandes sucessos e críticas sociais – em um ano no qual as críticas ao governo no Lollapalooza se tornaram pauta. Ao fim do show, a banda recebeu ninguém mais, ninguém menos que Lulu Santos ao palco, o que levantou os fãs ainda mais com “Já Faz Tanto Tempo”, parceria com o trio, e o maior hit do cantor, “Toda Forma de Amor”.

ludmilla lollapalooza 2023 6
Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Ludmilla

Ludmilla atravessou diferentes fases em sua carreira até chegar no topo da música brasileira, e sua apresentação no Lollapalooza passou por cada uma de suas eras de sucesso. O show no festival, acompanhado por um enorme público no Autódromo de Interlagos, representou todo o tamanho que a sua carreira alcançou ao longo dos anos.

Com uma grande estrutura, muitos efeitos especiais e vários dançarinos sobre o palco, a artista atravessou todos os lados de sua música, e fez toda a multidão cantar e dançar os seus sucessos de pop, funk, afrobeat e pagode. Ludmilla reuniu todos no mesmo ritmo com o seu talento e carisma, que atravessa gêneros musicais e conquista a todos.

Os Paralamas do Sucesso

Também na edição de 2023, Os Paralamas do Sucesso fizeram um show de verdadeiros clássicos atemporais. Diante de um público em grande maioria formado pelas gerações mais novas, a banda fez uma apresentação contagiante e carismática, que agitou os fãs mais tradicionais e também àqueles que pouco conheciam as músicas.

Grandes sucessos como “Lanterna dos Afogados”, “Aonde Quer que eu Vá” e “Óculos” levantaram coros entre a multidão do então Palco Onix e proporcionaram um refresco das gerações mais tradicionais do rock nacional em um festival voltado para os mais jovens.