in , , ,

Jinkx Monsoon: A arte drag em seu melhor momento

“Broadway Queens”. É este o nome do evento em que tive o prazer de prestigiar a vencedora da 5ª temporada de um dos reality shows mais comentados dos últimos anos: RuPaul’s Drag Race. Jinkx Monsoon fez jus à sua personagem e agiu como a rainha que escolheu protagonizar.

Foto por: Rodrigo Dall' Acqua
Foto por: Rodrigo Dall’ Acqua

Trazida direto de Seattle pela festa Priscilla – que tradicionalmente celebra a arte drag e convida diversas participantes do reality para performances no Brasil – Monsoon foi surreal. E digo isto sem nenhum medo. Jinkx foi cem por cento carismática e caricata. Ademais, mostrou seu talento vocal em pouco mais de uma hora de apresentação. Conversou com a plateia como se fossemos amigos íntimos, fez brincadeiras com o público e sorriu. Sorriu o tempo todo.

“É minha primeira vez no Brasil e vocês me tratam como família!”, disse. E, sim, ela parecia da família. Tão entusiasmada fez até um crowdsurfing ao entoar a regravação do megahit, originalmente gravado pela banda Radiohead, “Creep”. Entre uma música e outra batia um papo sincero com os fãs que a assistiam na maior empolgação. Tudo numa leveza e talento típicos de Jinkx.

Arquivo_000
Foto por: Rodrigo Dall’ Acqua

Antes de Monsoon entrar, o palco da Blue Space (boate tradicional de SP onde acontecem a maioria dos show de drag queens na capital) foi tomado por queens locais que deixaram eu e todos os outros espectadores de queixo caído. Como o tema era “Broadway Queens” as artistas interpretaram renomados musicais da Broadway, estes: Cats (com Malonna), A Noviça Rebelde (com Penelopy Jean), Chicago (com Amanda Sparks), Mary Poppins (com Hydra e Musa VonCarter), Evita (com Alexia Twister) e Burlesque (com Tiffanny Bradshaw). E eu realmente me senti num teatro nova-iorquino, sem exageros. A perfeição de cada número me fez querer gritar, rir, chorar, pular e sentir a magia da Broadway. E foi exatamente o que fiz.

Jinkx foi o ato final, coroando todo aquele show maravilhoso. Ver uma gama de musicais sendo representados ali e lidar com a simpatia e humildade da queen foi um enorme prazer e emoção.

“Eu te amo minhas batatas fritas”, uma das frases mais repetidas pela artista durante a apresentação e – ressaltado por ela – uma das poucas coisas que aprendeu a falar em português.

Agora todos no Brasil te amam também e esperam que você volte mais vezes, dessa vez com sua banda, para que possamos apreciar mais seu talento vocal e sua carisma ao cantar.

Deitou, rolou, pulou e aproveitou todos os artifícios do palco giratório, grande marco da casa. Estava perceptivelmente feliz de estar ali.

Foto por: Rodrigo Dall Acqua
Foto por: Rodrigo Dall’ Acqua

Foi tudo lindo e organizado. Espero ter a oportunidade de assistir mais shows como este.

Parabéns à festa Priscilla, à casa Blue Space, às queens brasileiras e à Jinkx Monsoon.

E, por fim:

Remember bitches, it’s Monsoon season!

Um comentário

Leave a Reply

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *