Frequentemente lembrado entre os grupos pioneiros do indie rock britânico, o James foi uma das gratas surpresas que o anúncio do line-up do Rock in Rio trouxe para a edição de 2024. Com grande destaque no Reino Unido nas últimas décadas, a banda desembarcou no Brasil com a missão de agitar a multidão em um dia marcado por sucessos do pop rock moderno – um contraste que foi sentido de muitas formas.
Mesmo diante de uma audiência bastante modesta em tamanho e animação, os ingleses não contiveram a sua energia ao Palco Sunset para levantar o público em um horário particularmente disputado da programação. O grupo fez a sua estreia no festival brasileiro, depois de ter tocado em edições passadas do Rock in Rio Lisboa.
Leia também: Rock in Rio 2024 AO VIVO: como assistir Imagine Dragons, OneRepublic e mais
A apresentação teve início com a euforia de “Sound”, que ganhou ainda mais vida sobre o palco com os metais estridentes e a percussão bem animada. A banda até mesmo contou com trompetistas espalhados em plataformas pelo público, levando a sonoridade para ainda mais perto dos fãs.
Uma das principais marcas das performances da banda é a sua tendência em não repetir setlists, o que se repetiu no Rock in Rio. Antes do show, os integrantes pontuaram em entrevistas que “iriam sentir o clima e mudar o setlist” conforme a temperatura da audiência – uma promessa que se cumpriu no festival. Com o repertório renovado pelo lançamento de seu último álbum de estúdio, “Yummy” (2024), o grupo mesclou músicas novas com alguns dos principais sucessos de sua carreira com frequência.
Em “Life’s A Fucking Miracle”, o vocalista Tim Booth foi à multidão para sentir o morno calor de um público que ainda começava a se aglomerar diante do palco. Em seguida, o hit “Sit Down” ajudou a levantar os ânimos com palmas e coros por parte da audiência, enquanto o cantor se esforçava para manter a comunicação entre banda e fãs. Em determinado momento, Saul Davies conversou em alto e bom português, comentando sobre comemorarem mais de 40 anos de carreira na edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio.
Um destaque da apresentação foi a variedade instrumental que o James esbanjava sobre o palco. Os integrantes da banda tocaram com a ajuda de duas baterias, violino, escaleta, trompetes e tantos outros sons que permitiam à banda a explorar tons além dos convencionais em sua sonoridade – o que ficou evidente em canções mais experimentais, como a crescente “Out To Get You”.
“Laid”, o maior sucesso do grupo, encerrou a apresentação em grande estilo. Ainda que tenham tocado diante de uma audiência timidamente curiosa, o James se esforçou para fazer o show mais enérgico possível ao público, valorizando a animação dos fãs que cantavam as músicas e daqueles que tinham seu primeiro contato com a banda.
Confira o setlist completo do show do James no Rock in Rio:
SETLIST:
1. “Sound”
2. “Life’s A Fucking Miracle”
3. “Sit Down”
4. “Mobile God”
5. “Out To Get You”
6. “Way Over Your Head”
7. “Born Of Frustration”
8. “Beautiful Beaches”
9. “Getting Away With It (All Messed Up)”
10. “Laid”