Por Gabriel Haguiô e Rodrigo Neves – A turnê de reencontro do NX Zero não poderia ter fim sem passar pelo Rock in Rio. Em uma noite especial para a banda, Di Ferrero e companhia passearam pelos maiores sucessos dos seus mais de 20 anos de carreira em um emocionante encontro de gerações no Palco Sunset.
O grupo escolheu o festival como o último show da turnê “Cedo ou Tarde”, que teve início em 2023 e marcou o retorno aos palcos do quinteto depois de anos distantes dos palcos. “Depois a gente vai entrar em uma pausa, mas o clima é de irmandade, amizade, alegria. Tudo que aconteceu nesse ano que passou com o NX e com essa tour… Hoje o dia é de festa, e o setlist tá especial pra cantar do começo ao fim”, declarou Di Ferrero em entrevista ao Tracklist, horas antes de subir ao palco.
O clima de despedida não poderia ser mais contagiante: desde o início da apresentação, o público se envolveu na euforia nostálgica dos principais sucessos da banda e reviveu as suas épocas de ouro. “Só Rezo” e “Daqui pra Frente”, dois dos maiores hits do NX Zero, deram início aos trabalhos aquecendo os corações do público e movimentando a multidão. Em seguida, “Pela Última Vez” levantou um coro uníssono entre os fãs presentes – o primeiro de muitos outros que marcariam a noite.
Em nenhum momento, a banda perdeu a sua energia sobre o palco, e manteve a conexão entre audiência e palco intacta a todo instante. Aproveitando-se do tato especial com os fãs que se tornou uma de suas marcas características, Di Ferrero se mostrou à vontade sobre o palco para reger os ânimos do público. O carinho era recíproco: em músicas mais lentas, como “Onde Estiver” e “Cartas Pra Você”, o público cantava os versos a plenos pulmões, e não era incomum notar alguns rostos emocionados em meio à multidão.
Após inúmeros shows pela turnê, o quinteto aprendeu a potencializar a sensibilidade de sua performance. No megasucesso “Cedo ou Tarde”, o vocalista dedicou alguns segundos para falar sobre o poder da música e pedir por gritos para Chorão, uma das grandes referências da banda que marca presença nos telões da apresentação. O coro emocionado dos fãs somente realçou a influência atemporal da banda, cuja música se manteve relevante e atual por décadas.
Como um dos grupos mais marcantes do rock nacional dos anos 2000 e símbolo da música emo no Brasil, é muito curioso notar o impacto com o qual o show do NX Zero atinge diferentes públicos. A apresentação reuniu gerações de diversas idades na audiência do Palco Sunset para presenciar o show, que atraiu uma enorme multidão de ouvidos atentos e gargantas roucas de tanto cantar.
Apesar de ter sido expandido para a edição de 2024, algumas limitações do Palco Sunset persistiram, e podem ter afetado a experiência de quem acompanhava a performance mais atrás. O som do palco não chegava a todos os pontos, e o público mais distante assistia ao show com o volume bastante reduzido.
Em “Além de Mim”, outro dos maiores hits do quinteto, Di Ferrero foi à grade para cantar mais perto dos fãs, agitando a multidão que estava mais próxima do palco. “Razões e Emoções”, um dos refrãos mais icônicos do rock brasileiro, foi responsável por dar fim ao show na mais alta energia, em um dos momentos mais emocionantes do segundo dia de Rock in Rio.
O rock nostálgico e de grandes sucessos do NX Zero rendeu ao festival uma de suas performances mais emblemáticas até o momento. A banda não deu grandes detalhes sobre a sua pausa dos palcos, mas, a julgar pela atmosfera que tomou o Palco Sunset, é certo que as suas músicas continuarão a atravessar as próximas gerações com a mesma força que arrebatou o Rock in Rio.
Confira o setlist completo do show do NX Zero no Rock in Rio
SETLIST:
1. “Só Rezo”
2. “Daqui pra Frente”
3. “Bem ou Mal”
4. “Pela Última Vez”
5. “Apenas um Olhar”
6. “Onde Estiver”
7. “Cedo ou Tarde”
8. “Cartas Pra Você”
9. “Ligação”
10. “Hoje o Céu Abriu”
11. “Não é Normal”
12. “Além de Mim”
13. “Razões e Emoções”