Parte do álbum da mais recente de Katy Perry, ‘Harleys in Hawaii’ completa dois anos de seu lançamento neste mês. A faixa foi composta por Perry em parceria com Charlie Puth, mas, apesar da sonoridade atrativa e de um videoclipe impecável, não causou grande impacto nas plataformas – o que está mudando graças ao TikTok.
Depois de cair no gosto dos produtores de conteúdo da plataforma de vídeos que tem revolucionado o mercado fonográfico, o single deu um salto nas plataformas de streaming e Katy Perry viu ‘Harleys in Hawaii’ receber mais streamings do que quando a faixa foi lançada. Só no Spotify, depois de dois anos de lançamento, o single passou a ser reproduzido, em média, 620 mil vezes por dia e passou a ocupar o primeiro lugar das músicas mais populares da cantora na plataforma.
Em números gerais, Harleys in Hawaii completa dois anos com mais de 125 milhões de plays no Spotify e 45 milhões no YouTube. O videoclipe oficial, que mostra Katy Perry pilotando uma moto na maior vibe do Havaí, é um show à parte e se estabelece como um dos trabalhos visuais mais bonitos da cantora nos últimos anos. Veja:
E, como sempre, o trabalho é resultado de muita dedicação da cantora: para o clipe, Katy teve aulas de direção e aprendeu a pilotar uma moto de verdade para entrar no clima da música e deixar as cenas mais realistas. Isso que é comprometimento, né?
‘Harleys in Hawaii’ finalmente está recebendo o reconhecimento que merece
Além dos saltos nos streamings depois de aparecer nos conteúdos do TikTok, Harleys in Hawaii também registra uma conquista bastante importante: o reconhecimento do público. O single agora é elegível para receber o certificado de ouro por conta das vendas nos Estados Unidos, passou a ser promovido pela gravadora de Perry nas plataformas e chamou a atenção daqueles que, de alguma maneira, ‘dormiram’ nos últimos trabalhos da cantora.
O investimento da gravadora, o tempo da própria Katy Perry – que passou a falar sobre a música e criar conteúdo especial sobre ‘Harleys in Hawaii’ nas próprias redes sociais – e a percepção pública da música pode ser descrita como uma ‘reparação histórica’ de destaque e reconhecimento de uma faixa na qual a cantora entregou tudo aquilo que os amantes da música pop mais gostam: vocais, letras envolventes e ritmo chiclete. E o melhor: ‘Harleys in Hawaii’ é um trabalho que grita ‘Katy Perry’. Veja algumas das reações do público sobre o trabalho, dois anos depois do lançamento:
Essa questão, do despertar do hit, nos traz um tópico necessário: o Smile – último álbum da cantora – ainda não foi explorado o bastante. O disco conta com faixas marcantes como Never Really Over e Daisies e potenciais sucessos que gritam para serem conhecidos pelo mundo, como Cry About It Later, Tucked e Teary Eyes. Além de carregar o contexto de uma Katy Perry grávida, construindo sua família e reconhecendo o que realmente importa na vida.
TikTok é o futuro da música?
Esse ‘fenômeno’, que despertou Harleys in Hawaii para o público no TikTok, não é um fato isolado. A plataforma tem se mostrado um ditador perfeito das tendências musicais em todo o mundo e tem trazido para o topo das paradas faixas que, inicialmente, não tiveram bons resultados entre o público.
Um bom exemplo disso é ‘Beggin‘, do Måneskin. A faixa foi lançada em 2017, mas acabou se tornando um dos maiores hits deste ano e, no Spotify, acumula mais de 655 milhões de plays. Foi o TikTok também que despertou a curiosidade do público sobre a tradução de WAP, parceria de Cardi B com Megan Thee Stallion, e coloca a música frequentemente entre as maiores buscas no Google Brasil.
E essa oportunidade no TikTok tem transformado a maneira como artistas nacionais e internacionais trabalham seus lançamentos. Não é raro encontrar alguma música nova sendo lançada acompanhada de algum ‘challenge’ de coreografia na plataforma. Foi um desses desafios que abriu a mente de Alok sobre a importância no TikTok na indústria musical.
Quando o DJ lançou ‘Liberdade’ (Quando o Grave Bate Forte), em parceria com MC Don Juan e o DJ GBR, ele pôde sentir na pele o que o sucesso no TikTok pode significar. Em entrevista exclusiva para o Tracklist, enquanto promovia o lançamento de um remix com o árabe Issam Alnajjar, o DJ contou que a música só ‘deu certo’ depois que um vídeo viralizou com uma coreografia na plataforma. “Quando eu lancei a música ‘Liberdade’, ela estava em um dos maiores canais do YouTube no Brasil e recebeu toda a divulgação possível, com uma estratégia de publicidade e tudo mais. E o que aconteceu com a música? NADA. Nada mesmo e quando a gente olhava o gráfico de desempenho, ele ficava aí e não saia muito do lugar. Até que, um dia, uma menina gravou um vídeo no quarto dela dançando ‘Liberdade’ e isso viralizou no TikTok. Depois disso, a música explodiu e foi parar no primeiro lugar das mais vendidas no Brasil“, contou.
E aí, qual foi a sua descoberta musical preferida no TikTok? Conta pra gente nas redes sociais do Tracklist.