in

Entrevista: Lagum comenta single “Olha Bela” e novo ciclo

O trabalho carrega a essência do início da banda mineira

Por Lidiane Nóbrega – A banda Lagum lançou, no início do mês, seu novo single, “Olha Bela”, nas plataformas digitais. A faixa com clima praiano marca o início de um novo ciclo dos mineiros e pode ser considerada um retorno às origens da banda, que já tem oito anos de carreira.

O lançamento acompanhou também um videoclipe gravado durante a etapa europeia da turnê “Pra Ficar na Memória”. As cidades de Porto e Estoril, em Portugal, e Londres, na Inglaterra, receberam apresentações do grupo na ocasião. A passagem promovia o álbum “MEMÓRIA (de onde eu nunca fui)”, lançado em dezembro de 2021, que garantiu a primeira indicação da Lagum ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”.

O single amplia o repertório, que já conta com hits como “Deixa”, “Bem Melhor”, “Oi” e “NINGUÉM ME ENSINOU”, da banda composta por Pedro Calais (vocal), Otávio Cardoso (guitarra), Glauco Borges (guitarra) e Chico Jardim (baixista).

Em entrevista ao Tracklist, a Lagum compartilhou detalhes sobre o novo single, o festival A Ilha e muito mais. Confira abaixo!

Entrevista com Lagum: banda fala sobre seu novo ciclo

Composição feita por Pedro Calais, Otávio Cardoso, Zeeba, Mike Tulio e Guto Oliveira, “Olha Bela” foi descrita por Calais como uma canção sobre quem está “descobrindo novas possibilidades na vida e se encantando com novas pessoas” após um término recente.

Essa temática também vai de encontro aos dois singles da banda em parceria com Anavitória, “universo de coisas que eu desconheço” e “CAIXA POSTAL”, lançados em novembro de 2022. Enquanto “Olha Bela” fala sobre essa tristeza já superada, as canções anteriores narram, respectivamente, a euforia do começo de um relacionamento e a monotonia do fim dele.

Pedro Calais comentou que, por retratar uma fase de sua vida, a composição das três canções foi natural. “É um tema que se tornou recorrente na minha escrita. Desde que escrevi essas músicas, foi exatamente o momento que terminei meu relacionamento”, disse o vocalista.

O material soa como “Lagum raíz”, como descrito pelos artistas, por brincar com o que foi o primeiro disco da banda, “Seja o Que Eu Quiser” (2016). “No início da carreira, a gente fazia um som muito mais surf music, sabe? De ter violão, guitarra, som de batera e tal, bem nesse gênero assim. Sinto que ‘Olha Bela’ flerta com essa sonoridade que a gente tocou em ‘Sei Lá’ e em ‘Olha’”, explicou o guitarrista Glauco Borges.

Já sobre a nova produção audiovisual, eles contam que o roteiro foi desenhado na madrugada anterior ao dia das filmagens, mas as ideias também surgiram durante o processo – inclusive com ajuda do Google Maps, através de indicações de locações próximas.

“A gente chegou em Portugal direto alugando os carros, com equipamentos, aí já foi ver os equipamentos de vídeo e pegar a estrada para chegar no Olhão (Sul de Portugal); de noite, a gente chegou e falou assim: ‘Beleza, estamos aqui, o que a gente vai gravar?’”, pontuou Glauco Borges.

View this post on Instagram

A post shared by Lagum (@lagumoficial)

Com uma equipe reduzida durante a parte europeia da turnê, foi preciso usar a criatividade para executar o que foi planejado para o vídeo do single. Para Glauco, também conhecido como Jorge, além da sonoridade da canção, esse também foi um dos motivos do novo trabalho remeter ao início da carreira da Lagum.

“Refletiu muito o início de tudo, que era enxergar uma oportunidade e a gente mesmo fazer o corre […] O clipe foi gravado no mesmo dia tanto em Portugal, quanto na Espanha. Foi uma loucura, a gente acordou cedo, foi dormir tarde, alugamos a casa”, comentou.

Sobre as cenas com fogos de artifício no final do clipe, a banda disse que teve que gravar na Espanha, na cidade de Ayamonte, que fica bem na divisa, porque em Portugal era proibido. No total, os integrantes percorreram quase 200 km durante as filmagens. Essa rotina intensa fez, inclusive, com que o guitarrista Otávio Cardoso ficasse uma semana doente após as gravações.

“Nesse dia, a gente esteve no Algarve (sul de Portugal), praia gelada e tempo gelado.Trocava de praia, pegava o carro e ia para outro lugar – então acabou que peguei uma sinusite braba e fiz a turnê inteira amassado”, concluiu Cardoso, também conhecido como Zani.

Em publicação nas redes sociais, Lagum descreveu “Olha Bela” como um ‘lançamento de celebração”. Isso porque, com o fim da Tour de Verão, a banda anunciou uma pausa nos palcos – e início das férias – e promete dar “fim a várias coisas, e início a várias outras”.

Sem dar previsão sobre o novo disco, eles comentaram sobre as próximas metas da banda. “A gente já foi indicado ao Grammy Latino, está na hora de trazer para casa um desse […] Também fazer mais shows e, se Deus quiser, estádios lotados. A gente pensa o mais alto que pode”, finalizou Zani.

“Sinto que tudo que a gente conseguiu até hoje foi porque já sonhou e trabalhou pesado. O que vem para o futuro com certeza também é, porque é algo que a gente está imaginando e trabalhando para acontecer”, completou Jorge.

Entre tantas conquistas no ano de 2022, os mineiros promoveram a primeira edição do Festival A Ilha. Idealizado por eles, o evento reuniu artistas de diferentes estilos musicais: Marcelo D2, Melim, Anavitória, Gabriel do Borel, Daparte e Clarissa – além, claro, da própria banda – na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte.

Os integrantes comentaram que, apesar de não ter nada confirmado, os fãs podem esperar uma próxima edição do festival para 2023. “A ideia é continuar fortalecendo A Ilha e, com certeza, é um objetivo levar para o Rio, São Paulo, Sul, Nordeste – para onde der para carregar essa Ilha com a gente e tudo que vem junto”, explicou Zani.

A banda finalizou escolhendo três canções para resumir o próprio som do quarteto. Para Pedro, seria “Telefone”, “A Gente Nunca Conversou (Ei Moça)” e “Transante“. Para Chico, são “Fifa”, “Não Vou Mentir” e o novo single “Olha Bela”. Para Jorge, “Chegou de Manso”, “NINGUÉM ME ENSINOU” e o grande sucesso “Deixa”; e, por fim, para Zani, “Não Vou Mentir”, “2026” e “Olha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *