in ,

Entrevista: Conheça Kley Tarcitano, diretor artístico de performances de Anitta, designer de JLo e mais

O diretor artístico já elaborou shows para diversos artistas globais

kley tarcitano
Foto: Divulgação

O diretor artístico Kley Tarcitano já esteve por trás de diversos shows e performances marcantes – como a apresentação de Anitta no Grammy Latino, show design de Jennifer Lopez para o Super Bowl, performances de J Balvin e Maluma e muito mais.

Leia mais: Em entrevista, banda Tuyo fala sobre Lollapalooza 2023 e próximos projetos

Em entrevista para o Tracklist, ele revisitou sua extensa trajetória profissional e contou mais detalhes sobre a importância de sua função para o showbiz. Além disso, Kley citou alguns projetos e trabalhos com artistas que o marcaram. Confira os destaques da conversa abaixo!

Entrevista: Kley Tarcitano

Anitta no Grammy Latino

A performance de Anitta para o Grammy Latino 2022 contou com a assinatura de Kley Tarcitano – que se tornou um dos pontos altos do evento. Sobre a produção, ele contou: “Eu queria fazer uma coisa muito diferente. Para essa performance, tivemos ela e 30 bailarinos no palco, que depois explodiu para uma festa de funk, que foi o que a gente viu”.

“E isso era algo que estava muito na cabeça da Anitta, uma ideia dela, um conceito dela. Daí nós fizemos, e eu fiz a parte da entrega desse produto para ela e para o show”, disse.

Trajetória

Antes de se tornar um diretor artístico, Tarcitano passou por diversas funções. Ele conta que começou sua jornada no entretenimento fazendo figurações em algumas produções na Flórida, Estados Unidos. A partir disso, ele começou a criar conexões que o permitiram seguir seu verdadeiro sonho – estar não à frente das câmeras, mas por trás delas.

“Eu não queria estar na frente das câmeras – eu queria criar o show”, disse. A oportunidade surgiu quando Kley conseguiu um trabalho como Assistente de Produção para o reality “American Idol”.

Neste ponto, ele começou a crescer em sua carreira, mas ainda longe de possuir uma estabilidade. No entanto, ele conta que isso não o afetou: “Você nunca pode deixar o dinheiro te parar, nunca. Claro que eu me endividei um pouquinho, mas valeu a pena depois”, falou, rindo.

Ainda nos bastidores do “American Idol”, o designer do programa o chamou para ser seu assistente após ter visto alguns projetos elaborados por ele quando ainda era criança. Posteriormente, ele se tornou o designer do backstage da produção.

kley
Projetos desenvolvidos por Kley quando criança.

Tarcitano foi, assim, notado pela Univison – emissora que produz programas como o Grammy Latino e o Billboard Latin Music Awards. “Eu devo ter feito mais ou menos umas 80 performances para o Grammy Latino. Eu trabalhei para eles por 5 anos, fazendo todas as performances do show; não só uma”, revelou.

Nesse ramo, o diretor artístico conseguiu conquistas como o Telly Awards – prêmio conquistado por seu trabalho com J Balvin e Maluma, em 2017; uma das performances que ele considera um destaque de sua carreira.

Trabalhos marcantes

Kley Tarcitano cita seus trabalhos com Jennifer Lopez como um dos pontos altos de sua trajetória. Segundo o diretor, a cantora teve um papel importante em sua história pois, com sua equipe, ele conseguiu fazer uma transição para o mercado americano. “A Jennifer me levou para esse mercado. Antes, eu fazia só as coisas latinas. Trabalhando com essas pessoas [a equipe da artista], tudo foi acontecendo”.

Ele também ressalta projetos feitos para o Disney Channel e o Luan City Portugal, feito com Luan Santana. “Eu nunca tinha feito um show em Lisboa, e foi muito especial”, comentou. Sobre a organização por trás do espetáculo, ele explicou:

“A gente gravou três músicas inéditas como se fossem clipes, num palco separado do principal. Depois, no palco principal, foi o show […] O processo foi muito incrível. E o Luan é uma pessoa muito legal, escuta muito a gente. E isso é uma coisa muito boa, ele escuta muito com quem ele trabalha e ele só cresce muito como artista fazendo isso”, elogiou.

Além disso, Tarcitano destacou o Coachella, realizado com Anitta. “O Coachella é um dos maiores festivais do mundo, e foi algo muito especial também, que foi aclamado mundialmente. Esse é um dos shows mais especiais para mim”.

Super Bowl

Kley também falou sobre o Super Bowl, um projeto que lembra com carinho. Ele realizou o trabalho de show designer para Jennifer Lopez e, assim, teve um papel na produção do espetáculo junto a uma equipe de elite. “Não tem como não citar esse trabalho com ela; porque no mercado do entretenimento, maior que o Super Bowl seriam apenas as Olimpíadas. Então, foi algo que eu gostei muito de fazer”.

Ele também relatou um desafio enfrentado pela equipe para a montagem do show: o clima. “Trabalhar em Miami é uma coisa complicada por causa do clima, é muito úmido. Então, as chances do gramado ficar danificado são maiores”.

“E o que é o mais importante do Super Bowl? É o show? Não, é o futebol. A NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) quer saber do jogo. Se qualquer coisa sobre o jogo fica comprometida, eles cortam do show. Isso foi algo que a equipe levou muito em consideração”.

O que torna as performances únicas?

Quando perguntado sobre as características que formam uma performance ou show de sucesso, ele ponderou: “Existem vários pontos. Você trabalha com artistas que te dão mais ideias, outros te escutam mais, então tem que ter um balanço em relação a isso. Às vezes, o que é um artista quer não é a melhor coisa, entendeu? Então, é muito importante o artista também escutar com quem ele está trabalhando, e é muito importante escutar essas ideias e filtrá-las”.

Ele também considera que uma das partes mais importantes para o funcionamento de uma produção é o orçamento. “Dinheiro não é ilimitado para nenhum artista, não importa qual seja”, afirmou.

“Então, eu vejo que esses são três pontos muito importantes para uma performance ser uma performance de sucesso: o balanço entre o artista e quem está junto; a parte financeira e a parte logística. Quando essas peças se encaixam perfeitamente, é muito bom. E é um equilíbrio, como tudo na vida. Nas performances é a mesma coisa. Tem que ser uma coisa orgânica”, completou.

Projetos para o futuro

Kley Tarcitano já conta com um currículo recheado, diversos projetos de sucesso e trabalhos para artistas globais. No entanto, isso não o impede de desejar outras oportunidades. “Eu sempre penso que ‘o próximo trabalho é sempre o que eu gostaria de fazer’. Mas eu gostaria muito de trabalhar com a Beyoncé um dia […] acho que eu e ela faríamos shows incríveis juntos”, falou.

Ele também comentou outras possibilidades: “Também queria fazer um projeto do Brasil, como o Carnaval. Ou fazer algo para as Olimpíadas. Seriam coisas que eu realmente gostaria de fazer”, finalizou.

Foto: Divulgação

Nos siga no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *