in

Disney e mais empresas anunciam suporte para acesso ao aborto nos EUA

Anúncio vem após a suprema corte do país derrubar a decisão que garantia proteção federal no procedimento

Fotos: Divulgação

Com a recente decisão da suprema corte dos EUA de derrubar a Roe v. Wade, que garantia o direito ao aborto no país, Netflix, Paramount, Disney, Warner Bros. Discovery, Sony, Meta e várias outras grandes empresas de mídia anunciaram que vão custear as viagens de seus funcionários que desejem abortar. Entenda o caso a seguir.

Empresas custeiam viagem para funcionários que desejem realizar aborto nos EUA

A decisão Roe v. Wade foi derrubada pela suprema corte estadunidense na última sexta-feira, 24 de junho, e repercutiu entre a população do país. Sem ela, as proteções federais dos direitos ao aborto acabam, deixando a decisão para os estados.

Como agora não há essa proteção, espera-se que mais da metade dos estados dos EUA acabem tornando o aborto totalmente ilegal (via Variety). Por isso, haveria grandes deslocamentos de pessoas para tentar realizar o procedimento em outros estados que ainda permitam o aborto.

Sendo assim, as empresas de mídia como Netflix, Paramount, Disney, Warner Bros. Discovery, Sony, Meta, entre outras, anunciaram custear essas viagens nos EUA para realizar aborto. Para elas, o importante é manter os cuidados necessários para seus funcionários.

Após a decisão, a Disney entrou em contato com seus funcionários no mesmo dia para reforçar que eles reconhecem o “impacto” desse fato. “Continuam comprometidos em fornecer acesso abrangente a cuidados de qualidade acessíveis para todos os funcionários da Disney e suas famílias”, diz a matéria da Variety.

A Live Nation publicou em seu Instagram uma mensagem que promete cobrir os custos das viagens de seus funcionários, em apoio às mulheres. A empresa é conhecida por ter planos que reembolsam deslocamentos necessários em casos de saúde.

Já a Netflix enfatizou que seu plano oferece até US$ 10.000 em reembolso para viagens de tratamento de câncer entre outros, dentre elas o procedimento do aborto. Em ação semelhante, a Warner Bros. Discovery agora também ampliou seu plano para incluir aborto na cobertura.

Após a reversão do caso Roe v. Wade, diversos artistas se manifestaram contra a decisão da suprema corte dos Estados Unidos, como Taylor Swift, Viola Davis e Mariah Carey. No festival Glastonbury, que ocorreu na Inglaterra no último final de semana, Olivia Rodrigo convidou Lily Allen para cantar a música “Fuck You” em protesto contra a revogação do direito ao aborto nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *