A Deezer anunciou, nesta terça-feira (27), uma atualização na funcionalidade SongCatcher – uma ferramenta para a identificação de músicas! No aplicativo, a nova função pode ser encontrada como o modo “cantar ou cantarolar”.
Leia mais: Vote: qual música Rihanna deve cantar no Super Bowl?
Alexandra Leloup, VIP Core Product da plataforma, explicou a novidade: “Todo mundo sabe o quão frustrante pode ser ter uma música na cabeça e não lembrar seu nome, e estamos muito orgulhosos de ser o primeiro serviço de streaming de música do mundo a dar aos nossos usuários a oportunidade de identificar uma faixa apenas cantarolando, cantando ou assobiando diretamente no aplicativo”.
“À medida em que continuamos melhorando o algoritmo, o recurso se tornará mais rápido e ainda mais preciso quando se trata de reconhecer músicas em nossa biblioteca, que conta com 90 milhões de faixas”, completou.
Entenda a nova função da ferramenta SongCatcher, da Deezer
A funcionalidade SongCatcher chegou à Deezer, originalmente, em 2018. Até então, o recurso era semelhante ao aplicativo Shazam: através de um botão no app, o usuário pode colocar um áudio para tocar. Assim, os dados da faixa apresentada são enviados à nuvem, que vasculha a faixa na biblioteca da plataforma. Ao ser identificada, a canção aparece na tela com todas as informações.
Na Deezer, a ferramenta é utilizada todos os dias por milhares de usuários. Em 2022, as faixas mais identificadas globalmente são, até o momento, “Calm Down”, de Rema feat. Selena Gomez; “As It Was”, de Harry Styles e “Hold My Hand”, de Lady Gaga.
No Brasil, o Top 3 fica com “As It Was”; “Pipoco”, de Ana Castela e “São João Chegou”, de Renanzim Pressão. É possível ver a playlist completa aqui.
Agora, o SongCatcher conta com mais uma função – o modo “cantar ou cantarolar”. Os usuários podem, então, identificar uma faixa apenas cantarolando, cantando ou assobiando partes da música.
Veja, abaixo, uma demonstração de como usar a atualização da ferramenta: