in

Vevo lista os 10 clipes dos anos 2000 mais assistidos; confira!

Foto: Reprodução

Em 1º de agosto de 1981, há 40 anos, estreava a MTV norte-americana. O canal, que fez história no consumo de música ao redor do mundo, marcou seu início com a exibição do videoclipe “Video Killed the Radio Star”, da banda The Buggles — logo, o primeiro clipe que foi ao ar na emissora. Em homenagem à data, a Vevo listou os 10 clipes dos anos 2000 mais assistidos nos EUA. Confira!

Leia também: Em comemoração, Vevo revela quais os vídeos mais assistidos em sua história

https://twitter.com/Vevo/status/1423101700626292738
Ainda estamos comemorando os 40 anos de videoclipes! Mergulhe nos mais assistidas dos anos 2000, incluindo clipes icônicos de @taylorswift13, @nelly_mo, @kellyrowland, @eminem, @ladygaga, e @50cent 🔊
▶️https://youtube.com/watch?v=VuNIsY…

Confira os 10 clipes dos anos 2000 mais assistidos do Vevo:

1. “You Belong With Me” – Taylor Swift

Co-escrita por sua parceira de longa data, Liz Rose, a faixa de Taylor Swift é um sucesso atemporal. O videoclipe foi filmado na Pope John Paul II High School em Hendersonville (Tennessee), local onde Taylor morou e seu irmão mais novo estudou.

O videoclipe foi dirigido pelo mesmo diretor de “Fifteen”, Roman White. Ele disse à MTV News: “Eu realmente queria que houvesse uma grande história de amor ali. [O vídeo] É sobre essas duas pessoas que viveram essas duas vidas frente a frente e ambos se amavam, mas nunca souberam disso.”

Vevo lista os 10 clipes dos anos 2000 mais assistidos; confira!
Foto: Reprodução

Quebrando diversos recordes, “You Belong With Me” apareceu no Top 5 nas listas Hot 100 e Country Songs da Billboard simultaneamente. Surpreendentemente, a música fez isso por duas semanas consecutivas — isso havia acontecido pela última vez há mais de nove anos.

A canção levou o prêmio de “Melhor Vídeo Musical Feminino” do MTV Video Music Award de 2009, batendo “Single Ladies (Put a Ring on it)” de Beyoncé, entre outros. A vitória de Swift, contudo, não agradou Kanye West, que interrompeu a cantora durante seu discurso.

Na mesma cerimônia, quando “Single Ladies” ganhou a maior homenagem do show (“Vídeo Musical do Ano”), Beyoncé mostrou chamou Swift de volta ao palco para terminar seu discurso. “Eu gostaria que Taylor aparecesse e tivesse o seu momento”, disse.

2. “Dilemma” – Nelly ft. Kelly Rowland

Em sua parceria com Kelly Rowland, a faixa de Nelly retrata a história de uma garota que pensa em outro cara mesmo quando está com o namorado — daí o “Dilemma”.

Esse foi o primeiro grande lançamento de Rowland fora do Destiny’s Child. Nelly era uma estrela já estabelecida e quente nas paradas, mas Rowland não era amplamente conhecida por sua carreira solo.

Esta, portanto, foi uma maneira boa (e muito segura) de apresentá-la como uma artista solo e prepará-la para seu primeiro álbum. A música apareceu tanto no álbum de Nelly, o “Nellyville”, quanto no álbum de estreia de Rowland, o “Simply Deep”.

Na Hot 100 da Billboard de 17 de agosto de 2002, “Dilemma” substituiu “Hot in Herre” na liderança, tornando Nelly a quinta artista na história da parada a substituir a si mesma na primeira colocação — seguindo os Beatles, Boyz II Men, Puff Daddy e Ja Rule.

3. “Without Me” – Eminem

Este foi o primeiro single de Eminem desde o “The Marshall Mathers LP”. Na música, ele canta que tudo era chato e vazio com ele longe, mas agora ele estava ali para dar às pessoas algo para falar — provocando artistas como The FCC, Limp Bizkit, Moby e Chris Kirkpatrick.

Na canção, o rapper se compara a Elvis Presley na música, observando que ambos se destacaram em estilos musicais dominados por músicos negros. Além disso, ele destaca que muitos dos que o criticam eram fãs de Elvis, que fizeram o mesmo.

O vídeo é o terceiro dos mais clipes mais assistidos pela Vevo e mostra Eminem e Dr. Dre como heróis do tipo Batman e Robin enviados para salvar o mundo. Ele inclusive, rendeu ao diretor Joseph Kahn seu primeiro prêmio Grammy de “Melhor Clipe”.

4. “Bad Romance” – Lady Gaga

Este hino atemporal foi o lead single da versão expandida do álbum de estréia de Lady Gaga, o “The Fame: Monster”.

Gaga revelou parte dessa canção na edição de 2 de outubro de 2009 do Saturday Night Live; enquanto a versão completa foi liberada quatro dias depois no desfile do estilista Alexander McQueen Primavera/Verão 2010 do Paris Fashion Week.

O videoclipe da música foi dirigido por Francis Lawrence, que dirigiu clipes para grandes nomes da música, como Britney Spears, Janet Jackson e Gwen Stefani.

Ao MTV News, Gaga disse que ela sabia que queria trabalhar com Lawrence:

Foi colaborativo. Ele é um diretor de vídeo pop e cineasta. Ele fez “Eu Sou a Lenda” e eu sou uma grande fã de Will Smith, então eu sabia que ele poderia executar o vídeo de forma que eu podia dá-lo todas as minhas ideias mais estranhas e psicóticas.

A música recebeu dez indicações ao MTV Video Music Awards 2010 — empatando com “Sledgehammer” de Peter Gabriel pelo recorde de mais indicações para um único vídeo — e venceu sete delas, incluindo o mais importante prêmio, o de “Vídeo do Ano”.

“Bad Romance” também ganhou o prêmio de “Melhor Música” em 2010 no MTV European Music Awards e Gaga recebeu os troféus de “Melhor Artista Pop” e “Melhor Artista Feminina” na mesma cerimônia.

5. “When I’m Gone” – Eminem

Esta música foi a maneira que Eminem encontrou para dizer a seus fãs que ele eventualmente partiria, que ele tem medo de perder sua filha Hailie e ele queria ter uma vida normal com sua filha e sua esposa.

Na canção, o rapper pede para não ficarmos tristes por ele ir embora e que está sempre pensando em seus fãs e em sua família.

6. “In Da Club” – 50 Cent

Produzida por Dr. Dre e Mike Elizondo, a faixa foi criada para o sexteto D-12 — o qual Eminem participou —, com a intenção de utilizá-la na trilha sonora do filme “8 Mile – Rua das Ilusões”.

A faixa nunca pertenceu ao D-12, mas depois que o 50 Cent assinou com o selo Shady/Aftermath de Dre, foi oferecida à banda. De acordo com Elizondo, ele passou uma hora escrevendo as letras e gravando a maior parte de seus vocais naquela noite.

A música foi lançada como o primeiro single dos 50 Cent e se tornou um grande sucesso, chegando ao topo da Hot 100 por nove semanas.

O vídeo da canção é o sexto dos clipes mais assistidos pela Vevo e mostra os integrantes do grupo passando por um treinamento na sede da Shady/Aftermath Records a fim de se tornarem superestrelas — um tanto quanto profético, eu diria.

O clipe ganhou o prêmio de “Melhor Vídeo de Rap” no MTV Video Music Awards de 2003 e o 50 Cent também ganhou o prêmio de “Artista Revelação”.

7. “When I See You” – Fantasia

“When I See U” faz parte do segundo álbum de estúdio Fantasia, que leva o nome da cantora, lançado em 2006. Escrito por Louis Biancaniello, Waynne Nugent, Erika Nuri, Kevin Risto, Janet Sewell e Sam Watters a música recebeu críticas bastante positivas.

Após o lançamento, alcançou a liderança da parada Hot R&B/Hip-Hop da Billboard e passou um ano por lá — uma das apenas 14 canções na história a alcançar esse feito.

Em dezembro de 2007, a faixa recebeu duas indicações ao Grammy de “Melhor Performance Vocal Feminina de R&B” e “Melhor Canção” de R&B, mas perdeu em ambas as categorias para “No One” de Alicia Keys.

O vídeo foi filmado pelo diretor Lenny Bass em 26 de março de 2007 e estreou um mês depois.

8. “Chop Suey” – System of a Down

“Chop Suey” é uma verdadeira mistura de elementos em que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Há quem acredite que a canção fale sobre o vício em drogas, enquanto outras interpretam que ela retrata como a sociedade vê a morte ou Jesus Cristo.

O guitarrista Daron Malakian, que a escreveu com o vocalista Serj Tankian, explicou:

A música fala que quando as pessoas morrem, elas serão vistas de maneira diferente dependendo da maneira como passaram [a vida]. Tipo: se eu morresse de overdose, todo mundo diria que eu mereci porque abusei das drogas, daí a frase “Anjos merecem morrer”.

O vídeo da canção é o nono dos mais clipes mais assistidos pela Vevo e foi dirigido por Marcos Siega, que também trabalhou com blink-182 e Papa Roach.

Filmado no estacionamento de um hotel barato perto de onde a banda cresceu em Los Angeles, a banda postou uma nota em seu site convidando os fãs a irem e participarem. Como não eram muito conhecidos, pensaram que conseguiriam cerca de 500, mas em vez disso compareceram 1.500 fãs.

Os fãs — principalmente crianças, é bom notar — foram instruídos a invadir o palco para que pudessem ajudar a capturar a real energia de seus shows ao vivo.

O nome original da música era “Suicide”, mas a Columbia Records fez com que mudassem para que ela tocasse nas rádios.

9. “Here Without You” – 3 Doors Down

O vocalista Brad Arnold disse que escreveu essa música inspirado em sua esposa (agora ex), mas não escreveu para ela — o que, aparentemente, há uma diferença.

Ele ri quando fala sobre o quão errado estava com sua declaração de amor — mas ninguém pode prever o futuro, não é mesmo?

Muitos militares americanos que se encontram longe de casa e de seus entes queridos se identificam com a letra desta canção.

O baixista do 3 Doors Down, Todd Harrell, disse em uma entrevista que muitas de suas faixas são escritas com interpretações livres, e que “Here Without You” é uma canção que muitos militares acessam diversos sentimentos.

10. “Party in the U.S.A.” – Miley Cyrus

Este foi o lead single do primeiro EP de Miley Cyrus, o “Time of Our Lives”. A canção estava programada para estrear nas rádios dos EUA em 4 de agosto de 2009, mas devido a um vazamento de uma versão demo, ela foi lançada no início de 29 de julho.

E, à época, Cyrus foi assunto de muitas polêmica com a apresentação dessa música no Teen Choice Awards de 2009, que contou com um poste de pole dance em um carrinho de sorvete e algumas danças consideradas… provocantes.

Alguns críticos questionaram se aquela performance era apropriada para sua idade e para a idade fãs. Outros apoiaram a cantora, sugerindo que era parte da transformação de Cyrus de estrela infantil em artista adulta sexy.

O diretor Chris Applebaum disse à MTV News que no videoclipe da música, Miley queria homenagear seu filme favorito, “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”. Além desse tributo, a cantora também queria homenagear os dias de namoro de seus pais.


Você conhece alguma dessas faixas? Qual sua favorita? Sabia que esses são os clipes mais assistidos dos anos 2000 na Vevo? Acompanhe e comente essa e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *