in ,

CHARTS: All Time Low tem o álbum mais vendido da semana… ou será que não? Discos de Ed Sheeran e Maroon 5 sobem

Ed Sheeran - Topo Oficial 1
Em uma ocasião relativamente inusitada, o álbum número 1 da Billboard 200 (a parada norte-americana de discos) não é o mais vendido desta semana. A trilha sonora de Velozes e Furiosos 7 vendeu 111,000 cópias equivalentes (aumento de 51% em relação à semana anterior) e é o #1 das paradas; Já “Future Hearts“, o sexto álbum de estúdio da banda All Time Low, é o segundo colocado com aproximadamente 80,000 unidades equivalentes. Mas o quarteto teve, de longe, o álbum mais comercializado da semana.

“Oi? Como?”. Sim, é estranho, mas não é difícil de entender. A palavra-chave aqui é “equivalente”. Há alguns meses, a Billboard passou a utilizar uma nova métrica para medir sua parada de álbuns, de forma a retratar mais fielmente como o público consome música hoje em dia. Além das vendas tradicionais de álbuns físicos e digitais, que sozinhos compuseram a parada de álbuns por anos, a venda de músicas individuais e streams em serviços como o Spotify agora também está contando.

A fórmula é a seguinte: a cada 10 músicas de um álbum compradas digitalmente, computa-se 1 venda daquele álbum – não importa se forem 10 faixas diferentes ou 10 vezes a mesma canção. Já com os serviços de streaming, 1500 streams de músicas de um álbum também equivalem a 1 venda daquele disco. Assim como no exemplo anterior, podem ser 150 streams de dez faixas diferentes, 750 streams de duas canções, 1500 de uma só… tudo equivale à comercialização de 1 álbum.

Dessa forma, voltamos ao dilema inicial: Quem foi o campeão de vendas da semana? O All Time Low ou a trilha da sétima edição da popular série de corrida? Bem, “Future Hearts” vendeu 75 mil discos tradicionais – álbuns inteiros em formato físico e digital – enquanto a trilha registrou apenas 45 mil unidades. No entanto, o sucesso do filme nas bilheterias americanas impulsionou a venda e os streams de canções da trilha: o single “See You Again”, de Wiz Khalifa, é o #1 da parada de singles, a Hot 100. Sozinha, a comercialização dessa música representa quase a totalidade das outras mais de 55 mil vendas equivalentes da trilha, totalizando os 111 mil que levaram o disco ao topo das paradas. Sem um grande single, as 13 faixas de “Future Hearts” conquistaram apenas mais 5 mil vendas para o disco, num total de 80 mil.

Concluímos, assim, que o álbum da banda é o mais vendido da semana, enquanto a trilha do filme é a mais consumida – mesmo que 99% desse consumo seja de apenas uma canção. Não foi tão enrolado assim, foi? Mas será que este é o meio ideal de representar o consumo de música? A indústria fonográfica do Reino Unido parece não ter gostado da ideia e deve manter sua fórmula tradicional.

Voltemos ao top 10! A trilha sonora de 50 Tons de Cinza sobe três posições e fecha o pódio com 47,000 cópias (-12%). “V“, do grupo Maroon 5, dá o maior salto da semana: do 11º para o 4º lugar, com 44,000 unidades vendidas (-17%). Percebe-se que é uma semana devagar quando álbuns que caem em vendas sobem de posição… o muito bem sucedido single “Sugar” é responsável por manter o disco lá em cima. “1989“, de Taylor Swift, se segura no quinto posto com pouco menos de 44,000 (-27%). É mais uma semana, a 24ª seguida, sem sair do top 5.

Outro que mantém sua colocaçã é “In The Lonely Hour“, de Sam Smith, no 6º lugar, com 43,000 discos (-27%).  Kendrick Lamar, com “To Pimp A Butterfly“, desce três postos para a 7ª posição (42,000, -36%), enquanto a mixtape “If You’re Reading This It’s Too Late“, de Drake, sobe do 14º para o 8º lugar com 40,000 (-1%). Mais dois discos escalaram as paradas: “X“, de Ed Sheeran, pula da 12ª para a 9ª colocação, com 39,000 álbuns vendidos (-19%), e “Title“, de Meghan Trainor, sai do 13º lugar para fechar o top 10 com 34,000 unidades (-17%). O #1 da semana passada, “The Album About Nothing” do rapper Wale, cai direto pra fora do top 10, na 11ª posição com 33,000 (-67%).

Na semana que vem, a sensação teen Shawn Mendes deve conquistar o #1 com 110-120 mil discos. Outras boas estreias serão as de Reba McEntire (60-65 mil), Tyler the Creator (60-65 mil) e da banda Halestorm (45-50 mil). A trilha de Velozes e Furiosos deve se segurar no segundo lugar, e a falta de um single bem sucedido deve tirar o All Time Low do top 10. Também pode ser o fim do reinado de Taylor Swift no top 5… fique ligado para a próxima coluna de charts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *