in

Entendendo a era “Crash”, novo álbum de Charli XCX

Marcado para o dia 18 de março de 2022, o novo álbum de estúdio de Charli XCX, “Crash”, já é um dos projetos mais aguardados do próximo ano e com a expectativa de ser um era grandiosa para a cantora britânica. Com a promessa de ser o repertório mais pop, e até então o último lançamento pela gravadora, venha entender mais sobre o conceito do novo álbum “Crash”.

Entenda a era “Crash”, novo álbum de Charli XCX

1- O “Janet album”

Uma das primeiras informações a serem divulgadas sobre o álbum é que o projeto seria inspirado principalmente em Janet Jackson, uma das maiores artistas de r&b e pop, que revolucionou a indústria em diversos sentidos. Planejado para sair ainda em 2020, mas devido a pandemia ele foi engavetado e deu vez ao “how i’m feeling now”. Apelidado pelos fãs como o “Janet Album”, a expectativa se tornou ainda maior quando Charli comentou ao portal Stereogum que acreditava que esse é o seu trabalho mais diferente e bem polido de todos, tanto esteticamente como musicalmente.

Com os singles já lançados do álbum até agora, “Good Ones” e “New Shapes”, já deu pra sentir essa inspiração oitentista e bem pop. Vale lembrar que um dos álbuns mais populares de Janet, o “Velvet Rope”, é um mistura de r&b com o dance pop e até eletrônico, que se encaixaria muito bem com a Charli. Será que vem aí?

2- Satirizando a indústria

Acompanhando os posts nas redes sociais de Charli desde que a nova era começou, dá pra ver um novo comportamento da cantora, com postagens sarcásticas sobre a indústria da música. “É sobre sexo e sexualidade. Pode fazer as pessoas dançarem e chorarem ao mesmo tempo. É uma vibe”, comentou a britânica para ao portal InStyle.

Sendo o último projeto do contrato com a sua gravadora, ainda sem saber se vai continuar ou não, Charli optou por vestir completamente a personagem de uma popstar que segue todas as regras da indústria, ao mesmo tempo que aproveita o momento para satirizar toda essa cultura e estereótipos que criam em cima desse tipo de artista. É quase como se fosse uma resposta dela para a gravadora: “Ah é? Vocês querem algo comercial e pop? Então vou entregar pra vocês…mas do meu jeito”. Então se preparem por uma era digna de uma pop girly superstar: videoclipes teatrais, sexy, provocativos, coreografias e grandes perfomances!

3- Os produtores confirmados

https://twitter.com/FckyeahCharli/status/1213268673961644034?s=20

Entre o time de produtores confirmados até o momento está o seu parceiro de longa data A.G.Cook; O duo Digital Farm Animals; Ariel Rechtshaid e muito mais. No começo de 2020, Charli foi vista também em estúdio com Patrick Berger e Justin Raisen, ambos produtores que trabalham no seu primeiro disco, “True Romance”. Porém, não se tem ainda confirmação se eles estarão presentes em “Crash”.

4- Sonoridade e feats

Como dito anteriormente, Charli acredita que esse é o seu trabalho mais pop, e além das referências de Janet, há também inspirações oitentistas, assim como o “True Romance” teve. Algumas que citou para a revista MET Magazine são Prince, Martika e T’Pau. Então já dá pra esperar um trabalho bem nostálgico, com bastante synth pop, house e r&b, principalmente para quem acompanha Charli desde o começo.

Além de “New Shapes” com feat com Christine and the Queens e Caroline Polachek, já foi confirmado a colaboração com Rina Sawayama. Pelo breve spoiler que Charli deu em uma live, a produção vai para uma pegada house music, que teve sua grande popularização no final dos anos 80 e começo dos anos 90.

Bom, até o momento estamos no aguardo de mais informações e a divulgação oficial da tracklist de “Crash”, que pelo visto vai ser um momento bem marcante na carreira de Charli XCX. Alguém aí mais contando os dias para março chegar logo?

Foto: Reprodução/Terrence O’Connor

Leia também: Opinião: A importância da carreira de Charli XCX entre o pop e o hyperpop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *