O pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor João Donato faleceu na madrugada desta segunda-feira, 17 de julho, no Rio de Janeiro. A morte do multi-instrumentista, mestre da bossa nova e da MPB, foi confirmada pela sua família.
Morre o multi-instrumentista João Donato
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, traz a mensagem publicada no perfil do músico, confirmando sua morte, aos 88 anos de idade.
O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, conforme diz a legenda da publicação, e a cremação será no Memorial do Carmo (via Estadão). Os horários serão divulgados em breve.
A morte de Donato foi em decorrência de uma série de problemas de saúde (via G1 Rio de Janeiro). O músico tivera recentemente uma infecção nos pulmões e fora internado com pneumonia na Casa de Saúde São José, sendo intubado no dia 6 de julho.
Com 74 anos de carreira, João Donato de Oliveira Neto nasceu em Rio Branco, no Acre. Foi um dos principais nomes da bossa nova, sendo parceiro de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros músicos. O artista expandiu os limites da MPB ao fundir jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos (via Estadão).