O Billboard Music Awards 2021, cerimônia de entrega de prêmios realizada pela revista Billboard para homenagear os principais artistas da indústria musical, foi realizado no último domingo (23/5). Com ninguém mais, ninguém menos que Nick Jonas como apresentador, o evento ocorreu no Microsoft Theater, em Los Angeles.
Aqui, separamos os melhores momentos do prêmio, além de vídeos das performances e a lista completa de vencedores. Confira:
4 melhores momentos do Billboard Music Awards 2021
1. Homenagem a Pop Smoke
Shoot for the Stars, Aim for the Moon, disco do rapper americano Pop Smoke, que foi assassinado aos 20 anos em fevereiro de 2020, foi o vencedor da categoria Melhor Álbum Billboard 200. Para aceitar o troféu, Audrey Jackson, mãe do cantor, subiu nos palcos da premiação.
“Eu gostaria de agradecer os fãs por honrarem tanto a vida e o espírito do meu filho que ele continua a se manifestar como se ainda estivesse aqui em carne e osso. Ele criou música para a criança que tem que dormir às quatro da manhã, para a criança que tem que descobrir como ir para a escola todos os dias para se formar e fazer a mãe orgulhosa. Ele fez isso para que jovens de 14 anos de idade não precisassem se matar para provar que são alguém”, falou Audrey, emocionada. “Bashar Barakah Jackson, nós chamamos seu nome”, finalizou.
2. Drake, Artista da Década, e o filho Adonis
Acompanhado do filho de três anos Adonis, Drake subiu nos palcos do Billboard Music Awards 2021 para aceitar o troféu de Artista da Década. O prêmio foi introduzido por um vídeo narrando a trajetória do cantor, com declarações de sua equipe e familiares. Durante a homenagem, Future the Prince, o empresário do rapper, chegou a afirmar que Drake é “a pessoa mais gentil, altruísta e generosa que conhecemos”.
“Eu sou muito autoconsciente da minha música e, mesmo que eu faça um ótimo trabalho, eu sempre penso como eu poderia ter feito melhor. Eu raramente comemoro qualquer coisa. E para quem está assistindo e se perguntando como isso aconteceu, essa é a resposta verdadeira: é estar tão inseguro de como você está fazendo que você simplesmente meio que continua na esperança de descobrir a fórmula”, admitiu. “Eu sei que eu gastei um incalculável número de horas tentando analisar todas as coisas que eu fiz errado, mas esta noite, ao menos por uma vez, eu tenho certeza que nós fizemos algo certo”, comemorou Drake.
3. Jon Bon Jovi apresentando P!nk como Ícone da Música
Responsável por entregar o troféu de Ícone da Música para P!nk, Jon Bon Jovi aproveitou para contar uma engraçada história da amizade entre os dois. O cantor revelou que os dois são amigos desde que ele descobriu a paixão de P!nk por ele na infância. “Ela me disse que eu era seu crush quando ela tinha sete anos de idade e que, quando ela descobriu que eu era casado, eu quebrei seu coração”, declarou o vocalista.
Entrando na brincadeira, a cantora também relembrou dos anos em que era apaixonada por Bon Jovi. “Eu tenho que te dizer, eu não saí do meu quarto por uma semana quando você casou com a Dorothea. Eu troquei o seu pôster por um pôster do Sebastian Bach. Fico feliz que você encontrou um casamento duradouro, mas você realmente me magoou, então eu vou aceitar esse prêmio como um pedido de desculpas, eu aceito”, brincou.
Piadas à parte, P!nk mostrou sua gratidão por poder trabalhar com sua verdadeira paixão ao aceitar o troféu. “Eu amo o que faço, amo as pessoas com quem posso fazer, e somos bons no que fazemos, mas isso não faria diferença se ninguém viesse nos ver. Muito obrigada a todos do mundo que estão assistindo. É uma honra ganhar esse prêmio. Podem sonhar alto, porque algum dia isso pode se tornar realidade”, agradeceu a cantora.
4. The Weeknd, o grande vencedor do Billboard Music Awards 2021
Surpreendendo um total de zero pessoas, The Weeknd foi o grande vencedor desta edição do Billboard Music Awards. Recordista de indicações, o cantor levou 10 prêmios dentre as 16 categorias em que estava concorrendo. Além de levar para casa os troféus de Top Música Hot 100, Melhor Artista Masculino, Artista Top 100, Top Artista de Rádio, Top Artista de R&B, Top Artista Masculino de R&B, Top Álbum de R&B, Top Música de Rádio e Top Música R&B, o cantor foi o vencedor da principal categoria da noite, Melhor Artista. Durante seu discurso de aceitação, The Weeknd fez questão de agradecer seus fãs afirmando: “Eu sou o homem que sou por causa de vocês”.
Performances do Billboard Music Awards 2021
AJR
O trio de irmãos AJR, Adam, Jack e Ryan Met, apresentou na premiação um medley das músicas BANG! e Way Less Sad. Além de abrir a performance, BANG! também foi a vencedora da categoria Melhor Música de Rock.
Alicia Keys
Introduzida por Michelle Obama, Alicia Keys aproveitou o Billboard Music Awards 2021 para comemorar os 20 anos do seu icônico álbum Songs in a Minor. Alicia apresentou um medley das músicas Piano and I, A Woman’s Worth, How Come You Don’t Call Me e Fallin’, acompanhada por seu piano e cantoras backing vocal.
“Alicia, você é uma luz brilhante, uma força singular, você inspira a mim, minhas filhas e milhares de fãs ao redor do mundo”, homenageou Michelle durante a introdução.
Bad Bunny
Bad Bunny tomou os palcos da premiação para apresentar Te Deseo Lo Mejor, faixa do trabalho El Último Tour Del Mundo de 2020. O disco fez história na indústria musical se tornando o primeiro álbum inteiramente em espanhol a alcançar o #1 na lista Billboard 200. Além de se apresentar, Bad Bunny também foi o vencedor do prêmio de Melhor Artista Latino.
BTS
Em uma apresentação pré-gravada diretamente da Coreia do Sul, o BTS realizou a primeira performance de Butter, novo single do fenômeno musical. Em menos de uma semana de lançamento, a música se tornou a maior estreia do Spotify e do YouTube, com 11 e 108 milhões de reproduções nas primeiras 24 horas, respectivamente. Além da apresentação, o grupo ganhou todos os quatro troféus em que concorria no Billboard Music Awards 2021.
DJ Khaled, H.E.R e Migos abrindo o Billboard Music Awards 2021
Quem ficou responsável por abrir a premiação foi DJ Khaled, acompanhado da cantora H.E.R e do trio Migos. Em uma apresentação da música We Going Crazy na área externa do evento, Khaled dedicou a apresentação à sua mãe.
Doja Cat e SZA
Doja Cat e SZA também fizeram uma performance inédita nos palcos da premiação. Acompanhada por um grupo de dançarinos, a dupla cantou o hit Kiss Me More em uma apresentação recheada de coreografias elaboradas.
Duran Duran
A banda inglesa Duran Duran apresentou um medley de sucessos no BMMA 2021. Abrindo a performance, o grupo cantou Notorious, hit dos anos 80, seguido por Invisible, novo single single da banda que antecede o lançamento do álbum Future Past. Duran Duran fechou a apresentação com Hungry Like the Wolf.
Glass Animals
Fazendo sua estreia nos palcos do Billboard Music Awards, a banda Glass Animals realizou uma apresentação de Heat Waves, faixa presente no álbum Dreamland, de 2020.
Jonas Brothers e Marshmello encerrando o Billboard Music Awards 2021
E o apresentador da premiação fez tudo! Nick apareceu ao lados dos irmãos e de Marshmello para a primeira performance ao vivo de Leave Before You Love Me. Além da nova música, os Jonas Brothers também cantaram Sucker e Only Human, singles do álbum mais recente do trio, Happiness Begins. E não parou por aí! Para fechar com chave de ouro, os irmãos cantaram um trecho de Remember This, faixa que deve ser lançada como próxima música de trabalho da banda e que dá o nome da nova turnê do grupo.
Karol G
A edição deste ano também marcou a estreia de Karol G nos palcos do BMMA. A cantora apresentou um medley das faixas Bichota e El Makinon, ambas de seu recente álbum KG0516. Além da apresentação, Karol G voltou para casa com o troféu de Artista Feminina Latina.
P!nk
P!nk, homenageada da noite, fez uma linda performance passando pelos hits da sua carreira, sem deixar de lado os elementos circenses sempre presentes em seus shows. A apresentação iniciou com a música Cover Me in Sunshine, apresentada ao lado de sua filha Willow. A música, lançada em fevereiro, é um dueto entre as duas. Em seguida, a artista emendou uma sequência de sucessos: All I Know So Far, Get the Party Started, So What, Blow Me (One Last Kiss), Who Knew, Just Like a Pill e Just Give Me a Reason.
Sounds of Blackness e Ann Nesby
Apresentados por Jimmy Jam e Terry Lewis, o grupo Sounds of Blackness apresentou a música Optimistic, ao lado da cantora Ann Nesby. A performance a capella marcou o aniversário de 30 anos da faixa e foi dedicada e apresentada diretamente da cidade de Minneapolis, Minnesota. Recentemente, um tiroteio no centro da cidade causou duas mortes e deixou oito pessoas feridas.
The Weeknd
Dando adeus à era After Hours, The Weeknd, grande vencedor da noite, realizou mais uma performance imprevisível de Save Your Tears, acompanhado por um “balé” de carros.
twenty one pilots
Logo após a estreia de Scaled and Icy, álbum lançado na última sexta-feira (21/5), o grupo twenty one pilots realizou uma performance de Shy Away, um dos primeiros singles da nova era do duo, no BMMA.
Confira a lista completa de vencedores do Billboard Music Awards 2021
Melhor Artista
The Weeknd
Artista Revelação
Pop Smoke
Artista Masculino
The Weeknd
Artista Feminino
Taylor Swift
Melhor Duo/Grupo
BTS
Melhor Artista Billboard 200
Taylor Swift
Melhor Artista do Hot 100
The Weeknd
Melhor desempenho de artista no streaming
Drake
Melhor desempenho de artista em vendas de música
BTS
Melhor desempenho de artista em rádio
The Weeknd
Melhor artista nas redes sociais
BTS
Melhor artista R&B
The Weeknd
Melhor artista masculino de R&B
The Weeknd
Melhor artista feminino de R&B
Doja Cat
Melhor artista de Rap
Pop Smoke
Melhor artista masculino de Rap
Pop Smoke
Melhor artista feminino de Rap
Megan Thee Stallion
Melhor artista de Country
Morgan Wallen
Melhor Artista Masculino de Country
Morgan Wallen
Melhor artista feminino de Country
Gabby Barrett
Melhor duo/grupo de Country
Florida Georgia Line
Melhor artista no Rock
Machine Gun Kelly
Melhor artista Latino
Bad Bunny
Melhor Artista Masculino Latino
Bad Bunny
Melhor Artista Feminino Latino
Karol G
Melhor Duo/Grupo Latino
Eslabón Armado
Melhor artista Dance/Electronic
Lady Gaga
Melhor artista de música cristã
Elevation Worship
Melhor artista gospel
Kanye West
Melhor álbum Billboard 200
Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon
Melhor álbum de R&B
The Weeknd, After Hours
Melhor álbum de Rap
Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon
Melhor álbum de Country
Morgan Wallen, Dangerous: The Double Album
Melhor álbum de Rock
Machine Gun Kelly, Tickets to My Downfall
Melhor álbum de música latina
Bad Bunny, YHLQMDLG
Melhor álbum de Dance/Electronic
Lady Gaga, Chromatica
Melhor álbum de música cristã
Carrie Underwood, My Gift
Melhor álbum gospel
Maverick City Music, Maverick City Vol. 3 Part 1
Melhor Música do Hot 100
The Weeknd, Blinding Lights
Melhor Desempenho de Música no Streaming
DaBaby ft. Roddy Ricch, ROCKSTAR
Música com Melhor Desempenho em vendas
BTS, Dynamite
Melhor Música de Rádio
The Weeknd, Blinding Lights
Melhor Colaboração (Voto de Fã)
Gabby Barrett ft. Charlie Puth, I Hope
Melhor Música R&B
The Weeknd, Blinding Lights
Melhor Música de Rap
DaBaby ft. Roddy Ricch, ROCKSTAR
Melhor Música Country
Gabby Barrett, I Hope
Melhor Música Rock
AJR, Bang!
Melhor Música Latina
Bad Bunny & Jhay Cortez, Dákiti
Melhor Música Dance/Eletrônica
SAINt JHN, Roses (Imanbek Remix)
Melhor Música Cristã
Elevation Worship ft. Brandon Lake, Graves Into Gardens
Melhor Música Gospel
Kanye West ft. Travis Scott, Wash Us In The Blood
Para acompanhar a cobertura das principais premiações musicais, siga o Tracklist nas redes sociais.