in

20 anos de “Let Go” e o impacto de Avril Lavigne na indústria

Influenciando toda uma geração de artistas, a cantora comemora hoje duas décadas do seu primeiro álbum de estúdio

Influenciando toda uma geração de artistas, a canadense Avril Lavigne comemora hoje os 20 anos do seu primeiro álbum de estúdio, “Let Go”. Lançado em uma época que o pop de Britney Spears e Christina Aguilera estavam em alta, a artista foi um contraponto ao que era popular no começo dos anos 2000.

Nessa última sexta-feira (3), a celebração veio acompanhada com uma edição especial de aniversário do álbum nas plataformas, incluindo faixas inéditas. Mas antes disso, vamos ver um pouco de todo esse impacto que Avril causou na indústria?

O legado de “Let Go”

Não é todo artista que no álbum de estreia consegue vender mais de 20 milhões de cópias, acumular hoje no Spotify um bilhão de streams, receber cinco indicações ao Grammy, com uma sonoridade oposta ao que estava em alta na época. Ainda mais em 2002. Claramente inspirado pela honestidade nua e crua da sua conterrânea Alanis Morissette, com apenas 17 anos Avril levou ao seu repertório toda a angústia, raiva, tristeza e honestidade de uma adolescente.

Escolhendo a influência do punk, rock e até a estética mais “emo”, Avril criou um repertório que misturasse tudo isso mas ainda assim fosse pop. Considerada uma das percursoras do pop-punk no mainstream da época, a inocência e personalidade da cantora não limitava-se apenas a música. A sua atitude rebelde, roupas largas e escura, tudo comunicava e influenciava na sua imagem e como era vendida, e influenciava certamente o comportamento de quem consumia sua arte.

Juntando todos esses fatores, Avril foi um fenômeno: a cantora arrastou multidões de jovens logo em seu primeiro trabalho, ocupando talvez uma lacuna que estava em falta na época. E com toda essa imponência e sucesso comercial, lotando casas de shows, programas de TV e rádios, a artista acabou inspirando e abrindo um novo caminho de oportunidades para uma nova geração de artistas. E até um novo segmento, que a indústria mainstream começou a prestar mais atenção e caminhar nessa direção. Todos agora queriam “uma nova Avril”.

Leia também: “SOUR”, de Olivia Rodrigo, arranca elogios de Avril Lavigne

Inspirando uma geração

Tamanha foi a influência do que Avril fazia e representava que, após 2002, de fato teve uma mudança na indústria. Quem lembra da época de ouro dos artistas da Disney? Demi Lovato, Miley Cyrus, Hillary Duff, todas trazendo o perfeito balanço do pop com o rock. Algo que, ainda que cada um trazia a sua personalidade em suas obras, não podia deixar de evidencia a influência de Avril.

E as influências não param por aí. Inúmeros artistas, principalmente as mulheres, falam abertamente sobre a importância de Avril para as suas carreiras, cmo Hayley Williams, vocalista do Paramore, e até mesmo a nova geração, como Billie Eilish, Olivia Rodrigo (que recentemente até cantaram juntas) e WILLOW, que lançou uma colaboração com ela no seu último álbum.

Sem contar que “Let Go” é um álbum repleto de hits. Diz aí: quem não ficava com vontade de andar de skate ouvindo “sk8er boi”? Chorar escorrendo na parede com a baladinha “Im With You”? Ou pegar as suas roupas pretas e calça larga pra cantar no alto dos pulmões com “Complicated”? E para celebrar esse álbum, ouvindo a versão comemorativa lançada nessa semana, e prestar atenção na sonoridade e letras, tornou evidente a qualidade que o repertório ainda tem hoje e como ele envelheceu muito bem. Até também fica mais fácil de identificar as influências da sua música nos artistas de hoje.

A versão comemorativa do álbum foi lançado com algumas faixas inéditas, como a versão da canadense de “Breakaway“. Para quem não sabe, Avril é uma das compositores de um dos maiores hits de Kelly Clarkson.

No fim, Avril Lavigne abraçou todo um segmento adolescente com sua honestidade nas letras, sem esconder os seus sentimentos. Sejam felizes, rebeldes ou tristes. Avril quebrou várias barreiras que existiam na indústria naquela época e deixou claro a mensagem para os seus fãs: seja autêntico, independente do que as pessoas esperam ou o que mandem fazer. Siga sendo você mesmo.

Leia também: Avril Lavigne esgota ingressos no Brasil; o que esperar de turnê?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *