in

“O Jogo que Mudou a História” promete surpreender com narrativa nunca antes contada

Produção chega ao Globoplay nesta quinta (13)

Por Lidiane Nóbrega – Na última terça-feira (11), o Rio de Janeiro recebeu a pré-estreia da nova série original Globoplay, “O Jogo que Mudou a História”, e reuniu elenco e equipe da produção. Alguns nomes como Babu Santana, Jonathan Azevedo, Ravel Andrade, Vanessa Giácomo e Raphael Logam marcaram presença no evento, que aconteceu em um cinema na Zona Sul da cidade. O Tracklist conferiu de perto os detalhes do grande encontro.

Criada e roteirizada por José Junior, a série é baseada em fatos reais e narra o surgimento das facções do narcotráfico a partir de eventos que acontecem no presídio de Ilha Grande e em favelas do Rio. A narrativa é ambientada no fim dos anos 70 e se desenvolve nos cenários das fictícias favelas de Padre Nosso, Parada Geral e Morro da Promessa, além do próprio presídio.

“O Jogo que Mudou a História” : o que esperar da série

A trama se inicia com a chegada de Egídio (Ravel Andrade), jovem preso depois de atropelar a filha de um general, e Jesus Pedra (Raphael Logam), novo carcereiro da ilha – ambos novatos no presídio. Com o desenrolar da história, o público poderá conferir a partir desta quinta-feira (13) como uma partida de futebol levou a uma guerra que durou 25 anos.

No tapete vermelho da pré-estreia, Ravel Andrade destacou ao Tracklist a relevância de contar essa narrativa. “A trama é contada a partir do ponto de vista do preso, não temos tantas histórias assim no Brasil. O José Junior cria esse roteiro a partir de relatos que ele viveu, ele não pesquisou em nenhum livro”, comentou. “A gente não fala muito sobre a precariedade do sistema carcerário – as pessoas fingem que está tudo bem, e, na verdade, ele é precário até os dias de hoje. Esperamos que a série abra os olhos das pessoas para a forma como esses presidiários são tratados”.

Um dos destaques do primeiro episódio, exibido durante a pré-estreia e marcado por muita tensão e violência, é o personagem vivido por Bukassa Kabengele. Preso respeitado por todos em Ilha Grande, Mestre é um dos líderes criadores do Comando Vermelho, antiga facção Falange Vermelha, e está sob tortura em uma cela solitária nas cenas iniciais da obra. “Já tiveram algumas tentativas de falar sobre histórias de encarceramento e a questão do crime, mas José Junior traz um olhar extremamente diferenciado – de dentro para fora – e humano para a construção dessa narrativa. É transformadora a oportunidade das pessoas verem como é a vida e distribuição sociopolítica desse recorte importante da população brasileira”, respondeu o ator ao Tracklist.

Para contar os 10 episódios, que serão lançados dois por semana, às quintas-feiras, o criador da série, José Junior, fez gravações em comunidades e penitenciárias reais para levar ainda mais verdade e imersão ao espectador. Na opinião de Raphael Logam, esse foi o maior desafio que ele enfrentou em “O Jogo que Mudou a História”. “É muito gratificante ter oportunidade de fazer cenas em lugares reais, mas foi um desafio. A gente sempre deseja que isso aconteça, mas quando acontece, é um terror, porque é real. Foi pesado, mas hoje a gente respira com mais calma (risos) e eu agradeço por ter sido lá, e não uma cidade cenográfica”, contou em conversa conosco.

Antes da exibição para os convidados, o líder de Finanças, Jurídico e Infraestrutura e de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, Manuel Belmar, celebrou a estreia deste produto e o descreveu como “sem precedentes, já que nunca foi feito nada igual no Brasil”. “É um orgulho muito grande ver esse projeto incrível, que vi nascer e se desenvolver há 10 anos. Temos 70% do elenco composto por pessoas pretas e 40% de gente nova, sem experiência. Estamos criando oportunidades para incluir essas pessoas na arte e cultura”, comentou.

Babu Santana, que dá vida ao personagem Hoffmann, aproveitou a ocasião para demonstrar sua empolgação para conferir o resultado da obra. “Foi muito bom trabalhar com esse pessoal todo e estou muito ansioso. Pensei: ‘José Junior é meu parceiro, vai me mandar o link e vou ver’… Mas não vi até agora”, brincou. “Enfim, esse é o jogo que vai virar a história aí para nós”, completou o artista.

As consequências dessa guerra duradoura e intensa eclodida durante uma emblemática partida de futebol entre os times não ficará, no entanto, limitada a essa temporada. José Junior revelou ao Gshow que, mesmo antes da estreia dos primeiros episódios, os roteiros da segunda temporada já foram encomendados.