in

Show de The Weeknd em São Paulo tem grande estrutura e convidados especiais

Cantor trouxe apresentação inédita e única para marcar novo lançamento

Foto: Live Nation Brasil/@IrisAlvesC

De volta ao Brasil, The Weeknd trouxe um show inédito para São Paulo nesse sábado (7) – em todos os sentidos. A apresentação, anunciada de surpresa em julho, esgotou rapidamente os ingressos e atiçou ainda mais o público por ser a escolhida para ganhar uma transmissão ao vivo pelo YouTube. Afinal, o que aconteceria de tão importante nesta noite? 

As especulações não pararam de lá para cá – na realidade, começaram até mesmo poucos dias antes do anúncio, quando o cantor publicou uma foto do apóstolo São Paulo com a bandeira do Brasil na legenda, dando indícios de uma vinda ao país. Depois, foi registrada uma música, também intitulada “São Paulo”, do artista com Anitta no site da American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP), que ainda levou os nomes de Tati Quebra Barraco e DJ Cabide no registro (guarde essa informação porque ela será relevante ao longo do texto!).

Além disso, o show no Brasil não seria parte da turnê “After Hours Til Dawn”, que veio ao país em outubro do ano passado e segue em andamento – em outubro, por exemplo, passará pela Austrália. Segundo a própria divulgação do evento, seria uma noite “única” em que o cantor estrearia em solo brasileiro “uma produção nunca vista antes”. 

Os burburinhos se dissiparam com o anúncio de Abel Tesfaye, na última quarta-feira (4), de seu novo álbum, “Hurry Up Tomorrow” – a capa foi revelada horas antes do artista pisar no palco do MorumBIS. O trabalho encerra a trilogia iniciada com o disco “After Hours” (2020) e continuada com “Dawn FM” (2022). Seria, então, uma apresentação focada em sua nova era? 

Produção estonteante marca show de The Weeknd em São Paulo

Conforme a chegada do público ao MorumBIS, era difícil não sentir o impacto da grandiosidade da apresentação. Um telão gigantesco integrou o fundo do palco, uma enorme passarela dividiu o estádio e talvez o mais impressionante: uma espécie de casarão foi implementada no meio da pista. 

Foi ali mesmo que Abel começou a sua apresentação, às 21h em ponto, após show de abertura de DJ Guuga. Com três andares, o cantor se materializou no topo da estrutura, acompanhado no pavimento de baixo de um corpo de dançarinos que entrou pelo fundo do palco após a projeção do telão indicar a abertura de um grande portão.

Foto: Live Nation Brasil/@IrisAlvesC

As projeções, aliás, foram um show à parte e complementaram o espetáculo, com uma série de visualizers que devem integrar sua nova fase. Por vezes, o público foi impactado por efeitos de luz piscantes que iluminaram o ambiente em contraste com a luminosidade baixa e alaranjada marcada em boa parte da noite. 

A estrutura primorosa ajudou a configurar o que seria uma noite especial na carreira do artista – e as surpresas não pararam por aí.

Participações especiais causam êxtase

Para além do impacto visual, o público foi surpreendido pela chegada de Playboi Carti durante uma explosiva apresentação de “FE!N”, faixa que o rapper participa com Travis Scott. The Weeknd e Playboi dividiram o palco também durante a performance de “TIMELESS”, que marca o feat dos artistas.

The Weeknd e Playboi Carti. Foto: Live Nation Brasil/@IrisAlvesC

Logo após a saída de Playboi do palco, cuja presença causou frisson nos fãs, The Weeknd retorna ao casarão – e no seu topo, aparece uma dançarina em um esfuziante vestido vermelho. Era ninguém mais, ninguém menos que Anitta, que bailou ao som de… isso mesmo, “São Paulo”, a faixa que marca a parceria dos dois – e que conta com o sample de “Bota Na Boca, Bota na Cara”, de Tati Quebra Barraco, também creditada no registro da parceria. 

Após o show, Tati gravou um vídeo agradecendo Anitta pelo uso do sample na faixa: “Da CDD (Cidade de Deus) pro mundo! Anitta, obrigada por tudo, pelo reconhecimento, por samplear minha música e reconhecer o meu trabalho”, comemorou. 

Ovacionada pela plateia e reverenciada por Abel, Anitta mandou beijos ao público e marcou uma sequência de eventos que impactou tanto quem assistia ao show presencialmente quanto em casa.

Setlist novo e focado em trilogia

Tantas novidades em um curto intervalo de tempo deixaram o público atônito, desde a super produção apresentada quanto a presença de convidados especiais. Só que não podemos nos esquecer do principal objetivo do show: a apresentação do novo trabalho de The Weeknd. 

Mas por que o Brasil foi escolhido para estrear essa fase de sua carreira? Em entrevista para a Billboard Brasil, Abel revelou que compôs a música central de seu novo disco em São Paulo, no ano passado, durante a turnê “After Hours TIl Dawn”, e que foi profundamente impactado pela energia dos fãs brasileiros. 

“Posso falar por todos os artistas quando digo que é difícil colocar em palavras o amor e a energia que o povo brasileiro expressa quando você está no palco (…) Vocês sentem profundamente a música. São Paulo e Rio me lembraram que as frequências que emitimos como músicos são importantes. Me lembram por que eu queria fazer música: para me conectar. Vou passar o resto da vida consciente disso”, comentou o músico. 

Tamanha sinergia entre artista e público foi crucial para o canadense optar por trazer ao país um show completamente inédito em todos os sentidos. Na noite passada, o cantor não economizou em mostrar, pela primeira vez, suas novas canções ao público brasileiro – e ao mundo. 

Foto: Live Nation Brasil/@IrisAlvesC

Segundo o site Setlist.fm, foram apresentadas cerca de sete músicas que devem integrar seu novo trabalho, “Hurry Up Tomorrow”. Como dito anteriormente, o disco encerra a trilogia que integra “After Hours” e “Dawn FM” – e, com isso, decidiu-se focar nessa linha do tempo durante a apresentação em São Paulo. 

Há algumas semanas, o cantor compartilhou nas redes sociais que o show em solo paulistano receberia apenas canções da nova trilogia. Só que a informação não chegou ao grande público que esperava ouvir hits de outras eras, como “Starboy”, do álbum autointitulado de 2017, e “The Hills”, de “Beauty Behind the Madness” (2015) – como tem ocorrido na turnê “After Hours Til Dawn”. Após o encerramento da apresentação, o público que saía do MorumBIS dividiu opiniões: houve quem ficasse decepcionado com a escolha do setlist, houve quem mergulhasse na proposta do projeto.

Apesar disso, Abel não deixou de fora grandes sucessos da era, como “Take My Breath”, “Sacrifice”, “Save Your Tears” e “Blinding Lights” – as duas últimas, especialmente, fortemente entoadas em coro. Como forma de se aproximar ainda mais do público, por diversas vezes o artista alterou as letras das canções para enaltecer São Paulo e o Brasil, arrancando aplausos da plateia. 

Pela magnitude do evento, esperava-se que o espetáculo de The Weeknd em São Paulo durasse, pelo menos, duas horas ou mais. A apresentação teve cerca de 1h30 e se encerrou após um show de drones que iluminou o céu do MorumBIS com a frase que leva o nome de seu novo álbum. 

“Hurry Up Tomorrow” ainda não tem data de lançamento, mas se depender do que foi apresentado em São Paulo, terá uma marca profunda na carreira de The Weeknd – a começar pela noite passada que, certamente, impactou não só o artista, mas o público brasileiro em duas vertentes: tanto dentro da comunidade de fãs do cantor quanto em âmbito global, alavancando a força e a potência do Brasil dentro do cenário de shows.