Por Rafaela Lopes (@doremifah) – O momento de conhecer pessoalmente seu artista favorito é um sonho para qualquer fã. Hoje em dia, a maior parte dos artistas trabalha com pacotes VIP em seus shows e por um valor além do preço do ingresso, você adquire alguns minutos com seu ídolo e pode tirar uma foto. Outros cantores e bandas realizam o meet & greet – nome dado para o encontro de artista e fã – através de sorteios.
Mas e Taylor Swift? Com uma demanda de 14 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos por ingressos de seus shows da “The Eras Tour”, como um dos maiores fenômenos da música atual seleciona os sortudos que ganharão um abraço e uma foto oficial? Confira!
Leia também: 13 momentos marcantes nas turnês de Taylor Swift
Como funciona o meet & greet das turnês de Taylor Swift?
Desde o início de sua carreira, Taylor nunca cobrou por um meet & greet e já garantiu diversas vezes em entrevistas que encontrar os fãs é seu momento favorito de realizar uma turnê mundial. No dia 13 de junho de 2008, inclusive, a cantora foi host de um evento inteiramente gratuito que ficou conhecido como “O Meet & Greet de 13 Horas”, no qual a artista ficou 13 horas abraçando e conhecendo fãs, e depois ainda performou um show acústico para os presentes.
Depois disso, com o lançamento de cada uma de suas turnês, Taylor foi criando nomes e estilos diferentes para fornecer aos fãs uma experiência única e extremamente divertida.
Durante a “Fearless Tour” e a “Speak Now World Tour”, os fãs eram levados em grupo para uma sala que era chamada de “T-Party” e que continha mesa de pebolim, mesa de pingue-pongue, dois sofás gigantes e uma coluna de fotos tiradas por Taylor ao longo da turnê. Taylor e sua banda completa passavam um bom tempo conversando com os fãs e depois eles eram chamados um a um para as fotos.
Na “Red Tour”, a sala do meet & greet foi renomeada, passando a se chamar “Club Red”. A sala era uma estrutura similar com a das turnês anteriores, mas com o adicional de ser inteira em vermelho, é claro. Os fãs podiam levar suas câmeras e celulares para a sala.
Além disso, Taylor deixava seus outfits de turnês anteriores expostos em caixas de vidro para exibição. O meet & greet ainda funcionava como anteriormente, e desta vez, Ed Sheeran, que era o ato de abertura da turnê, também participava da reunião.
Durante a era que consagrou Taylor Swift como uma diva pop, a “1989”, a turnê foi repensada para atingir públicos muito maiores e os shows passaram a ser realizados para públicos de mais de 70 mil pessoas.
Dessa forma, o meet & greet também foi recriado e passou a se chamar “loft ‘89”. A nova estrutura era uma sala mais clean do que as anteriores, com o perdão do trocadilho. Com paredes de tijolo à vista, pôsteres em neon e sofás confortáveis, os fãs eram servidos com bebidas, pizza e cookies antes da chegada de Taylor.
Agora, Taylor já não conseguia mais passar muito tempo reunida com os fãs ao mesmo tempo, então depois de um rápido “olá”, ela se encaminhava para uma sala lateral na qual um a um – ou em grupos pequenos – os fãs entravam para o seu momento com a artista.
Já na “reputation stadium tour”, última turnê realizada antes da pandemia de covid-19, a sala do encontro com os fãs passou a ser chamada de “rep room” e era toda temática de cobras, seguindo a estética da era. Ali, além de roupas de turnês anteriores, os fãs também tinham acesso ao trono em que Taylor se sentou durante o clipe de “Look What You Made Me Do“, podiam usar polaroids temáticas da cantora para registrar o momento e também tinham acesso a um bar que servia bebidas temáticas do álbum, como o “Old Fashioned” que é mencionado em “Getaway Car”.
Como ir ao meet & greet da Taylor Swift?
Mais acima, falamos que Taylor Swift não realiza a venda ou sorteios dos meet & greets. Nesse caso, como esses fãs são escolhidos?
A resposta é através da mãe da própria cantora. Andrea Swift – famosa por acompanhar sua filha em todas as turnês e grandes eventos – caminha durante o show entre as áreas da plateia selecionando os fãs que mais se destacam: seja por suas fantasias, sua atitude positiva com funcionários e seguranças ou por estarem aproveitando o espetáculo do palco com toda a dedicação e alegria.
Sabe-se que durante a “reputation stadium tour”, que foi realizada inteiramente em estádios de futebol muito grandes, Andrea contava com pessoas da equipe oficial de Taylor para cobrir áreas do estádio por onde não passaria.
Para ser selecionado para o meet & greet, há apenas uma regra: você não pode já ter sido selecionado em shows anteriores. Essa regra se estabeleceu durante a era “Red” para que mais pessoas tivessem acesso ao evento e fossem apenas os mesmos fãs a serem escolhidos repetidas vezes.
Agora que você já sabe como funciona o meet & greet das turnês de Taylor Swift, conte para a gente: caso a “The Eras Tour” passe por nosso país ainda esse ano, você já teve ideias para a sua fantasia para chamar atenção de Taylor, Andrea e sua equipe e tentar garantir sua foto com a cantora?
Rafaela Lopes, conhecida nas redes sociais como @doremifah, é especialista em Taylor Swift e comanda um podcast inteiramente sobre a cantora, o “Rumores da Ines” .
Entre janeiro e fevereiro, o Tracklist homenageia Taylor Swift em parceria com @doremifah e Universal Music Brasil.