in

Estudo divulga perfil dos ouvintes do Spotify; você se encaixa?

O Spotify divulgou recentemente uma nova função para os artistas, que permite que eles, junto as gravadoras, analisem o perfil dos fãs ao redor do mundo.

O site reúne um total de 15 percepções que englobam as mais diferentes atividades realizadas pelos ouvintes através da plataforma. As estatísticas estão separadas em quatro categorias diferentes, sendo elas: alcance, engajamento, lançamento e merch.

O estudo quer democratizar o acesso de informações sobre os fãs para todos os artistas, facilitando as estratégias de lançamento. “Com essas estratégias de marketing acionais, o Spotify for Artists espera ajudar os artistas a entender melhor seu público, o que pode levar a um envolvimento mais profundo dos fãs em todo o mundo”, explicou a empresa.

Foto: Divulgação

Confira alguns dos detalhes do perfil dos fãs no Spotify

Alcance

O estudo do Spotify constatou que a música vem alcançando novos lugares cada vez mais rápido, o que dá aos artistas uma chance maior de conquistar um número mais alto de fãs.

As estatísticas mostraram ainda que a Améria Latina é o lugar onde os fãs estão mais abertos a descobrir novas músicas. As três principais cidades com esse fluxo de conteúdo mais diverso são: São Paulo, Santiago e Cidade do México.

Ritmos como K-Pop, House da África do Sul, Techno Alemão e Raggae são mais escutados fora de seus países de origem.

Engajamento

Os dados revelam que um fã que salva uma faixa, tem a tendência de ouvir a música três vezes mais. A conta é feita ao final do mês, e o resultado mostra o triplo de reproduções comparado a um ouvinte que não salva as canções.

Adicionar uma música a uma playlist aumenta o número de reproduções em 41%. Além disso, as playlists aumentam muito o engajamento do artistas, pois 60% da venda dos produtos de merch vem dos ouvintes que adicionaram o artista a alguma playlist.

O estudo constatou também, que os fãs mais fiéis são os que mais aumentam o número de streams. O top 5% dos super fãs ouvem seis vezes mais que os demais ouvintes.

Lançamento

O dia de um novo lançamento é o dia que atrai mais visitas para o perfil do artista. Por isso, antes de fazer um lançamento, o estudo da plataforma sugere que toda a página passe por uma transformação.

Além disso, 50% dos lançamentos começam a fazer sucesso mais de sete dias após a estreia, por isso é importante investir na divulgação. As novas músicas também aumentam em 15% a 20% as reproduções das demais músicas do artista.

Merch

Os fãs de gêneros específicos de música tendem a consumir produtos específicos de merch. Por exemplo, segundo a plataforma, os ouvintes de eletrônica e country são os que mais compram chapéu.

Outros dados interessantes revelados pelo estudo é o interesse dos fãs por CDs e vinis, que ainda permanecem, mesmo na era do stream. Os artistas que mais vendem seus trabalhos em vinil são os artistas dos anos 2000.

spotify perfil fãs
Foto: Divulgação

Você se encaixa em alguma dessas percepções analisadas pela plataforma? Compartilha com a gente nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *