O Spotify divulgou recentemente uma nova função para os artistas, que permite que eles, junto as gravadoras, analisem o perfil dos fãs ao redor do mundo.
O site reúne um total de 15 percepções que englobam as mais diferentes atividades realizadas pelos ouvintes através da plataforma. As estatísticas estão separadas em quatro categorias diferentes, sendo elas: alcance, engajamento, lançamento e merch.
O estudo quer democratizar o acesso de informações sobre os fãs para todos os artistas, facilitando as estratégias de lançamento. “Com essas estratégias de marketing acionais, o Spotify for Artists espera ajudar os artistas a entender melhor seu público, o que pode levar a um envolvimento mais profundo dos fãs em todo o mundo”, explicou a empresa.
Confira alguns dos detalhes do perfil dos fãs no Spotify
Alcance
O estudo do Spotify constatou que a música vem alcançando novos lugares cada vez mais rápido, o que dá aos artistas uma chance maior de conquistar um número mais alto de fãs.
As estatísticas mostraram ainda que a Améria Latina é o lugar onde os fãs estão mais abertos a descobrir novas músicas. As três principais cidades com esse fluxo de conteúdo mais diverso são: São Paulo, Santiago e Cidade do México.
Ritmos como K-Pop, House da África do Sul, Techno Alemão e Raggae são mais escutados fora de seus países de origem.
Engajamento
Os dados revelam que um fã que salva uma faixa, tem a tendência de ouvir a música três vezes mais. A conta é feita ao final do mês, e o resultado mostra o triplo de reproduções comparado a um ouvinte que não salva as canções.
Adicionar uma música a uma playlist aumenta o número de reproduções em 41%. Além disso, as playlists aumentam muito o engajamento do artistas, pois 60% da venda dos produtos de merch vem dos ouvintes que adicionaram o artista a alguma playlist.
O estudo constatou também, que os fãs mais fiéis são os que mais aumentam o número de streams. O top 5% dos super fãs ouvem seis vezes mais que os demais ouvintes.
Lançamento
O dia de um novo lançamento é o dia que atrai mais visitas para o perfil do artista. Por isso, antes de fazer um lançamento, o estudo da plataforma sugere que toda a página passe por uma transformação.
Além disso, 50% dos lançamentos começam a fazer sucesso mais de sete dias após a estreia, por isso é importante investir na divulgação. As novas músicas também aumentam em 15% a 20% as reproduções das demais músicas do artista.
Merch
Os fãs de gêneros específicos de música tendem a consumir produtos específicos de merch. Por exemplo, segundo a plataforma, os ouvintes de eletrônica e country são os que mais compram chapéu.
Outros dados interessantes revelados pelo estudo é o interesse dos fãs por CDs e vinis, que ainda permanecem, mesmo na era do stream. Os artistas que mais vendem seus trabalhos em vinil são os artistas dos anos 2000.
Você se encaixa em alguma dessas percepções analisadas pela plataforma? Compartilha com a gente nas redes sociais!