in , ,

5 soundtracks escritas exclusivamente para séries de TV

Foto: reprodução/Euphoria

O que seria das séries de TV sem suas marcantes soundtracks para trilhar a vida do seus personagens? Muito das produções televisivas são reconhecidas pelas suas trilhas sonoras, que além de aperfeiçoarem a performance de cada atuação com um incremento a mais, ainda abrem um espaço para aproveitar a música como elemento essencial para entender o personagem e a cena.

Uma das coisas que mais fazem das soundtracks um ponto essencial das séries de TV são suas produções. Podendo ter curadoria de determinados artistas, há programas televisivos que deram para as suas trilhas sonoras um toque único, nas quais, foram criadas exclusivamente para aquela produção.

Assim, listamos aqui algumas das séries que tiveram composições e interpretações originais destinadas especificamente para suas histórias.

5 soundtracks feitas especialmente para séries de TV

1. Trying

Maisie Peters e James Bay estão juntos na faixa “Funeral” feita exclusivamente para a série da Apple TV + Original, “Trying”.

A dupla se uniu com Sophie ‘Frances’ Cooke, com o vencedor do BRITs Rising Star, Griff e o grupo folk Bear’s Den para a produção da soundtrack. Maisie co-escreveu com James e Cooke a coleção musical da série, enquanto a banda e Griff apresentaram colaborações na trilha sonora.

Em comunicado à imprensa, a cantora disse:

Ser convidada a fazer uma trilha sonora inteira foi um grande desafio, pois nunca havia feito nada parecido antes, mas foi superinteressante para mim, então, eu disse” sim “. Tendo falado com Jim [O’Hanlon] e lendo todos os scripts, comecei a juntá-los com Joe [Rubel] e escrevemos a maior parte em dois meses no inverno passado no FaceTime. Construir o universo foi tão divertido e foi muito especial chegar colaborar com James, Griff e Bear’s Den, pois tenho sido grandes fãs deles a maior parte da minha vida. 

Maisie além de ser convidada para trabalhar na soundtrack da segunda temporada da série, ainda teve uma participação especial na primeira temporada da comédia e cantou sua música “Favorite Ex”.

A voz de “Worst of You” tornou-se a mais jovem artista a escrever e curar uma trilha sonora original.

Segue a lista de canções de “Trying: Season 2”:

  • 1. ‘Neck Of The Woods’
  • 2. ‘Milhouse’
  • 3. ‘Funeral’ (feat. James Bay)
  • 4. ‘Helicopter’
  • 5. ‘ Happy Hunting Ground ‘(feat. Griff)
  • 6.’Eu quero que você mude (porque você deseja mudar)’ (feat. Bear’s Den)
  • 7. ‘The Party’
  • 8. ‘Glowing Review’
  • 9.’Lunar Years ‘

2. “Euphoria”

soundtracks de euphoria, séries de tv. Na imagem aparece as personagens Jules e Rue. Rue usa casaco roxo e está ao lado de Jules. Jules usa uma blusa azul florida, cabelo loiro e bolsa amarela.
Foto: reprodução/Euphoria

Estrelando no elenco artistas como Zendaya, Jacob Elordi, Hunter Schafer, “Euphoria” é um sucesso do canal HBO, que conta com performances ganhadoras de Emmy e uma trilha sonora digna de um Grammy Awards. Com produção executiva do rapper Drake, a música na série tem um papel de protagonismo assim como os dos personagens.

O talentoso músico britânico Labrinth é quem tem a honra de ser curador da produção. Com músicas criadas exclusivamente para a série, a trilha sonora de “Euphoria” é um verdadeiro fenômeno nas plataformas digitais. O material é sucesso absoluto entre o público que acompanha o programa e também de quem apenas aprecia música.

A coleção musical ainda possui a participação vocal da atriz Zendaya, que interpreta a jovem Rue na série. Em “All of Us”, a ex estrela da Disney e Labrinth se unem em um dueto comovente, que ao ser tocado na produção, mostrou a grande importância de se criar uma trilha exclusiva para determinadas séries.

Dessa forma, a série da HBO lançou dois álbuns: um com a soundtrack original, produzida e composta pelo cantor, e outro com as canções selecionadas para os episódios.

3. “Empire”

Imagina cantar faixas produzidas pelo renomado produtor musical, Timbaland, responsável por trabalhos clássicos como de Justin Timberlake e Nelly Furtado? Essa foi a realidade do elenco da série “Empire”, produção estrondosa da FOX.

Mesclando Hip-Hop e R&B, o sucesso do canal norte-americano já chegou a emplacar o disco da primeira temporada da série na posição número #1 da Billboard Hot 200, vendendo mais de 130 mil cópias em uma semana. Além disso, a trilha sonora original de “Empire” desbancou até mesmo, “Rebel Heart”, de Madonna.

Timbaland foi convidado para integrar os bastidores do time musical da série, pois o criador, Lee Daniels, achava o seu próprio gosto musical desatualizado. 

A soundtrack da produção foi sucesso de vendas e críticas, o que levou seis canções da série a se destacarem na Billboard Hot R&B/Hip-Hop.

4. “Hannah Montana”

A primeira trilha sonora original da Disney Channel é inesquecível e uma das favoritas do público até hoje. Quem nunca cantou “Ordinary Girl” fingindo ser uma grande popstar? “Hannah Montana” conseguiu fazer parte da infância juntamente com suas músicas que foram interpretadas por ninguém menos que Miley Cyrus.

Tanto na série quanto no filme, “Hannah Montana: O filme”, o sucesso da soundtrack foi imediato. Oito de suas treze faixas são interpretadas pela dona de “Midnight Sky” e a trilha sonora escrita exclusivamente para a série de TV recebeu críticas favoráveis ​​dos críticos musicais, estreando no topo da Billboard 200.

Logo, esse feito tornou-se o primeiro disco de Cyrus que alcançou o topo da parada musical, a primeira trilha sonora da televisão a atingir a primeira posição no chart, e a quarta trilha sonora do canal Disney a estrear no top dez da parada norte-americana.

Leia também: 15 anos de Hannah Montana: o papel que marcou a vida de Miley Cyrus

5. “Julie and The Panthom”

Dirigida por Kenny Ortega, que trabalhou nos fenômenos “High School Musical” e “Descendentes“, e baseada na produção brasileira “Julie e os Fantasmas“, a série da plataforma de streaming Netflix conta com oito episódios e possui uma trilha sonora original que despensa apresentações.

As composições originais da produção ficaram por conta dos próprios atores de “Julie and The Panthom” que foram escolhidas por meio da sua atuação diante das câmeras e pelas suas habilidades musicais. A série musical é sucesso entre o público infanto-juvenil e conta com uma atmosfera envolvente que é impulsionada por um de seus melhores elementos, a soundtrack.

Assiste algumas dessas séries? Conta pra gente no nosso Twitter qual é a sua trilha sonora favorita e nos siga no Instagram para mais matérias como esta!

Leia também: “WandaVision” e outras 4 séries que já emplacaram hits na Billboard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *