in

Sia recebe Framboesa de Ouro de pior direção por “Music”

sia music filme
Foto: Divulgação/Atlantic Records

Depois de ser indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical deste ano, o controverso longa de Sia, “Music”, rendeu à cantora o Framboesa de Ouro de pior direção. Ao todo, o filme que marca a estreia de Sia no cinema recebeu quatro indicações, levando três: Pior Direção (Sia), Pior Atriz (Kate Hudson) e Pior Atriz-coadjuvante (Maddie Ziegler).

O Framboesa de Ouro é uma polêmica premiação do cinema que celebra os piores filmes do ano. Também conhecido como Golden Raspberry Awards, ele foi criado em 1981 pelo publicitário John Wilson com o intuito de fazer uma paródia humorística do Oscar. Ano passado, o destaque da premiação foi o filme “Cats”, estrelado por James Corden, Taylor Swift, Rebel Wilson, Jennifer Hudson, entre outros. Este ano, os principais vencedores foram “Music”, levando três prêmios, “365 dias”, que levou o prêmio de pior roteiro e “Dolittle”, com Robert Downey Jr, que ganhou Pior Remake, Cópia ou Sequência. 

sia music filme
Foto: Divulgação/Atlantic Records

Sia recebeu muitas críticas por “Music” 

Antes mesmo de seu lançamento, o filme de Sia já vinha recebendo muitas críticas pela forma como a cantora representou o autismo na história. Lançado oficialmente em fevereiro deste ano, o longa conta a história de Zu (Kate Hudson), uma ex-dependente química que se torna responsável pela sua meia-irmã, Music (Maddie Ziegler), uma adolescente autista. 

Leia também: “Music”: o que sabemos sobre o novo filme e álbum da cantora Sia

As polêmicas envolvendo o filme começaram logo após o lançamento do primeiro trailer, em novembro do ano passado. Muitos se decepcionaram por Sia ter escalado Maddie, uma atriz não autista, para interpretar a personagem Music. No longa, a atriz se comporta de forma estereotipada. Além disso, uma cena de contenção de surto da personagem, que não aparece no trailer, também incomodou diversos ativistas dos direitos das pessoas com autismo.

Mesmo após toda repercussão negativa, tanto do público quanto da mídia especializada, “Music” ainda conseguiu receber duas indicações ao Globo de Ouro deste ano, de Melhor Filme Comédia ou Musical e de Melhor Atriz de Comédia ou Musical para Kate Hudson. Porém, uma petição pedindo a retirada do filme da premiação foi criada e acumulou mais de 120 mil assinaturas em uma semana.

Em post no Twitter, Sia pediu desculpas pelo filme, prometeu remover todas as cenas de contenção de futuras versões do longa e que sua exibição será acompanhada de um aviso: “Music’ de forma alguma tolera ou recomenda o uso de contenção em pessoas autistas. Existem terapeutas ocupacionais autistas especializados em processamento sensorial que podem ser consultados para explicar maneiras seguras de fornecer feedback proprioceptivo de pressão profunda para ajudar na segurança do meltdown [colapso].” Após toda a polêmica, a cantora excluiu seu perfil da rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *