in ,

“Round 6” ou “Squid Game”: por que a série leva outro nome no Brasil?

A essa altura, você com certeza já ouviu falar ou viu algo sobre o novo dorama da Netflix, “Round 6”. Se não foi com esse nome, provavelmente foi como o seu título internacional, “Squid Game”.

Foto: Divulgação Netflix

“Round 6” ou “Squid Game”? Entenda a diferença

Essa troca nos nomes foi proposital. Apesar de essa mudança ser presente só aqui no Brasil e no Canadá, com a produção sul-coreana se chamando “Round Six” com o número estilizado em numeral, nos outros quase 90 países em que é transmitida ela se chama “Squid Game”.

O motivo é bem simples: o nome faz referência a um jogo infantil famoso que não tem quaisquer conexões com a realidade das crianças por aqui no Brasil. Para quem observou, é aquele cuja explicação de regras aparece logo no início do primeiro episódio, chamado “jogo da lula”.

Porém, os internautas não deixaram de notar uma possível interferência política no meio disso tudo. Traduzido de modo literal, “Jogo da Lula” poderia dar a entender uma referência ao ex-presidente Lula, que hoje é cotado para ser candidato das eleições de 2022.

“No Brasil mudaram o título da série original da Netflix, ‘Squid Game’, para que não fizesse referência a um candidato à presidência. Se traduzir para o português, vira ‘Jogo da Lula’. Isso é tão ridículo, acho que alguém está com receio de virar meme”.

Em comentários nas redes sociais, as pessoas ainda afirmam que esse foi, de fato, a razão da troca de título. Entretanto, poucos sabem que o nome original da obra, quando foi anunciada, era realmente “Round 6”, e não “Squid Game”.

Foi em um comunicado da plataforma de streaming Netflix, em setembro de 2019, quando anunciou mundialmente que iria começar a produção:

“A Netflix Inc., serviço líder mundial de entretenimento na Internet, anunciou que o premiado diretor Hwang Dong-hyuk produzirá uma nova série original coreana, ‘Round Six’.”

Portanto, não há nenhuma ligação política aqui. Na verdade, mantiveram “Round 6” porque fazer a ligação com o número de brincadeiras na série (que, realmente, são seis jogos) faria muito mais sentido para o público local.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *