in

Quatro anos sem a diva do soul: ouça as principais músicas de Amy Winehouse

Hoje, as “lágrimas secam sozinhas”. Há exatamente quatro anos, a “diva do soul” Amy Winehouse foi cantar por outras bandas, aos 27 anos. Com essa idade, também se foram Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain, Brian Jones e Janis Joplin.

Diante dos nossos olhos, Amy se foi.  Há quem julgue que a pressão por ser quem era, a perseguição da mídia, a indústria do entretenimento, os parentes e os amigos tenham sido alguns dos motivos para sua queda. Asif Kapadia, diretor do documentário “Amy”, declarou que suas músicas podem ser interpretadas como pedido de ajuda, principalmente “Stronger Than Me” e “Love Is A Losing Game”. “Se ela tivesse tido as duas coisas (amor e alguém que fosse mais forte que ela), então talvez houvesse alguma paz”.

O documentário aponta que a mudança na vida de Amy ocorreu após a mudança para Camden Town, bairro do norte de Londres, onde conheceu o futuro marido, Blake Fielder-Civil. Ela mudou física e emocionalmente, e passou a ser autodestrutiva. Longe de apontar culpados, o importante é lembrar o seu legado musical, embora ela tenha nos deixado apenas dois discos: “Frank”, de 2003, e “Back to Black”, de 2006.

Amy, Amy, Amy… Nós ainda vamos amá-la amanhã, e depois de amanhã também. Porque você era realmente boa, ao contrário do que dizia sua música “You Know I’m No Good”.

Ouça 10 canções que selecionamos da cantora: 

 

  1. Rehab

A música é autobiográfica. Trata das internações da cantora para se livrar do vício do álcool e drogas, e suas recusas.

O single, de 2006, é atemporal. Chegou a ganhar um Grammy por “Música do Ano” em seu lançamento e “Gravação do ano”.

 

  1. Valerie

Produzida pela cantora e Mark Ronson, a canção foi originalmente gravada pela banda indie inglesa The Zutons. Em 2007, a música figurou entre as dez melhores do ano”.

 

  1. Back To Black

Essa foi a música-título do segundo álbum de estúdio da cantora.Foi uma das mais aclamadas pela crítica. Nela, Amy Winehouse canta sobre um relacionamento que a destruiu. “He went back to her and I went back to black”.

 

  1. Love Is A Losing Game

A balada soul foi o último single lançado na vida de Amy. Inclusive, a música ganhou o prêmio “Ivor Novello Award”.

 

  1. Stronger Than Me

Esse foi o primeiro single do álbum de debute da cantora, “Frank”.

Apesar de não ter tido sucesso comercial, a música ganhou um Ivor Novello Award por “Melhor Música Contemporânea”.

 

  1. You Know I’m No Good

A música, como outras do álbum “Back to Black”, remete ao período mais turbulento da vida de Amy. Os versos “I told you, I was trouble” e “I cried for you on the kitchen  floor” nos mostram uma Amy, que apesar de saber que tinha problemas, queria ser amada. À época de seu lançamento, 2007, a Entertainment Weekly, classificou a música como a  segunda melhor do ano.

 

  1. Tears Dry On Their Own

Construída a partir do clássico de Marvin Gaye e Tammi Terrell de 1967, “Ain’t No Mountain High Enough”,

Com elementos do R&B e soul, é a música mais otimista do álbum “Back to Black”.

 

  1. Will You Still Love Me Tomorrow?

A cantora fez um cover do clássico de Carole Sing, que está presente na trilha sonora do filme “Bridget Jones: No Limite da Razão”. Após a morte da cantora, o produtor Mark Ronson fez uma nova versão da música que compõe a compilação póstuma ‘Lioness’.

  1. In My Bed

Esse foi o terceiro single do álbum “Frank” e foi produzido por Salaam Remi, conhecido por seu trabalho com o rapper Nas.

A balada mostra um diferente lado de Amy, que não é triste ou “quebrado”. Ao contrário, vemos uma Amy extremamente autoconfiante.

  1. Fuck Me Pumps

Apesar de mais conhecida por sua vida amorosa turbulenta, Amy também fazia comentários sociais.  Nessa música do álbum “Frank”, vemos uma Amy irônica e autoconfiante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *