Nesta terça-feira (24), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas apresentou as indicações ao Oscar 2023. A próxima cerimônia da premiação está marcada para o dia 12 de março, às 21h do horário de Brasília.
Entre as obras indicadas, estão “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, “Elvis”, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, “Top Gun: Maverick”, “Tár”, e muito mais.
Leia mais: Oscar 2023: veja lista completa de indicados
A revista Variety conversou com alguns atores das produções citadas e reuniu as reações de cada um às indicações recebidas. Confira mais abaixo!
Acompanhe a reação dos atores às indicações do Oscar 2023
“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” lidera a lista de nomeações este ano, com 11 categorias. A protagonista do longa, Michelle Yeoh, concorre na divisão de Melhor Atriz. Sobre a conquista, ela comentou:
“Acordei esta manhã pensando: ‘Oh meu Deus, oh meu Deus, o que eu vou fazer?’ Você nunca pensa que quer tanto algo assim até que você esteja lá, e você não sabe se realmente pode compreender isso”.
Ela também falou sobre representação asiática no cinema e na premiação: “Você é muito influenciado pelo que vê na TV ou pelo que está ao seu redor… pelo que você vê na internet. Quando você vê isso, é validação. Você existe. Mas por muito tempo, você não viu isso. Então espero que isso mude completamente as coisas para nós. Nós merecemos isso”.
Ke Huy Quan, que compete na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, afirmou: “Eu estou tão feliz. Esse é um dos dias mais felizes da minha vida. Assisti ao Oscar por tantos anos. Sempre imaginei estar no tapete vermelho, estar naquela sala. Quando tive que me afastar da atuação por 20 anos, esse sonho se dissipou. Mas graças a Deus aconteceu, e é o melhor sentimento de todos”.
Stephanie Hsu, que foi indicada à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, também compartilhou suas impressões acerca das indicações. “Nós [da equipe] estamos percebendo o que isso significa e que estamos fazendo história com esse pequeno filme. Quebramos tantos recordes. Nosso filme é muito sobre trauma intergeracional, mas parece um momento de cura intergeracional que estamos tendo publicamente”.
Outras reações
Austin Butler, estrela de “Elvis”, afirmou que estava dormindo durante o anúncio dos indicados. O ator concorre na divisão de Melhor Ator. “Acordei com cerca de 20 chamadas não atendidas do meu publicitário e agente. Eles me acordaram”, disse.
“Também demoro um pouco para acordar de manhã, então ainda me sinto como se estivesse sonhando. Vou demorar um pouco para processar”.
Angela Basset, de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, também marca presença na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. “Eu estava nervosa porque era a primeira nomeação. Tipo, me dê um momento para acordar! Bem, eu já estava acordada há duas horas, apenas me revirando. Mas fiquei chocada por ter sido a primeira indicação, então fiquei nervosa”.
Jerry Bruckheimer, produtor de “Top Gun: Maverick”, comemorou a presença na lista. “É realmente emocionante. Eu tenho feito isso por muito tempo. Finalmente, conseguimos um [filme] que nossos colegas reconheceram”.
Por fim, o diretor de “Tár”, Todd Field, falou sobre a emoção de receber uma nomeação. “Ah, cara. É realmente significativo ser reconhecido por esse grupo de cineastas. É uma sensação arrebatadora”.