in

Ômicron: tudo o que você precisa saber sobre nova variante do coronavírus

Em 26 de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a B.1.1.529 como uma “variante de preocupação” do coronavírus e nomeou-a como ômicron. Muitas dúvidas sobre a nova variante estão pairando no ar. Por isso, acompanhe esse texto e veja tudo o que você precisa saber sobre a ômicron.

A primeira aparição da variante ômicron foi na África do Sul e pouco depois, a OMS já a classificou como “variante de preocupação”. Tudo isso porque essa nova cepa apresenta um alto percentual de mutações na proteína spike, uma das presentes no vírus da covid-19.

Leia também: Vacinação de jovens contra a covid-19: por que e como se vacinar?

Foto: Reprodução

O que já se sabe sobre a ômicron, variante do coronavírus

Os primeiros registros da ômicron são oriundos da África, e todos os continentes já registraram casos da variante.

Além disso, segundo pesquisas da OMS em parceria com especialistas africanos, evidências preliminares mostram que a ômicron apresenta uma facilidade de reinfecção e que ela possui um grande número de mutações – 50.

Ainda não se sabe se a nova variante é resistente às vacinas. Porém, a OMS afirma que a vacinação é fundamental para reduzir o número de casos graves e mortes. Demais medidas, como uso de máscaras, distanciamento social e lavagem das mãos também são eficazes no combate à disseminação do vírus, segundo a OMS.

Quanto aos sintomas, a médica sul-africana responsável pela primeira identificação da nova cepa do coronavírus, Angelique Coetzee, apontou sintomas leves em seus pacientes, principalmente pessoas jovens e saudáveis com sinais de fadiga.

Apesar de tudo isso, ainda não há mortes consequentes dessa nova cepa e a OMS pontuou que apesar da preocupação, não é momento para pânico.

Confira atualizações da variante Ômicron ao redor do mundo

2 de dezembro de 2021

Terceiro caso de contaminação da variante Ômicron no Brasil foi oficialmente identificado. Trata-se de um jovem de 29 anos que desembarcou da Etiópia para São Paulo. Ele já havia se vacinado com as duas doses da Pfizer e está em isolamento domiciliar.

Além disso, a nova cepa acaba de chegar nos Estados Unidos também. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o infectado chegou recentemente ao país, oriundo da África do Sul.

1º de dezembro de 2021

O caso do casal paulistano que trouxe a variante Ômicron para o Brasil continua sendo monitorado pelas autoridades. Os missionários que acabaram de chegar do continente africano informaram que foram vacinados contra a Covid-19 com a vacina de dose única da Janssen, na África do Sul.

Nessa quarta-feira, o secretário municipal da Saúde da capital, Edson Aparecido afirmou em entrevista para a GloboNews que o governo realizará testes nos familiares que tiveram contato com a dupla infectada e que os dois estão em isolamento domiciliar, apresentando apenas sintomas leves.

30 de novembro de 2021

Nesta terça-feira, a confirmação de que a variante Ômicron já infectou pessoas no Brasil chegou. Dois passageiros, um homem e uma mulher, que acabaram de desembarcar da África do Sul obtiveram resultados positivos para a variante ômicron do coronavírus.

Os pacientes estão cumprindo isolamento domiciliar em São Paulo e apresentam sintomas leves. O estado informou, ainda que não há registros no VaciVida de vacinação contra a Covid de nenhuma das duas pessoas.

Além disso, especialistas estudam o caso de mais um possível infectado pela Ômicron no Brasil. Trata-se de um homem, habitante do Distrito Federal que acaba de chegar de viagem da África do Sul.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou que o viajante recebeu 3 doses de vacina contra o coronavírus e que está em isolamento domiciliar e assintomático.

Além disso, o Réveillon 2022 está em risco devido a essa nova variante. Ao menos 11 capitais brasileiras cancelaram total ou parcialmente suas festas de ano novo. Entre elas, destacam-se Campo Grande, Florianópolis, João Pessoa, Fortaleza, Palmas, Recife, Salvador, São Luís, Brasília, Aracaju e Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *