in

Vacinação de jovens contra a covid-19: por que e como se vacinar?

vacinação jovens
Foto: Reprodução/Twitter @PrefSalvador

Depois de muita espera, a tal sonhada vacinação contra a covid-19 já é uma realidade para grande parte da população do Brasil. Na maioria dos estados brasileiros, as prefeituras têm expandido, nos últimos dias, a faixa etária de vacinação para os jovens próximos ou com menos de 18 anos. No entanto, a adesão desses grupos não tem sido satisfatória em diferentes cidades do país. Nesses locais, a busca pela vacina diminuiu após chegar na atual faixa etária, com postos vazios que contrastam com as longas filas do início da campanha de vacinação.

vacinação jovens
Foto: Reprodução/Twitter @maisa

Em São Paulo, municípios como São José dos Campos e Jacareí, por exemplo, não chegaram a vacinar nem 30% da população de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades até o fim de semana do dia 28 de agosto. Já na capital, apenas 25% destes adolescentes foram imunizados com a primeira dose da vacina até o último domingo (29/8).

Inclusive, devido à baixa procura dos jovens, a prefeitura de São Paulo iniciou, na terça-feira (24), uma busca ativa por adolescentes com comorbidades para vacinação. Os agentes de saúde tem se deslocado até locais como a Fundação Casa e a Cruz Verde para realizar aplicações da vacina nos locais.

Ações das prefeituras para atrair os jovens à vacinação

Devido à baixa taxa de adesão de vacinação por parte dos jovens, as prefeituras das cidades brasileiras recorreram a ações nas redes sociais na tentativa de atrair o público-alvo. Utilizando temas de interesse da população mais jovem, o governo convocou a população para se vacinar.

K-pop

O k-pop, que conta com um fandom jovem muito expressivo, foi um dos principais temas utilizados nas ações governamentais. Prefeituras como a de Ribeirão Pires, em São Paulo, Recife e Salvador utilizaram imagens do BTS, trechos de músicas do BLACKPINK e até vocabulário do stan Twitter para se comunicar com a população mais nova.

vacinação jovens
Foto: Reprodução/Twitter @PrefSalvador

Cinema e TV

Já as prefeituras do Rio de Janeiro e de Sobral, no Ceará, utilizaram imagens e bordões de produções do cinema e da televisão, como “Jogos Vorazes“, “Os Vingadores“, “Harry Potter” e “Grey’s Anatomy“, para atrair a população jovem.

Todos, inclusive os jovens, devem aderir à vacinação

Apesar dos jovens que não possuem comorbidades não fazerem parte do grupo de risco da covid-19, a imunização da faixa etária é fundamental para a contenção da pandemia. Em países como a Indonésia, por exemplo, a prioridade da vacinação chegou a ser invertida. A população mais nova teve a oportunidade de se vacinar antes dos mais velhos, já que os jovens estão, atualmente, em idade ativa, tornando-se, assim, vetores mais recorrentes da covid-19.

Além da freada da propagação, a covid-19 pode ser mortal mesmo para os que não fazem parte dos grupos de risco. Ao longo da pandemia, foram noticiados na mídia diversos casos de jovens que, mesmo sem possuírem comorbidades, foram vítimas fatais do vírus.

Vacinação de jovens: passo a passo para se vacinar contra a covid-19

Verificar o calendário de vacinação da sua cidade

Toda cidade brasileira conta com um calendário oficial de vacinação contra a covid-19. Portanto, o primeiro passo para poder se vacinar é conferir a data em que a sua faixa etária poderá ser imunizada. É importante seguir à risca o calendário para que você não perca a data da sua imunização. Os calendários podem ser encontrados no site oficial e nas redes sociais de cada prefeitura.

Calendário de vacinação do estado de São Paulo encontrado no site https://vacinaja.sp.gov.br/

Comparecer aos locais de vacinação

Além do calendário, é dever das prefeituras locais disponibilizarem, diariamente, os locais e horários onde a vacinação está sendo realizada. Ao escolher o posto de vacinação mais perto de você, lembre-se de separar um documento para ser apresentado antes da imunização. A apresentação do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou certidão de nascimento ou casamento é obrigatória. Durante todo o processo presencial da vacinação, é necessário o uso de máscara e a prática do distanciamento social.

Exemplo de divulgação dos postos de vacinação no Distrito Federal. Foto: Reprodução

Tomar a tão esperada vacina

Seguindo todos esses passos, você estará apto a receber tão esperada e sonhada vacina! Chegando a quase um ano e meio de pandemia, quarentena e isolamento social, é mais que natural nossa vontade de voltarmos à vida normal. Para que isso ocorra, é necessário que a imunização contra a covid-19 alcance o maior número de pessoas possível.

Quanto mais rápido formos vacinados, mais rápido poderemos voltar a fazer as coisas que mais amamos, como frequentar shows e festivais, encontrar nossos artistas de perto e curtir momentos inesquecíveis ao vivo e pessoalmente. A vacinação não é um ato individual, e sim coletivo. Por você e pelo próximo, vacine-se!

Para acompanhar mais atualizações sobre o avanço da vacinação no Brasil, siga o Tracklist nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Loading…

    0