in

Olimpíadas 2024: Rebeca é a maior medalhista do Brasil. Veja a lista de medalhas

Ao todo a ginasta soma seis medalhas em olimpíadas

Rebeca Andrade Olimpíadas 2024
Foto: Alexandre Loureiro/COB

No topo do mundo! A ginasta Rebeca Andrade encerrou sua participação nas Olimpíadas 2024, em Paris, como a maior medalhista do Brasil. Ao todo a ginasta tem seis medalhas — duas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Leia mais: Olimpíadas 2024: confira recordes desta edição

Com o ouro no solo, conquistado nesta terça-feira (5/8), a atleta se isola na galeria dos campeões. Antes o recorde de conquistas estava como os velejadores Robert Scheidt (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze) e Torben Grael (2 ouros, 1 pratas e 2 bronze), ambos com cinco medalhas cada.

Mas tem gente de olho no recorde, viu? Isaquias Queiroz chega nas Olimpíadas 2024 buscando se igualar à Rebeca Andrade. Atualmente ele tem quatro medalhas pela canoagem, um ouro, duas pratas e um bronze. “Meu objetivo continua o mesmo, mas sabia que a Rebeca aqui tinha a chance de buscar muito mais medalhas que eu. Só tinha dúvida se sairia na prova por equipe. Fico feliz pela trajetória dela, ela teve várias lesões. Chegar nos Jogos Olímpicos e brilhar desse jeito enche o Brasil de orgulho e serve de motivação para todos os atletas”, disse.

Relembre cada uma das medalhas de Rebeca Andrade em Olimpíadas

Prata no individual geral – Tóquio 2020

A primeira vez que Rebeca subiu ao pódio foi na disputa do Individual Geral, nas Olimpíadas de Tóquio, com a apenas 22 anos. Aquela foi a primeira vez que uma ginasta brasileira conquistou uma medalha em olimpíadas. O ouro na modalidade não veio por pouco. Rebeca somou 57,298 pontos, ficando atrás apenas de Sunisa Lee, com 57,433 pontos.

Ouro no Salto – Tóquio 2020

As olimpíadas de Tóquio, no entanto, ainda reservavam o lugar mais alto do pódio para Rebeca. Na época ela foi a única a pontuar acima de 15,000 e trouxe a medalha dourada para o Brasil pela primeira vez na modalidade.

Bronze por equipes – Paris 2024

Nestas Olimpíadas 2024, Rebeca Andrade foi crucial para a primeira medalha por equipes do Brasil. O salto da ginasta foi o responsável por cravar de vez o bronze conquistado juntamente com Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira.

Prata no Individual Geral e Solo – Paris 2024

Rebeca Andrade adicionou ainda duas medalhas prateadas na sua coleção em Paris, ficando em segundo lugar no Individual Geral e também no Solo. Em ambas as competições, Simole Biles ficou com o ouro.

Ouro no solo – Paris 2024

A despedida de Rebeca das olimpíadas de Paris foi com chave — ou melhor, medalha — de ouro. A ginasta superou Biles, pontuou 4.166 e conquistou o lugar mais alto do pódio, se tornando também a maior medalhista da história.